O novo módulo Primavera Accounting Automation (PAA) permite automatizar o processo de contabilização de documentos decorrentes de compras e vendas tendo como base a informação disponibilizada em ficheiros SAF-T (PT), e-fatura e Jasmin, ou até noutras aplicações.

 

A transformação digital é um dos assuntos na ordem do dia. Mais do que simplesmente eliminar a utilização do papel de uma organização, representa um profundo conjunto de processos mais ou menos complexos – organizacionais e humanos – em torno da sua adaptação ao universo digital. São três os elementos fundamentais no seu cerne: as tecnologias (cujo mix é vital para a sua concretização), as competências (cuja adaptação é indissociável da sua estratégia) e os objetivos das organizações (cujo enquadramento é essencial para o seu sucesso).

Sendo algo transversal a todas as áreas de negócio, os gabinetes de contabilidade também não lhe escapam. Sobretudo nesta altura em que Estado segue cada vez uma estratégia livre de papel, sendo a obrigatoriedade da entrega da declaração de IRS pela via online um exemplo paradigmático. Para ajudar este setor em específico, a Primavera desenvolveu uma ferramenta que visa responder em duas frentes: a imperativa necessidade de agilidade que a era contabilística digital traz consigo; e a necessidade de evitar erros ou inconsistências, neste caso através da forma automatizada como os dados são importados dos ficheiros de origem.

De facto, o novo módulo PAA da Primavera, cuja implementação e apoio são agora também disponibilizados pela Alvo, vem automatizar os lançamentos de contabilidade. Ao incluir importadores que integram os dados oriundos do e-fatura, do SAF-T (PT) e da solução de faturação online Jasmin (ou até mesmo de outras aplicações), permite poupanças em termos de tempo operacional para tratamento de informação contabilística por parte dos recursos humanos.


Maior agilidade e melhor organização do trabalho


Graças à automatização dos processos de lançamentos contabilísticos e reconciliação que o módulo PAA permite, os técnicos deixam de ter cuidar das tarefas manuais de introdução dos dados. Desta forma, passam a ter mais tempo livre e que pode ser dedicado a tarefas de valor acrescentado e estratégico, como é o caso da consultoria ou do acompanhamento de gestão do cliente.

Esta inovadora solução de software integra ainda mecanismos que permitem promover a organização interna do trabalho dos contabilistas. Por exemplo, os dashboards ajudam a estruturar e acompanhar o estado da atividade mensal de cada técnico. Outra importante vertente do PAA é a organização e controlo dos planos do escritório de contabilidade. Em tempo real, a equipa de gestão pode acompanhar as atividades de cada trabalhador esteja ele onde estiver, obtendo-se também uma melhor gestão operacional através da associação de clientes a equipas de trabalho.

A automatização oferecida pelo PAA assenta em mecanismos inteligentes e templates de contabilização que permitem:

  • Sugerir a contabilização dos documentos (de forma individual ou agrupada);
  • Efetuar automaticamente esse processamento sem necessidade de validação;
  • Ler dados de diferentes origens (XML completo ou resumido);
  • A criação de Entidades (Clientes; Fornecedores) no ERP PRIMAVERA;
  • A criação de Contas no Plano de Contas no ERP PRIMAVERA;
  • A criação de Artigos no ERP PRIMAVERA;
  • A execução via interface de utilizador ou como um serviço.

 

O Primavera Accounting Automation oferece uma abordagem moderna e rentável à transformação digital dos escritórios de contabilidade, promovendo a atividade de uma forma eficaz e produtiva. Este “pequeno” módulo traz consigo grandes diferenças, liberando tempo aos gabinetes para apoio na gestão e potenciando a sua diferenciação pela qualidade do serviço prestado – e tudo isto graças à simplificação dos processos de reconciliação, contabilização e lançamento de documentos no ERP.

A ALVO é dos parceiros Primavera com maior número de técnicos certificados e qualificados para implementar e dar suporte ao software Primavera. Detemos experiência na instalação de soluções Primavera em mais de 3600 clientes em Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Macau. A nossa oferta contempla todas as soluções de gestão Primavera, disponíveis na cloud ou on site. Podemos ainda ajudar a sua empresa a personalizar o software Primavera às suas necessidades específicas.


Contacte-nos através do e-mail [email protected] ou ligue grátis através do 800 789 789.