Se nos fosse pedido para definir o ERP Primavera v10 em cinco palavras, seria fácil: rapidez, simplicidade, robustez, segurança e produtividade. Estes são os cinco principais eixos sobre os quais gravitam todas as novidades da versão 10 – e são muitas, desde a tecnologia em que se baseia (.NET) até à interface gráfica que torna a experiência de utilização ainda mais amigável. Ao permitir que cada utilizador tenha o seu próprio ambiente ajustado à necessidade do seu perfil, a v10 torna-o mais produtivo e reduz a relação custo-propriedade graças às novas possibilidades do ERP Primavera em matéria de extensibilidade.
De referir ainda que a nova, moderna, simples e intuitiva interface se assemelha em muito aos ambientes táteis característicos dos dispositivos móveis. Tudo somado, permitirá às organizações melhorarem os seus resultados a todos os níveis e catapultá-las para uma dimensão superior.
Falar do ERP Primavera v10 é estar perante um projeto de enorme envergadura que envolveu uma vasta equipa praticamente transversal a toda empresa, num investimento total na ordem dos 2,5 milhões de euros. Tudo foi feito em nome da qualidade do produto, utilizando apenas soluções de última geração.
Eis alguns dos principais argumentos do novo ERP Primavera v10 que podem ajudar as organizações a tornarem-se mais produtivas:
Seguindo as boas práticas da indústria no que concerne a produtos com elevados níveis de disrupção, a disponibilidade da versão 10 do ERP Primavera será feita de forma faseada. Eis as datas de referência:
• 22 de novembro de 2018: estará disponível apenas para novos clientes em Portugal
• 1 de fevereiro de 2019: estará disponível para os restantes clientes em todos os mercados
Quem acompanha mais de perto a evolução do novo ERP Primavera sabe que o lançamento estava previsto para o passado dia 10 de outubro – ou 10/10, o que permitiria casar a data com a versão. Todavia, a Primavera optou por adiar o lançamento para assegurar o pleno funcionamento de todas as funcionalidades do software.
Correto. Para garantir elevados padrões de robustez da solução, a Primavera implementou um projeto de qualidade complementar ao próprio projeto de desenvolvimento. Nesse sentido, e para além das atividades de qualidade instituídas no próprio processo de conceção e desenvolvimento, reforçou muito significativamente a componente de verificação automática, tendo sido executados mais de quatro mil testes automáticos. Foram também realizados testes junto de clientes, numa primeira fase em laboratório e depois em ambiente real. Esta segunda fase teve início em maio de 2018 e contou com a contribuição de 30 parceiros Primavera BSS. Tudo isto significa que mesmo as funcionalidades que não são utilizadas tão frequentemente foram também objeto de maior validação em ambiente real.
A tecnologia que está na génese do ERP Primavera v10 é completamente diferente da tecnologia que suporta as versões anteriores, pelo que não será possível desta vez optar pela atualização do software. Nesse sentido, a versão 10 terá de ser instalada de raiz.
O período de testes acima referido serviu também para reforçar a capacitação do canal de parceiros, nomeadamente da Alvo. Trata-se de um trabalho que iniciámos há vários meses, sendo muito significativo o número de técnicos já formado na versão 10 e respetiva tecnologia. Desta forma, pode contar com o conhecimento da Alvo enquanto parceiro fundamental para o sucesso das soluções Primavera, desde a sua implementação até à exploração das suas capacidades e tecnologia – e claro que o ERP v10 não é exceção.
O ERP Primavera v10 dá acesso a um vasto conjunto de funcionalidades, entre as quais podemos destacar duas em especial.
Por um lado, esta nova versão permite dar um salto funcional sem precedentes numa área extremamente importante para um ERP. O módulo de inventário foi assim totalmente redesenhado para melhor responder a organizações de maior dimensão e que envolvem maiores níveis de complexidade, em particular no setor dos bens transacionáveis. Para isso, a v10 foi dotada de uma infraestrutura sólida mas flexível, capaz de suportar a gestão das existências e do respetivo custeio – estrutura esta em que assenta também um vasto conjunto de funcionalidades que permite gerir melhor a operação deste tipo de organizações.
Por outro lado, outro aspeto essencial do ERP Primavera v10 diz respeito ao processo de onboarding. A utilização torna-se nesta versão ainda mais simples e intuitiva graças a uma nova experiência que engloba as fases de compra, instalação e licenciamento.
Significa que, apesar de se tratar de uma solução de natureza on premises, o facto de dispor de funcionalidades cloud (fora das instalações) dá-lhe um caráter híbrido. Os clientes e parceiros podem assim usufruir de uma experiência otimizada e simplificada, e que contempla desde o processo de inicialização do sistema até à sua atualização.