Anomalias detectadas nos Quadros de Pessoal

Mês novembro

Anomalias detectadas nos Quadros de Pessoal

Data 16/11/2005

Foram detectadas quatro anomalias ao nível do conteúdo dos Quadros de Pessoal, tendo sido as mesmas resolvidas na versão 06.30.1010

  • Caso 1 – Alteração do dossier de especificações técnicas do DGEEP em relação ao código da Situação Residual (Situação na Profissão e do Tipo de contrato).
  • Caso 2 – O Número de Horas Mensais Remuneradas Suplementares deve ser 1 sempre que este valor resulte num total inferior a 0,5 e o valor da Remuneração seja superior a Zero.
  • Caso 3 – Faltas de anos anteriores são consideradas como Faltas de 2005
  • Caso 4 – A duração das Faltas deve considerar a parte decimal do somatório (actualmente só considera a parte inteira).

Dada a abrangência destas anomalias pedimos a vossa máxima atenção para a descrição e respectiva solução que se segue para cada um dos casos.

Todas estas anomalias estão resolvidas na versão 06.30.1010 que já se encontra disponível para download.

Caso 1

1. Descrição do Problema
Para resposta a Quadros de Pessoal 2005 o dossier de especificações técnicas sofreu uma ligeira alteração relativamente ao de 2004: os códigos da Situação na Profissão e do Tipo de contrato, relativos à Situação Residual (outros) foi alterado para 8. Os Recursos Humanos Primavera estavam a colocar o valor utilizado no ano passado, ou seja 5.

2. Como Reproduzir

  • Criar um funcionário com Situação para o Quadro Pessoal ‘Outra’;
  • Criar um funcionário com Situação para o Quadro Pessoal ‘Trabalhador Por Conta de Outrem’ e com Tipo de vínculo actual ‘Outros’;
  • Processar todos os funcionários da empresa no mês de Outubro;
  • Processar o Quadro de Pessoal.

Na grelha de Resultados as colunas ‘Sit.’ e ‘T.Cont’, respectivamente para cada um dos funcionários estão preenchidas com o valor 5 quando deveria ser com o valor 8.

3. Como Ultrapassar
Processar o Quadro de Pessoal e de seguida executar as seguintes queries:

UPDATE EmissaoQuadroPessoal SET CodSituacaoProfissao = 8 WHERE Ano = 2005 AND CodSituacaoProfissao = 5

UPDATE EmissaoQuadroPessoal SET TipoContrato= 8 WHERE Ano = 2005 AND TipoContrato = 5

4. Solução do Problema
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

Caso 2

1. Descrição do Problema
De acordo com as regras de especificação para o Quadro de Pessoal as ‘Horas Mensais Remuneradas’ devem ser arredondadas à unidade. Esta situação provoca um erro quando o tempo trabalhado é de apenas alguns minutos não perfazendo uma hora, e o valor da remuneração é superior a 0. Nestas situações, e pelo facto de o formato da informação a incluir nos quadros de pessoal não permitir a indicação de valores não inteiros ocorre um erro de validação. Assim, para ultrapassar este erro é necessário que a aplicação assuma o valor mínimo, ou seja 1 hora (confirmado pela Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento (DGEEP)).

2. Como Reproduzir

  • Processar o mês de Outubro para um determinado funcionário garantindo que o mesmo tem uma hora extra com uma duração inferior a 1 hora, por exemplo 0,34 horas;
  • Processar o Quadro de Pessoal da empresa.

Na grelha de Resultados para esse funcionário verifica-se que o valor ‘Trab. Supl.’ é superior a zero e que o número de horas de ‘H. Extra’ é zero, não passando no Validação do Quadro Pessoal.

3. Como Ultrapassar
Processar o Quadro de Pessoal e de seguida executar a seguinte querie:

UPDATE EmissaoQuadroPessoal set HorasMensaisSuplementares = 1  WHERE Ano = 2005  AND RemSuplementar > 0 AND HorasMensaisSuplementares < 1;

4. Solução do Problema
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

Caso 3

1. Descrição do Problema
Em bases de dados com funcionários que tenham processamentos com faltas em Outubro de anos anteriores, o cálculo das horas normais não é bem efectuado. Nestes casos a aplicação está a considerar as faltas de anos anteriores e as de 2005.

2. Como Reproduzir

  • Aceder a uma base de dados com pelo menos dois anos de processamento, por exemplo 2004 e 2005;
  • Criar um funcionário para o ano de 2004 e processar o mês de Outubro com faltas nesse funcionário;
  • Efectuar os restantes processamentos até Outubro do ano de 2005, garantindo que esse funcionário não tem faltas no mês de Outubro de 2005;
  • Processar o Quadro de Pessoal de 2005.

Na grelha de Resultados a coluna relativa às Horas Mensais Normais - ‘H.Norm.’ para esse funcionário não apresenta a totalidade das horas, sendo descontadas as horas de falta do mês de Outubro de 2004.

3. Como Ultrapassar
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

4. Solução do Problema
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

Caso 4

1. Descrição do Problema
Em bases de dados com funcionários que tenham processamentos com faltas em dias com duração inferior a 1 dia, o cálculo das horas normais não é bem efectuado. Nestes casos a aplicação está a considerar erradamente a parte inteira da duração dos dias de faltas.

2. Como Reproduzir

  • Para um determinado funcionário marcar 0,5 dias de falta;
  • Processar todos os funcionários até Outubro;
  • Processar o quadro de pessoal.

Na grelha de Resultados a coluna relativa às Horas Mensais Normais - ‘H.Norm.’ para esse funcionário apresenta a totalidade das horas, não sendo descontadas as horas de falta.

3. Como Ultrapassar
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

4. Solução do Problema
Actualizar a versão da aplicação para a 06.30.1010.

Para mais informações contacte

  • Sílvia Carvalho

    Marketing, comunicação e média

  • 217221100

    ou nº grátis: 800 789 789

  • [email protected]

    Questões ou sugestões

Imagens e documentos para esta notícia

Subscreva a nossa newsletter