800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Taxonomias - Validações


O uso das Taxonomias entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2017, sendo o mesmo regulado pela Portaria nº 302/2016. Um dos pontos particularmente importantes desta legislação é a automatização da IES via SAFT da Contabilidade, usando como referências as Taxonomias.
 
Até ao momento esta automatização ainda não se verificou possivelmente face ao contexto de Pandemia em que vivemos, no entanto, a realidade é que é conveniente que as empresas estejam preparadas para que a qualquer momento, quando tal informação for solicitada, tudo esteja conforme.
 
Com a introdução no mercado do Primavera V10 e por sua vez da Auditoria SVAT, as empresas viram-se obrigadas a olhar com outros olhos para esta informação, no processo do fecho de exercício.
 
Identificamos muitas vezes que a validação passa por garantir apenas que as contas do plano de contas têm taxonomia atribuída. Não desprezando este aspeto que é efetivamente importante, é mais importante ainda que a taxonomia afeta seja a correta.
 
Para auxiliar nesta tarefa, podem ser contruídas listas recorrendo ao SQL em que é estabelecida a relação entre a conta e a taxonomia atribuída, desta forma o contabilista consegue identificar facilmente se existe alguma conta que tenha uma taxonomia errada.

 
Taxonomias - Fig3
 

Recordamos que existem duas estruturas de taxonomias, a mesma é atribuída à empresa, conforme o referencial contabilístico selecionado.

 
Taxonomias - Fig2

De notar ainda que a associação das Taxonomias às contas passa pelo processo de mapeamento via máscaras.

Taxonomias - Fig1

Contacte-nos para saber mais e para auxiliarmos neste processo de validação.

Como obter estas novas funcionalidades?

Para saber mais sobre o tema, contacte os serviços de suporte Alvo, todos os dias úteis entre as 8h e as 19h, ligando grátis 800 789 789, solicitando o nosso contacto para [email protected] ou através do chat neste site.

 
 

E se não for Cliente da Alvo?

Contacte-nos e vai ter uma surpresa. Os clientes novos que precisam de apoio e suporte ao Software Primavera e que queiram testar os nossos serviços com uma equipa altamente qualificada dedicada ao Suporte, a Alvo oferece um crédito de 100 EUR na modalidade de suporte Alvo GO.