800 789 789
Indústria Cereais Ibérica
O cliente

Posicionada como uma das maiores transformadoras de cereais da Península Ibérica, a empresa dedica-se, há cerca de meio século, ao armazenamento, processamento, comercialização e embalagem de cereais para a indústria alimentar.

Por atuar numa área sensível e altamente regulamentada, está já equipada com tecnologias e equipamentos de última geração, que permitem responder às mais exigentes normas de qualidade, higiene e segurança. As suas linhas de produção são igualmente apoiadas por um sistema de automação industrial – Programmable Logic Controller (PLC).

A sua atividade está dispersa por várias localizações – receção de matérias-primas, unidade de transformação, armazenamento de produto acabado, escritório – e a sua produção destina-se igualmente a vários mercados, com os volumes que transforma a afirmá-la como um exportador de referência.

O desafio

Sendo uma indústria que opera em ambiente contínuo, com múltiplas linhas de produção e um elevado número de máquinas dedicadas ao fabrico de um único produto, a empresa pretendia agilizar as múltiplas vertentes relacionadas com a gestão da plataforma fabril para, desta forma, maximizar o respetivo planeamento e produtividade.

Resumidamente e considerando que a estrutura a implementar teria de suportar e integrar dados de múltiplas linhas de produção e vários armazéns em diferentes localizações, os principais requisitos do sistema a que a Alvo teve de dar resposta foram:

PRODUÇÃO EM LINHA CONTÍNUA COM MONOPRODUTO;
ATRIBUIÇÃO DE ORDENS DE FABRICO ÀS LINHAS DE PRODUÇÃO;
GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE LOTES POR TURNO DE PRODUÇÃO;
RASTREABILIDADE DE CONSUMOS DE MATÉRIAS-PRIMAS;
CONTROLO DE CUSTOS E PRODUÇÃO / REGISTO DE TEMPO MÁQUINA E HOMEM;
REGISTO DE CONSUMOS DE MATÉRIAS-PRIMAS, ENTRADAS DE PRODUTOS DERIVADOS E PRODUTO ACABADO ONLINE;
GESTÃO DE FLUXOS DE PRODUÇÃO E GAMAS OPERATÓRIAS POR ARTIGO;
TRATAMENTO DE EXCEÇÕES, CÁLCULO DE QUEBRAS E SOBRAS DURANTE O PROCESSO PRODUTIVO, E AJUSTES AUTOMÁTICOS AOS REGISTOS DE PRODUÇÃO.
A solução

A solução apresentada agrega o Primavera ERP e o Primavera Manufactoring, assim como um conjunto de aplicações desenvolvidas pela Alvo e assentes num Webservice que comunica bidirecionalmente com o Sistema PLC das linhas de fabrico. Refira-se que, neste caso específico, o PLC é responsável por toda a linha de fabrico, utilizando sensores elétricos e leitores de fluxo ao longo da referida linha, para suportar a automatização de todo o processo. A cada leitura, o PLC armazena dados numa base de dados dedicada.

As funcionalidades resultantes do conjunto integrado de soluções implementadas pela Alvo – e a sua comunicação com o PLC - permitiram responder a todos os requisitos anteriormente identificados, salientando-se entre as funções implementadas:

  • Atribuição de ordens de fabrico às linhas de produção: depois de criadas no ERP Primavera, as ordens de fabrico são automaticamente disponibilizadas para que se inicie o processo operacional;

  • Bloqueio automático ao arranque da linha: uma linha é bloqueada sempre que não tenha uma ordem de fabrico atribuída;

  • Geração automática de lotes por turno de produção;

  • Gestão de inventário permanente e automatizada: leitura e escrita no Primavera Manufacturing, ao minuto, dos valores a considerar para produção, incluindo matérias-primas e produto acabado;

  • Controlo de quantidades: das quantidades já produzidas e das quantidades a produzir;

  • Controlo dos fluxos de produção: em função do artigo e gama operacional; sendo que para cada artigo e gama operatória podem ser considerados diferentes autónomos na linha de fabrico.

A implementação

A implementação teve uma duração de, aproximadamente, um ano, divididos em quatro grandes etapas:

  • Levantamento de necessidades;
  • Desenho da solução
  • Protótipo;
  • Arranque e acompanhamento.
Os resultados

Com esta solução, a Alvo capacitou o seu cliente com todas as funcionalidades standard existentes no módulo de Primavera Manufacturing, nomeadamente com a definição de:

Fichas de produto
Cálculo de necessidades
Planeamento gráfico da produção
Rastrabilidade de produção
Rastreabilidade de lote de produção

Garantiu-se ainda a integração com a operação realizada na plataforma fabril, desmaterializando o registo de produção anteriormente realizado em Excel. Ao reduzir a intervenção humana na introdução de dados no sistema foi possível diminuir a taxa de erro praticamente a zero e obter informação altamente fiável.

Quer saber como rentabilizar a sua empresa?
Deixe-nos os seus dados e nós entraremos em contacto.