Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?






Casos de sucesso


A satisfação dos nossos clientes é a razão de ser. A Alvo é muito mais que uma empresa integradora de tecnologia. A nossa equipa de consultoria e desenvolvimento é especialista em desenhar a melhor solução, totalmente adaptada à sua empresa e orientada aos seus objetivos de negócio. Anualmente, concluímos com sucesso mais de 300 projetos. Conheça alguns casos de sucesso.

 

Scroll down

casos de sucesso

 

Neto Marques & Marques reduz carga administrativa e elimina 50.000 impressões anuais

 
 

Conseguimos reduzir o consumo de papel em cerca de 50 mil impressões anuais, causando um impacto positivo no nosso planeta no que toca à redução de recursos naturais. Por outro lado, conseguimos maximizar e melhorar sinergias entre a nossa área operacional e área administrativa, tornando o trabalho dos nossos motoristas mais simples e eficiente e reduzindo drasticamente a carga administrativa que advinha do lançamento dos documentos em papel no Primavera.

Leonel Marques, Sócio-Gerente da Neto Marques & Marques

 
 
 
 
 

Nome da empresa
Neto Marques & Marques
Setor
Transporte de Mercadorias
Soluções implementadas
MYTHO – Software Alvo de gestão documental
Resultados
Desmaterialização de documentos e redução do consumo de papel em cerca de 50 mil impressões anuais.
Diminuição da carga administrativa.
Maior autonomia e mobilidade na gestão nos processos associados às guias de transporte.
Criação de automatismos que permitem maior eficiência nos processos.


O CLIENTE

 
É em Sesimbra que fica a sede da Neto Marques & Marques, empresa familiar fundada em 1984, especializada na extração de diversos tipos de areias e no fornecimento e transporte de materiais agregados (britas, por exemplo) que são utilizados para o fabrico de betão, argamassas e de misturas betuminosas.
 
Todos estes materiais são essenciais para o setor da construção e para o desenvolvimento de grandes obras de engenharia civil. A vasta experiência que a empresa detém na área do transporte de materiais agregados faz com que seja uma referência nacional e sendo fornecedora de algumas das maiores construtoras nacionais. No seu portfolio, a Neto Marques & Marques conta com o fornecimento de materiais agregados para a construção de grandes obras de referência, tais como o Centro Cultural de Belém, o Oceanário, o Centro Comercial Vasco da Gama ou o Hospital CUF Descobertas. A Neto Marques & Marques é uma empresa com estatuto PME Líder, atribuído pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

O DESAFIO

 
O transporte de materiais inertes – como as areias ou a brita – está sujeito a cuidados específicos e é feito muitas vezes fora dos horários diurnos normais, típicos do funcionamento dos escritórios. Esta situação trazia, no entanto, algumas entropias no dia a dia da empresa uma vez que os motoristas que realizam o transporte estavam, até então, dependentes do apoio dos colegas do escritório para proceder ao preenchimento das guias de transporte.
 
O desafio que a Neto Marques & Marques colocou à Alvo assentou precisamente nesta questão: criar uma solução que permitisse à empresa utilizar guias de transporte digitais. O objetivo era não só eliminar a utilização de papel neste processo, mas também dar uma maior autonomia aos colaboradores e diminuir o tempo de execução de algumas tarefas.

Centralseg

A SOLUÇÃO

 
O MYTHO® revelou-se a ferramenta certa para cumprir com os requisitos pedidos pela Neto Marques & Marques. Trata-se de uma plataforma de gestão documental desenvolvida pela Alvo, que permite organizar e gerir os fluxos de informação e de documentação. Com isto, consegue-se simplificar e automatizar processos, ao mesmo tempo que se reduz as probabilidades de ocorrência de falhas humanas.
 
Integrado com o software de gestão Primavera (utilizado também pela Neto Marques & Marques), o MYTHO tem a grande vantagem de ser uma ferramenta que pode ser adaptada aos processos específicos de cada organização, sendo uma solução “tailor made”.
 
O caso da Neto Marques & Marques comprova que a implementação de novas tecnologias está ao alcance não só das empresas de maior dimensão, mas também das pequenas e médias empresas portuguesas. E esta é precisamente uma das vantagens do MYTHO: trata-se de uma solução competitiva, acessível a todas as organizações e de fácil utilização.

 
 
 
 
 

O que é o MYTHO?

 
O MYTHO é uma solução de software desenvolvida pela Alvo para organizar, simplificar e automatizar processos de negócio, podendo ser integrada no software de gestão Primavera.
 

SAIBA MAIS

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO

 
“No final de 2020 começámos a estudar a possibilidade de implementar um sistema que nos permitisse utilizar guias de transporte e guias de remessa digitais em detrimento das tradicionais guias em papel”, explica Leonel Marques, sócio-gerente da empresa. Para ele era importante assegurar que a solução criada fosse eficiente e prática para o utilizador. Para isso a Neto Marques & Marques contactou a Alvo – que já era sua parceira tecnológica – para criar uma solução que desse resposta a este desafio.
 
Seguiu-se a fase de desenvolvimento da aplicação, onde o MYTHO foi desenhado à medida das necessidades da Neto Marques & Marques. O desenvolvimento do MYTHO passou pela criação de ecrãs que permitissem o preenchimento digital das guias de transporte e o cruzamento dessa informação com as folhas de serviço, que cada motorista tinha de preencher ao final do dia de trabalho. Através de um tablet que foi atribuído a cada motorista, o colaborador entra na aplicação e pode preencher a guia de transporte. À medida que é inserida a informação, a aplicação vai detetando as guias e colocando automaticamente essa informação nas folhas de serviço de cada motorista. Com este automatismo, reduz-se o esforço e o tempo necessário para o preenchimento das folhas de serviço.
 
Outra funcionalidade que foi desenhada à medida da Neto Marques & Marques foi a criação de uma assinatura digital associada às guias de transporte: quando os motoristas fazem a entrega do material, levam consigo o tablet para preencher a guia de transporte e o cliente assina no tablet a receção do material. Essa assinatura é depois gravada no software Primavera.
 
Após a realização de testes internos, a solução foi implementada na empresa, passando a estar integrada no dia a dia da empresa após a realização de novos testes e formação dos utilizadores. O facto de ser uma solução intuitiva e de fácil utilização contribuiu para que fosse bem aceite por parte dos colaboradores da empresa.

 
 
 
 
 

Centralseg

OS RESULTADOS

 

A implementação do MYTHO foi mais um passo da Neto Marques & Marques na sua jornada para o mundo digital, com impacto positivo em diversas dimensões da empresa.
 
Entre os principais resultados obtidos, destaque para os seguintes aspetos:
 

  • Maior autonomia: Até então, os motoristas da empresa estavam dependentes dos colegas do escritório para passarem as guias de transporte. Com a implementação do MYTHO, os motoristas tornam-se autónomos nesta tarefa.
  •  

  • Mais mobilidade: Os procedimentos passaram a ser feitos a partir de um tablet que pode ser utilizado a partir de qualquer lugar e em qualquer momento
  • Novos automatismos: Foram introduzidas funcionalidades que permitem poupar tempo e recursos. Por exemplo, cada motorista tinha de preencher ao final do dia uma folha de serviço. Com o MYTHO, grande parte do preenchimento desta folha passou a ser feito de forma automática.
  •  

  • Adeus ao papel: Com a utilização do MYTHO, deixou de ser necessário o recurso ao papel no preenchimento dos documentos de transporte. A Neto Marques & Marques estima uma redução de papel em cerca de 50.000 impressões anuais. A alteração teve também um impacto relevante na diminuição da carga administrativa que era necessária para o lançamento dos documentos em papel no Primavera.
  • Falámos com a Alvo, nossa parceira de IT, para nos ajudar a desenhar e implementar esta solução de forma que fosse algo eficiente e prático para o utilizador. Sendo que num curto espaço conseguimos implementar este projeto e efetuar todos os ajustes necessários à operação.”

    Leonel Marques, Sócio-Gerente da Neto Marques & Marques