Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







    Qual o nível de segurança da sua empresa? O Microsoft Secure Score responde

    De 0% a 100%, o Microsoft Secure Score permite-lhe classificar as ações de segurança implementadas na sua organização. Mas vai mais longe: compara a sua classificação com a média do seu setor de atividade e recomenda ações de melhoria. Descubra qual o seu nível atual e como evoluir na segurança da sua organização – sempre com o apoio Alvo.

     

    Proteção da rede numa realidade de trabalho híbrido. Configuração segura de autenticações. Controlo de acessos. Atualização de aplicações. Barreiras automáticas e inteligentes contra ciberataques. Gestão de dispositivos. Estas são algumas das frentes de ação que têm de ser asseguradas quando o tema é cibersegurança. Perante a complexidade e variedade de medidas de segurança a implementar (e monitorizar), é fácil uma organização ‘perder o Norte’: afinal, qual o nível de segurança já alcançado? Há margem de melhoria? Quais os pontos frágeis? O desempenho é melhor ou pior do que outras empresas do mesmo setor?
     
    Para dar resposta a estas dúvidas e representar a evolução de segurança em cada organização, a Microsoft desenvolveu o Microsoft Secure Score. Esta ferramenta intuitiva, facilmente acessível através do hub de segurança Microsoft 365 Defender (subscrição Business), permite saber, de forma objetiva, como é que a empresa se classifica em termos de medidas de segurança adotadas no ambiente Microsoft – numa escala entre 0% e 100%.

    Security Score

    Mas há mais para descobrir nesta ‘fotografia’ ao desempenho de segurança da sua empresa: além da classificação geral, o Microsoft Secure Score analisa o desempenho por categoria (Identidade, Dispositivos e Apps – permitindo avaliar as áreas mais fortes e as que são mais vulneráveis), compara o resultado alcançado com “organizações semelhantes” e apresenta a evolução da segurança ao longo do tempo. Este histórico permite-lhe rastrear as melhorias alcançadas e até demonstrar às diversas partes interessadas (internas e externas) os progressos alcançados.

    O que é considerada uma boa classificação no Microsoft Secure Score?

     
    Avaliação feita, o que é considerada uma boa classificação de segurança no Microsoft Secure Score? 40%? 60%? 90%? A resposta: depende.
     
    Mais do que uma classificação absoluta, o Microsoft Secure Score deve ser encarado como uma avaliação do ponto de situação inicial de uma empresa em relação às medidas de segurança adotadas – e um tracking contínuo da evolução ao longo do tempo. Uma boa classificação é aquela que vai aumentando gradualmente – à medida que medidas de segurança são adotadas ou reforçadas – e que está em linha com (ou ultrapassa) a média setorial apresentada no Score.
     
    É também possível usar a informação da ferramenta para configurar, personalizar e monitorizar objetivos e KPI para a sua organização, em termos de segurança.

    Como melhorar a classificação no Microsoft Secure Score?

     
    Como referido, a classificação de cada organização no Microsoft Secure Score pode evoluir ao longo do tempo. O aumento da classificação depende das medidas de segurança que cada empresa adota. Em direção inversa, a inação e a falta de medidas de segurança atualizadas pode prejudicar a classificação e fazê-la evoluir de forma negativa.
     
    Uma vez que o Microsoft Secure Score está focado na melhoria da segurança das organizações, a própria ferramenta recomenda um conjunto de ações de a seguir – personalizadas de acordo com as licenças de cada empresa, as medidas já implementadas, o tipo de dispositivos associados e as versões em uso do Microsoft 365. Algumas medidas possíveis são, por exemplo, a ativação da autenticação multifator (MFA), a limitação do número de utilizadores com credenciais de acesso total ou a proteção de dispositivos móveis.
     
    Quando implementadas, as ações de melhoria recomendadas refletem-se de forma positiva na classificação atribuída à sua organização. E não só: são também uma garantia de que a empresa está em dia com as atualizações de segurança da Microsoft, reforçando a proteção dos seus dados, rede, sistemas e dispositivos contra ciberataques (incluindo novos tipos de software malicioso), nesta era de trabalho híbrido.
     
    Apesar de o Microsoft Secure Score tornar mais intuitivo o “onde está a sua organização” e “a que nível pode chegar”, a verdade é que muitas destas ações recomendadas podem ser complexas de implementar e podem interferir num primeiro momento com o regular acesso à informação, se não forem implementadas por consultores especializados e experientes.
     
    Na Alvo, somos especialistas em tecnologia e em cibersegurança, com uma experiência de 30 anos no apoio à transformação digital das empresas portuguesas. Enquanto consultores tecnológicos com estatuto Microsoft Gold Partner, podemos ajudar a sua organização a implementar um plano de ação com as medidas recomendadas, de forma a melhorar a sua classificação no Secure Score.
     
    Este é um primeiro passo no reforço da segurança da sua organização, em ambiente Microsoft. Mas há muito mais que pode – e deve – ser feito para garantir uma proteção robusta e preditiva dos sistemas da sua organização. Entre em contacto connosco para que possamos avaliar as suas vulnerabilidades e necessidades ao nível da cibersegurança. Basta ligar grátis 800 789 789 ou contactar-nos por e-mail para [email protected]