Lismarketing

Case Study

O Cliente

A Lismarketing Lda, é uma empresa que assegura informação e apoio aos turistas, gere e explora postos de turismo da Associação Turismo de Lisboa. Gere as atividades comerciais da Associação de Turismo de Lisboa.

Gere e explora equipamentos, espaços e atrações turísticas, propriedade da Associação de Turismo de Lisboa ou cuja gestão ou cedência a esta tenha sido atribuída. Comercializa produtos e serviços criados ou geridos pela Associação Turismo de Lisboa, pelos seus associados ou por terceiros. Cria, produz e comercializa “merchandising”.

O Desafio

A Lismarketing não tinha sistema de backups fiável, limitava-se a copiar dados críticos e importantes da empresa para um disco externo comum.

Ou seja, em caso de catástrofe e perda de dados não tinhamos garantias que conseguiríamos restaurar a informação.

A Lismarketing tinha um sistema de correio eletrónico muito rudimentar, obsoleto e pouco seguro, baseava-se num sistema POP3 com pouco espaço de armazenamento e sem filtro de spam e antivírus.

O Percurso

Apesar de constantemente a Alvo, (empresa que faz o acompanhamento de toda a infraestrutura informática da Lismarketing), aconselhar regularmente a aquisição de um sistema de backups mais fiável e redundante, bem como migrar os emails para a Cloud, com proteção incluída contra spam e malware, o cliente nunca se mostrou interessado, pois justificava com custos e dizia sempre que “apesar de tudo dá para trabalhar”.

Um dia entra um email fraudulento com um anexo suspeito, que é aberto por um utilizador da Lismarketing, era um ransomware, contaminando a rede informática da empresa, forçando à paragem da faturação por imensas horas.

a solução

Como esperado o backup utilizado não serviu para restaurar a informação e teve-se de efetuar a reconfiguração manual dos sistemas e aplicações, bem como ir buscar alguns ficheiros a backups com informação desatualizada há meses.
Como diz o ditado, “depois de casa roubada trancas à porta”, o cliente pediu urgentemente à Alvo soluções para que não volte a acontecer o mesmo.

Foi então sugerido que se implementasse um sistema de backups para a Cloud, ou seja enviar toda a informação crítica da empresa para Datacenters fora da Lismarketing.
Foi também sugerido migrar todos os emails da Lismarketing para o Office 365 da Microsoft,
onde os emails estariam alojados em Datacenters,
com proteção contra antivírus e filtro de
spam mais robusto.

a implementação

Foi feito um levantamento, de toda a informação que era crucial da empresa, instalou-se um agente do SW de backups e agendou-se um backup para Cloud todos os dias da 1 às 6 da manhã.

Foi feito e executado um plano de migração das mailboxes dos psts locais para o Office 365. Em 48 horas a Lismarketing tinha os emails salvaguardados e protegidos por esta tecnologia da Microsoft.

Os resultados

A Lismarketing agora tem a garantia que da próxima vez tiver uma catástrofe nos seus sistemas informáticos, a informação importante da empresa está totalmente protegida. Não irá ficar horas e horas parada sem faturar. 

A quantidade abismal de emails perigosos e fraudulentos que a Lismarketing recebia, foi reduzida praticamente a zeros.

PEDIR INFORMAÇÕES
@ 2018 Alvo - Todos os direitos reservados