Novo ConvertConta 2017: Taxonomias no SAF-T (PT)

Mês janeiro

Está disponível o ConvertConta 2017 que permite preparar-se para a implementação do novo conceito de taxonomias no SAF-T (PT)

Data 23/01/2017

Autoridade TributariaA publicação da Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro de 2016, veio aprovar alterações ao ficheiro SAF-T (PT), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação relativa à faturação, cuja estrutura atual tem sido insuficiente.

Em resumo, estas são as alterações que o SAF-T (PT) vai sofrer em 2017:

  • Uma nova estrutura do ficheiro SAF-T (PT) - versão 1.04 - que inclui uma nova tabela de Taxonomia. Esta alteração entrará em vigor no dia 1 de julho de 2017.
  • Uma nova estrutura de criação do plano de contas do SNC, sendo que esta alteração entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2017.
  • O envio do ficheiro SAF-T (PT)  à Autoridade Tributária passa a ser ao 20º dia do mês seguinte ao da emissão da fatura.

O novo conceito de taxonomia traduz-se no seguinte: cada conta do plano de contas vai ser representada por um código de taxonomia que, por sua vez, obedece ao referencial contabilístico de cada empresa.

São sugeridos dois planos de contas de acordo com o referencial contabilístico − o SNC Base e o SNC Microentidades − para suportar os códigos de taxonomias. 

Neste contexto, a Alvo disponibilizou para download o utilitário ConvertConta 2017 que facilita a adaptação dos planos de conta existentes a uma estrutura que dá resposta à Portaria. Desta forma, poderá preparar-se para a implementação das Taxonomias, que será suportada em nova versão do PRIMAVERA v9.15, a disponibilizar durante o mês de março.

Notas Importantes:

  • O ConvertConta 2017 pode ser aplicado durante o exercício de 2017 em empresas já com movimentos contabilísticos. Neste caso, as operações de eliminação de contas e a modificação de tipos de conta (contas de movimento a integradoras) movimentadas não serão realizadas.
  • O ConvertConta 2017 é compatível com a versão 9.15 SR4 ou superiores do ERP PRIMAVERA.

A Alvo está disponível para ajudar neste processo de atualização, mesmo que não seja nosso Cliente.

Ligue 800 789 789, grátis da rede fixa, ou 21 722 11 00 das restantes redes ou envie email para [email protected] e experimente o nosso suporte gratuitamente.

A Alvo tem como objetivo ajudar os seus Clientes a revolucionar os seus processos de negócio com as mais recentes inovações em software empresarial. Com a melhor equipa de consultores, programadores e técnicos do mercado, a Alvo tem levado a cabo as mais complexas implementações de software de gestão Primavera em Portugal, Angola e Moçambique. A Alvo é Premium Partner da Primavera, Microsoft Gold Partner for Midmarket Solutions, Microsoft Silver Small and Midmarket Cloud Solutions, WatchGuardONE Silver Partner e os seus processos são certificados pela norma ISO 9001. Tudo isto contribui para a elevada taxa de sucesso dos projetos que a empresa concretiza em parceria com os seus Clientes. Para saber mais, visite http://www.alvo.com
#Alvo #SoftwarePrimavera #PMELider #ISO9001 #PrimaveraPremiumPartner #GoldPartnerMidmarketSolutions #SilverSmallMidmarketCloudSolutions #WatchGuardOneSilver #ProjectosComSucesso

Para mais informações contacte

  • Carlos Couto

    Marketing, comunicação e média

  • 217221100

    ou nº grátis: 800 789 789

  • [email protected]

    Questões ou sugestões

Imagens e documentos para esta notícia

Subscreva a nossa newsletter