800 789 789
Consultoria internacional
O cliente

Consultora internacional com atividade em mais de 100 países e mais de 150.000 colaboradores, é uma reconhecida empresa a nível global com valências nas estratégias, modelos e metodologias de apoio à gestão.

Como multinacional, dispõe das ferramentas de gestão implementadas transversalmente nas várias geografias do grupo, mas desde cedo procurou um software de gestão que lhe garantisse a adaptação à legislação portuguesa e lhe assegurasse a agilidade e qualidade necessárias para uma rápida atualização.

O desafio

Há mais de 10 anos atrás, a consultora pretendia um ERP que abrangesse os módulos nucleares de logística, contabilidade, recursos humanos e imobilizado, mas que além deles, conseguisse dar resposta aos seguintes desafios:

Melhoria de processos

Centralização de dados.

Simplificação do processo de lançamento de documentos.

Inserção de dados via ficheiros Excel.

Integração com ERP's dos seus clientes

Integração da informação oriunda de ERP's Primavera existentes nos clientes.

Integração da informação proveniente de outros sistemas.

Com isto a consultora pretendia aumentar o grau de satisfação dos seus clientes e a sua própria produtividade, potenciando a sua carteira de negócios sem perigar a excelência dos serviços prestados.

O percurso

Uma vez identificadas as necessidades, em visitas de continuidade, a Alvo aconselhou as novas tecnologias e soluções que deveriam ser colocadas ao serviço do negócio da Accounting Advantage para assegurar que a informação dos seus clientes ficaria interligada e disponível, com os consequentes ganhos de agilidade e produtividade.

A visão e a experiência da Alvo nos produtos Primavera e Microsoft foram preponderantes para definir as soluções mais adequadas e para as implementar.

Além da renovação do parque informático, estas soluções visaram o software base de apoio à atividade e de apoio à gestão:

A solução

A solução apresentada pela Alvo foi selecionada pela consultora, tanto pelo posicionamento de parceria de longo prazo, como pea capacidade demonstrada para dar resposta aos seus dois grandes objetivos: melhoria de processos e integração com ERP's dos clientes.

No início do processo e com a entrada do ERP Primavera na organização, o cliente passou a ter uma ferramenta orientada ao mercado português e capaz de dar resposta atempada às obrigações fiscais dos seus clientes. Em paralelo, a centralização dos dados no servidor, com acesso remoto, permitiu aos vários consultores trabalhar nos processos dos seus clientes onde quer que estivessem, garantindo um acesso mais rápido à informação e acompanhamento mais próximo.

A melhoria dos processos passou, também, pela reconfiguração do ERP Primavera, de forma a simplificar e clarificar os fluxos documentais, bem como automatizar as ligações à contabilidade. Desta forma, movimentos de conta corrente, de recursos humanos ou de imobilizado passaram a ser automaticamente integrados na contabilidade, reduzindo substancialmente o tempo despendido com lançamentos contabilísticos.

Adicionalmente, há algum tempo, a consultora optou por uma solução criada pela Alvo - o Integrador - que possibilita o lançamento de movimentos contabilísticos via ficheiros Excel, uma funcionalidade particularmente útil para lançamentos longos, a exemplo dos saltos iniciais de clientes recém-angariados. Os desenvolvimentos criados pela Alvo para este seu cliente vieram também dar resposta À necessidade de introdução de alterações mensais no módulo de recursos humanos, através do simples preenchimento de um Excel.

Mais recentemente e com a necessidade de ter todos os lançamentos de um ano fiscal numa só base de dados - devido a uma possível requisição do SAF-t contabilístico -, o Integrador da Alvo passou a permitir a importação do ficheiro SAF-t, sendo o mesmo tranformado em Excel para possibilitar o tratamentos dos dados e a correspondência com outros documentos (diários, contas, etc.).

Os resultados

Com as soluções implementadas, a consultora reduziu de forma significativa o tempo que antes despendia com o lançamento de dados, com claros benefícios para a produtividade dos seus consultores, que ficaram mais disponíveis para acompanhar atuais e novos clientes.

Na Alvo, consideramos que este não é um processo fechado. A parceria mantém-se e prossegue a aposta num acompanhamento próximo e presencial que garante a identificação de soluções e processos que apoiam a melhoria contínua.

Quer saber como melhorar os processos da sua empresa?
Deixe-nos os seus dados e nós entraremos em contacto.