800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Software de gestão: o que esperar em 2020

A arranque da nova década trará novidades no mundo do software de gestão. Conheça alguns dos avanços tecnológicos que vão marcar 2020 e como tirar partido das mudanças.

Ano após ano acentua-se a importância da tecnologia na gestão das empresas, e todos os anos novas avanços surgem em todas as áreas de negócio. O software de gestão não é exceção: 2020 promete trazer grandes mudanças nos chamados ERP (Enterprise Resource Planning), como o Primavera.
 
Um sistema de software ERP é um dos mais importantes investimentos que a sua empresa necessita no mercado competitivo atual, essencial para que o seu negócio prospere, seja qual for o setor de atividade.
 
As ERP costumavam ser relativamente lentas a adotar novas tecnologias, mas mais recentemente uma avalanche de rápidas mudanças está a mudar este paradigma, respondendo às novas exigências do mercado com inovação.
 
Em 2020 assistiremos à chegada de mais novidades nos ERP. Descubra o que esperar nos próximos meses e como essas mudanças beneficiarão a sua empresa.
 
 

Mobile ERP
 
Num tempo em que quase tudo se faz num dispositivo móvel, os softwares de gestão começam a não escapar a esta realidade. A informação quer-se cada vez mais imediata e o crescimento do acesso a ferramentas de trabalho fora do escritório e a toda a hora significará uma aposta crescente no acesso móvel aos ERP, nomeadamente na melhoria das aplicações móveis. As apps dão a gestores e funcionários o acesso as informações da empresa em tempo real e, em 2020, caminharão para uma maior versatilidade, com funcionalidades cada vez mais evoluídas.
 

Software de Gestão

ERP na nuvem
 
Em 2019, muitos foram os programas e ferramentas a migrarem para a nuvem, mas os ERP ainda têm um caminho a percorrer nesse sentido. 2020 deverá ser o ano de uma maior transição para a cloud, uma forma mais rápida, barata e fácil de automatizar e integrar operações na sua empresa. As soluções baseadas na nuvem farão com que as PME’s não precisem de manter os seus próprios sistemas, reduzindo drasticamente a necessidade de TI interna.
 

Inteligência Artificial
 
A Inteligência Artificial (IA) já começa a ser integrada nas plataformas de ERP, no entanto, em 2020 espera-se um aumento do recurso a esta tecnologia, o que permitirá diminuir o recurso a tarefas manuais e morosas e, por conseguinte, usar os recursos humanos para outro tipo de tarefas imprescindíveis para o sucesso dos negócios. Além disso, a IA pode oferecer previsões que ajudem os gestores a fazer avaliações mais precisas, ao determinar se a empresa pode ou deve ampliar o negócio para aceitar um grande cliente ou assumir um projeto lucrativo, por exemplo.
 

Blockchain
 
Embora a maioria conheça o Blockchain por causa da criptomoeda, esta é uma das tecnologias que tem registado maior crescimento noutras áreas e que poderá representar um grande salto tecnológico no que respeita a segurança e autenticidade dos dados da sua empresa. Trata-se de uma tecnologia que tem vindo a entrar lentamente nos softwares de gestão, que irá permitir melhorar todo o fluxo de informação e torná-lo transparente para qualquer utilizador ou entidade.
 

Internet das Coisas
 
Com a explosão do 5G prevista para o ano, espera-se um exponencial crescimento da chamada Internet das Coisas. Com velocidades de internet muito maiores, também os softwares de gestão serão beneficiados. Quanto mais fácil a troca de dados, melhor o software e mais inteligentes e informadas poderão ser as decisões por parte dos gestores e colaboradores.
 

Modelo Two-Tier
 
O ERP com modelo Two-Tier corresponde a uma implementação dupla do ERP dentro de uma empresa, a combinação de mais de um software ou fornecedor. Geralmente, o primeiro nível é mais macro e central, enquanto o segundo é mais localizado, de modo a atender melhor às necessidades de sucursais ou escritórios regionais. Atualmente, a maioria das empresas a usar software ERP Two-Pier são grandes grupos, mas a tendência é a esta ferramenta se democratizar e chegar a cada vez mais PME’s.
 

ERP centrados no cliente
 
Grande parte das soluções de ERP é projetada para a ligação entre as várias áreas operacionais (contabilidade, finanças, venda e marketing, compras e inventário, ativos ou recursos humanos). Uma abordagem centrada no cliente ainda não foi encarada como prioridade. Em 2020, veremos mudanças significativas nessa abordagem, à medida que os gigantes da tecnologia tentarão tornar o ERP mais amigável para o cliente.
 
 

Para saber mais sobre o ERP Primavera e outras ferramentas digitais que podem apoiar o seu negócio online, entre em contacto connosco. Ligue grátis 800 789 789 ou envie um e-mail para [email protected].