Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







    Primavera é agora Cegid Primavera: o que muda para as empresas?

    A aquisição do grupo Primavera pela multinacional francesa Cegid veio criar um gigante ibérico na área do software de gestão na nuvem: o Cegid Primavera. Descubra o que significa esta operação para os milhares de empresas portuguesas que utilizam as soluções Primavera.
     
    Depois de meses de “namoro”, o grupo ibérico Primavera – especializado no desenvolvimento de soluções de software de gestão empresarial – e a multinacional francesa Cegid deram formalmente o “nó” em setembro de 2022. Na sequência desta fusão, foi criado o maior grupo de software de gestão cloud da Península Ibérica: o Cegid Primavera.
     
    Mas o que significa esta alteração para os milhares de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas que ao longo das últimas três décadas escolheram as ferramentas Primavera para acelerar a transformação digital dos seus negócios?

    Primavera + Cegid = Cegid Primavera. A anatomia de uma aquisição.

     
    Para quem diariamente utiliza as soluções Primavera para gerir as diversas áreas do seu negócio – desde o controlo do inventário, à faturação e gestão dos fluxos de caixa, até gestão de pessoas e de processos logísticos – as mudanças provenientes desta operação de aquisição da Primavera pelo grupo Cegid são subtis.
     
    A mais evidente, relacionada com a transição de identidade, foi que o Grupo Primavera passou a operar sob a insígnia Cegid e, em sequência, o software Primavera passou a designar-se como Cegid Primavera.
     
    Mas para além do novo nome, a fusão dos dois grupos criou oportunidades para os clientes portugueses habitados às soluções Primavera, uma vez que passaram a contar com um portfólio mais amplo e complementar de soluções tecnológicas. Com elas, as empresas conseguem agora aceder a mais ferramentas, algumas mais especializadas, capazes de acelerar a digitalização e a competitividade dos seus negócios.

    Na verdade, o grupo Primavera notabilizou-se em Portugal, Espanha e também em África pela disponibilização de um conjunto alargado de tecnologias destinadas às PME. Neste sentido, as suas soluções, nomeadamente de faturação e contabilidade, assim como o seu software de planeamento de recursos empresariais (ERP), são amplamente utilizados.
     
    Por seu lado, o grupo Cegid era reconhecido (já antes desta aquisição) como um dos principais especialistas globais em soluções de gestão na nuvem para profissionais nas áreas das finanças, recursos humanos, contabilidade, retalho, empreendedores e pequenas empresas.
     
    Desse modo, com esta operação, a Cegid Primavera passa a disponibilizar um portfólio completo de soluções de software capazes de dar resposta às necessidades de todo o tipo de empresas: desde os pequenos negócios, às grandes empresas, passando pelas organizações da Administração Pública e capazes de apoiar operações com elevadas especificidades, como as que requerem, por exemplo, o retalho, o ecommerce e a construção civil, entre outros setores.
     
    Apesar destas alterações, existem dois vetores que se mantêm intocáveis: a aposta na robustez das ferramentas tecnológicas e a proximidade da marca com os seus clientes. Isso mesmo foi sublinhado por Santiago Solanas, CEO da Cegid para a Península Ibérica, América Latina e África Lusófona, em comunicado: “O fundamental é manter a nossa proximidade com os nossos clientes, parceiros e ecossistema, aumentar a nossa capacidade de acrescentar valor e inovação, assim como expandir as possibilidades de crescermos juntos”.
     
    Recorde-se que o grupo Cegid – que é hoje uma referência global no desenvolvimento de soluções de gestão cloud – tem beneficiado da integração de várias empresas, tais como: Meta4, Visualtime, Ekon, Prosoft, Contasimple, Billage, GSE, Diez Software, Profiture, Club del Asesor, Gestión Remota, Primavera BSS, Yet, Valuekeep, Eticadata, Cloudware e SAFTOnline.

    Cegid Primavera

    Eis alguns números disponibilizados pelo Grupo Cegid que revelam bem a sua dimensão e relevância no setor tecnológico:

    • Nº de colaboradores: 4.400 funcionários distribuídos por 22 países. Só na Península Ibérica estão concentrados 1.300 colaboradores.
    •  

    • Nº de países onde são disponibilizadas as soluções tecnológicas do grupo: 130
    •  

    • Nº total de clientes: 500 mil
    •  

    • Nº total de parceiros: 8 mil. Na Península Ibérica estão concentrados 700 parceiros do grupo Cegid. Entre eles, está a Alvo com a distinção de Premium Partner.
    •  

    • Volume de negócios: 791 milhões de euros.

    Seis soluções Cegid Primavera que as empresas devem conhecer

     
     
    Seja pela novidade – como é o caso do recente ERP Ekon Cloud – ou pelo impacto transformador que o software pode exercer na melhoria da eficiência e agilidade das operações de uma empresa, a Alvo selecionou seis soluções tecnológicas Cegid Primavera para acelerar a transformação digital de um negócio.
     

    • Cegid Primavera Cloud ERP (ou Cegid Ekon)
    •  
      Lançado oficialmente no mercado português no passado mês de maio, o Cegid Primavera Cloud ERP (conhecido em Espanha pela designação Cegid Ekon) destaca-se por ser um ERP 100% cloud, sob a modalidade de SaaS. As suas características conferem-lhe uma maior mobilidade, escalabilidade e também uma maior capacidade de adaptação a cada negócio. Desse modo, e através de um simples telemóvel ou tablet, um gestor consegue ter acesso em tempo real aos dados que necessita, com a garantia de segurança e da atualização automática e contínua do software.
       

    • Rose People
    •  
      Uma parcela relevante do tempo e dos recursos de uma empresa é despendida em tarefas administrativas, muitas delas relacionadas com a gestão de pessoas. Com o recurso à plataforma cloud Rose People o peso desta carga administrativa será substancialmente menor.
      Com esta ferramenta não só é possível fazer o processamento automático de salários, mas também gerir os contratos de trabalho, garantindo sempre a comunicação automática com as entidades oficiais e o cumprimento das obrigações fiscais.
       

    • Primavera Office Extensions
    •  
      Os dados são, cada vez mais, um instrumento poderoso e fundamental para as empresas tomarem as melhores decisões para os seus negócios. É, pois, imperativo que as empresas se socorram de ferramentas de reporting fiáveis. O Primavera Office Extensions está integrado no ERP e resolve um problema comum: o elevado tempo que as equipas despendem a recolher informação e dados de gestão que estão dispersos em diversas aplicações. A ferramenta cria rapidamente relatórios, mapas e análises sobre as diversas áreas da vida de uma empresa. Um gestor pode, por exemplo, criar um mapa de vendas para acompanhar a atividade comercial, gerar um relatório de pessoal, obter um reporting financeiro ou aceder a uma análise da área de produção. Saiba mais sobre o Primavera Office Extensions.
       

    • Primavera Accounting Automation
    •  
      Para os escritórios de contabilidade (e não só) este módulo do Cegid Primavera é um verdadeiro acelerador de negócios. Tarefas que tipicamente demoram horas ou mesmo dias a serem executadas – como é o caso do lançamento dos documentos de compras e vendas de uma empresa – passam a ser realizadas de forma automática. Isto acontece porque o Primavera Accounting Automation permite fazer a integração dos dados que constam do e-Fatura, do SAF-T e dos documentos de vendas provenientes de outras plataformas, de forma imediata. O resultado? Maior produtividade, maior automatização e também um maior rigor da informação contabilística.
       

    • Primavera Omnia Procurement
    •  
      Um dos departamentos mais sensíveis de uma empresa é a área de compras. Um erro ou falha nesta etapa pode levar à rutura de produtos ou à paralisação das linhas de produção. O Primavera Omnia Procurement é a ferramenta ideal para controlar todos os passos associados aos processos de compra, bem como para gerir a relação com os fornecedores. Neste portal de compras faz-se a gestão dos pedidos de compras; é possível receber, comparar e aprovar cotações; aprovam-se as faturas e monitoriza-se o estado dos processos. Tudo isto proporciona uma maior celeridade, centralização e rigor nos processos de compra.
       

    • Gestão Industrial
    •  
      Cada empresa tem necessidades próprias em função da sua dimensão e do setor de atividade onde estão inseridas. A pensar na especificidade das organizações que operam no setor industrial, a Cegid Primavera desenvolveu o software Gestão Industrial, que faz a integração da área de produção com os restantes departamentos da empresa (como as vendas, as compras, o inventário, a gestão financeira, entre outras), facilitando o planeamento e controle das atividades de produção, bem como a gestão dos materiais e das equipas.
       
      Para saber mais sobre estas soluções e outros produtos do universo Cegid Primavera, fale connosco. A Alvo é parceira do grupo Cegid Primavera desde 1993 e conta com elevado know-how e uma vasta experiência na implementação destas soluções e na sua parametrização para que possam dar uma resposta adaptada aos desafios de diferentes operações, modelos de negócio e setores. Ligue grátis 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para comercial@alvo.com