800 789 789
Visound
O cliente

A Visound Acustica Lda. é uma empresa portuguesa que desenha e produz soluções para isolamento acústico e melhoramento da acústica nos mais diversos ambientes, desde estúdios de gravação a salas de cinema ou de conferências.

Fundada em Portugal em 2007, é atualmente uma empresa com mais de 60 profissionais, que asseguram a atividade da Visound em Portugal e internalcionalmente, destacando-se além-fronteiras a sua presença no Norte da Europa e no Dubai.

Em Portugal detém dois polos: o centro de produção e logística, em Paços de Ferreira, e o centro administrativo e financeiro, na Charneca da Caparica.

O desafio

Em 2015, a Visound inaugurou a sua própria unidade de produção, em Paços de Ferreira, o que lhe trouxe novos desafios, designadamente no que respeita ao controlo de produção e à necessidade de gerir eficazmente equipamentos, pessoas e milhares de referências.

O desafio passou por identificar um sistema de gestão capaz de dar resposta às suas especificidades de produção: uma produção descontínua, numa unidade que funciona como um "job shop", ou seja, que ajusta a sua atividade em função dos projetos em curso e que tem, por isso, ncessecidades únicas, em especial em duas grandes vertentes:

Flexibilizar a produção
  • Maximizar as diferentes máquinas, muitas das quais realizam diversas operações, sendo que existem diferentes equipamentos por oficinas em função do tipo de tarefas que executam;
  • Otimizar o fabrico de diversos produtos a partir dos meios e o fabrico de muitos produtos diferentes em pequenas quantidades;
  • Necessidade de agrupar os colaboradores por sector de especialidade (tipologia de máquina) para que possam operar diferentes máquinas dentro de cada sector
Principais requisitos gerais
  • Gerir efecazmente o volume considerável de produtos em vias de fabrico, com matérias-primas distintas e diferentes níveis de stock, melhoranto a distribuição de tarefas;
  • Anular pontos de acumulação/inversão no processo produtivo e evitando atrasos.
A solução

A solução indicada pela Alvo foi o Primavera Manufactoring, que integra a gestão específica da área de produção com as restantes vertentes nucleares da empresa e que se mostrou a mais aconcelhada uma vez que a Visound já suportava no ERP Primavera a gestão da sua atividade, nomeadamente da contabilidade e tesouraria, logística e recursos humanos. Assim, seria possível acompanhar todas as etapas de produção, desde os cálculos das necessidades ao controlo de custos e de produtividade, passando pelo planeamento, e fazê-lo de forma integrada e sem redundâncias.

Entre as aplicações do Primavera Manufactoring implementadas e mais relevantes para a Visound refiram-se os "Centros de Trabalho", as "Fichas Técnicas", os "Diários de Trabalho", as "Ordens de Fabrico", o "Planemento Gráfico" e o "Cálculo de Necessidades":

Centros de Trabalho

Blocos produtivos, que integram pessoas e/ou máquinas de um determinado sector, permitindo planear, controlar custos e avaliar o respetivo desempenho financeiro e produtico.

Diários de Trabalho

Recolhem os dados de produção, através de terminais em sistema batch ou online, sendo que o Primavera Manufactoring já inclui para o efeito um interface touch screen.

Considerando as quatro secções existentes na Visound, foram implementados quatro terminais de recolha.

Planeamento Gráfico

Permite obter uma visão detalhada dos recursos disponíveis e dos prazos de entrega, possibilitando a simulação de diferentes cenários e a validação do mais adequado à satisfação das necessidades internas e externas.

Fichas Técnicas

Registam os dados de cada artigo, incluindo origem (fabrico, compra ou misto), características (e possíveis variantes), número de série, operações a que é submetido, etc., permitindo, entre outros benefícios, a automatização do cálculo das necessidades para a produção de cada artigo.

Ordens de fabrico

Permitem gerir toda a informação associada a um processo produtivo, incluindo previsão de consumos, gestão de stocks, definição de estados, recolha de dados de produção e análise de custos.

Cálculo de necessidades (material requirements planing - MRP)

Permite calcular necessidades de produção e/ou de compra, tendo em conta a disponibilidade de stock prevista, as responsabilidades assumidas, o plano de produção global, entre outros fatores relevantes e em interligação com outras áreas do ERP, como a logística por exemplo.

A implementação

A implementação decorreu entre agosto e dezembro de 2016, tendo-se organizado nas seguintes fases: levantamento de necessidades, desenho da solução, protótipo e arranque e acompanhamento.

Neste período, a Alvo conseguiu dar resposta a vários desafios práticos enfrentados, nomeadamente ao grande volume de dados a tratar, à gestão da mudança, à dispersão geográfica dos responsáveis pela implementação e à impossibilidade da Visound interromper a sua produção para efetuar o arranque do sistema.

Como exemplo do volume de dados e referindo apenas o caso dos artigos da Visound, para dar resposta à gama operativa da empresa foram identificadas e definidas 4000 Fichas Técnicas. Para o preenchimento e tratamento dos dados foi desenvolvido um conjunto de utilitários (aceleradores de implementação) que apoiaram a importação dos dados em bloco, incluindo Fichas Técnicas, Centros de Trabalho, operações, etc.

Os resultados

Ao implementar um sistema de gestão integrado em todas as áreas da organização, a Visound potenciou no totalidade a capacidade dos diferentes módulos existentes no ERP Primavera. Mais diretamente, o Primavera Manufactoring garantiu à Visound uma resposta eficaz às necessidades específicas do seu negócio e, sendo uma solução aberta e facilmente adaptável, permite dar resposta aos desafios que surjam ao longo do tempo.

Após a implementação, a empresa ganhou:

Flexibilidade da produção

Capacidade acrescida de controlar os processos produtivos e de o fazer por sector/secção;

Total automatização dos processos de criação de novas referências e gamas operativas;

Controlo e capacidade de valorizar em tempo real as mais de 12000 ordens de fabrico já registadas;

Mecanismos de pesquisas e análise de todo o historial das ordens de fabrico já terminadas ou em curso, simplificando a consulta de informação.

Maior controlo e otimização de fluxos complexos

Controlo dos stocks e valorização de um inventário permanente de 6000 referências

Redução de tarefas repetidas, nomeadamente de registo de produção;

Capacidade para calcular as necessidades de fabrico e compra de forma automatizada.

Também quer tornar a sua empresa mais eficiente, segura e competitiva?
Deixe-nos os seus dados e nós entraremos em contacto.