800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Produtividade no trabalho: a sua empresa tem o que é preciso?

Muito se fala sobre o impacto da transformação digital na motivação e produtividade no trabalho, sobretudo no contexto pós-pandemia. Mas de que forma é que tecnologia pode contribuir para uma maior eficiência operacional no seu negócio? Descubra os eixos de mudança e as ferramentas digitais recomendadas pela Alvo.

 

O fator mais importante para o sucesso de uma organização assenta, indiscutivelmente, no talento das suas pessoas. São as pessoas que, todos os dias, fazem as empresas chegar mais longe, com inovação, engenho e resiliência. No entanto, a falta de recursos e processos pouco estruturados e automatizados podem comprometer o rendimento das equipas. Sobretudo em períodos de férias – quando há menos recursos humanos – ou em períodos sazonais de pico de trabalho.
 
É uma história que nenhum negócio gosta de conhecer em primeira mão: pouco a pouco, o talento vai ficando desmotivado e sobrecarregado em tarefas administrativas. A produtividade no trabalho diminui e, por consequência, também a capacidade de gerar mais valor para o seu negócio. Mas este é um cenário que pode inverter com a aposta nas tecnologias certas. Até porque a transformação digital é também uma transformação de produtividade.
 
 

Tecnologia e produtividade: uma parceria de sucesso

 
Manter uma equipa envolvida, motivada, autónoma e liberta das burocracias para se poder dedicar, a fundo, às suas tarefas-core, à inovação e à criação de valor. Eis a “fórmula” que alavanca uma maior produtividade – e para a qual as ferramentas digitais de gestão e cooperação dão uma ajuda indispensável.
 
Os benefícios da tecnologia no apoio à produtividade já eram evidentes antes da pandemia. Ainda assim, num contexto de confinamentos, teletrabalho e modelos flexíveis de trabalho híbrido, as ferramentas digitais demonstraram ser fundamentais para manter e aumentar a produtividade de qualquer negócio. Só com um apoio robusto da tecnologia é possível garantir que as equipas têm condições para trabalhar, partilhar e comunicar a partir de qualquer lado – e seja qual for a distância entre cada colaborador.

 
Férias

Tecnologia e produtividade: uma parceria de sucesso

1. Gestão integrada dos processos de negócio

 
A transformação digital do seu negócio passa por uma gestão mais inteligente e automatizada dos processos e tarefas, agilizando a passagem de informação entre equipas. Ao diminuir a carga manual destes processos e acelerar os fluxos, as ferramentas de software contribuem diretamente para um aumento da produtividade.
 
Em período de férias, esta automatização dos processos é ainda uma ‘rede de segurança’ para que o trabalho das equipas e aprovações de projeto não fiquem comprometidos com a ausência de colaboradores: é possível manter os automatismos, criando fluxos alternativos nos processos, assim como facilmente criar tarefas e alertas adicionais para quem fica operacional (em substituição dos colaboradores de férias).

 
 
 
 

SOLUÇÃO EM DESTAQUE: ERP PRIMAVERA
 
O líder de mercado nacional em software de gestão é a recomendação Alvo para a gestão integrada dos processos organizacionais da sua empresa. Basado em tecnologia nacional, o ERP Primavera faz a ligação entre as diferentes áreas operacionais de forma ágil e inteligente.

2. Colaboração e comunicação

 
A tecnologia reforça a colaboração de equipas, permitindo centralizar várias tarefas de um projeto num único sítio, com contributos de diferentes colaboradores. É também uma facilitadora da comunicação à distância, com ferramentas de conversação também em tempo real, gestão de projetos e partilha de conteúdos. A melhoria da colaboração e partilha permite agilizar o tempo dedicado a cada tarefa, mas também simplifica a implementação de um modelo de trabalho flexível – reforçando o envolvimento e a motivação de cada pessoa da organização.

 
 
 

SOLUÇÕES EM DESTAQUE: MICROSOFT 365 E MICROSOFT DYNAMICS 365
 
As aplicações Microsoft – incluindo o Microsoft Teams – são as mais populares entre empresas de todo o mundo. E é fácil perceber porquê: tecnologia de última geração, com segurança máxima, baseada na cloud, que facilita a colaboração, a comunicação e a automatização de tarefas partilhadas.

3. Autonomia em qualquer lugar

 
A autonomia é uma parte crucial da motivação no local de trabalho e, consequentemente, da produtividade. Com a transformação digital – sobretudo com a cloud –, a informação da empresa passa a estar centralizada e acessível a partir de qualquer lugar, de forma self-service para qualquer colaborador ou equipa. O mesmo se verifica com aplicações e com o próprio desktop. Nesta lógica, as ferramentas tecnológicas ajudam os colaboradores a ter autonomia para desenvolver as suas tarefas, sempre com a informação de que precisam, em qualquer momento.

 
 
 

SOLUÇÃO EM DESTAQUE: MICROSOFT AZURE e WINDOWS 365
 
Migrar a sua empresa para a cloud é garantir a cada colaborador a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, com autonomia e produtividade máxima. Conte com a super-plataforma Microsoft Azure para dar às suas equipas todos os benefícios de uma infraestrutura, serviços e aplicações seguras na cloud (incluindo a possibilidade de aceder remotamente às aplicações e arquivos do desktop).

4. Analítica e inteligência

 
Implementar ferramentas digitais de visualização, análise e previsão de dados é ganhar um olhar detalhado sobre o desempenho do negócio e das respetivas equipas. Este recurso aos dados, de forma consistente, impulsiona a produtividade, uma vez que permite identificar obstáculos e pontos de melhoria rumo a uma melhor performance. A adoção de soluções tecnológicas de analítica tem também como vantagem a identificação rápida de tendências de mercado, acelerando a adaptação e flexibilidade das organizações.

 
 
 

SOLUÇÃO EM DESTAQUE: MICROSOFT POWER PLATFORM
 
Da reconhecida ferramenta de análise de dados Microsoft Power BI ao Microsoft Power Automate (que facilita a automatização de processos e fluxos), a Power Platform da Microsoft transforma a maneira como as organizações trabalham e tomam decisões informadas – com impacto direto na produtividade. Aproveite todas as suas vantagens.

 
Estes são alguns dos contributos das ferramentas digitais na produtividade no trabalho. Contudo, mais do que apenas escolher as soluções certas, é importante que as possa personalizar à medida e escala da sua organização e das necessidades das suas equipas – garantindo que todos os colaboradores possam usar facilmente as novas ferramentas. Para que este processo de transformação digital seja mais ágil – e se torne, de facto, num apoio à produtividade do seu negócio – o ideal é que recorra a um parceiro tecnológico que o apoie na seleção das ferramentas certas, implementação, formação às equipas e suporte.
 
Na Alvo, somos parceiros de referência Primavera BSS e Microsoft, com uma vasta experiência na implementação de soluções de produtividade junto de empresas de diferentes dimensões e setores de atividade.
 
A sua empresa tem o nível de produtividade e rentabilidade que ambiciona? Entre em contacto connosco para avaliarmos que soluções e ferramentas digitais podem levar as suas equipas mais longe – e o seu negócio também. Ligue grátis 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para [email protected].