800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







O trabalho híbrido veio para ficar. 5 soluções para implementar este novo modelo

Trabalhar em casa… e também no escritório, juntando o melhor dos dois mundos. Este é o futuro do trabalho em Portugal e no mundo. O trabalho híbrido apresenta diversos benefícios para os colaboradores e para as organizações. Mas a transição para este novo modelo exige a adoção de algumas ferramentas tecnológicas para garantir a produtividade das operações. Conheça algumas soluções que poderão ajudá-lo neste processo.

 

 
 
 
 
A pandemia ainda não terminou, mas gradualmente a economia vai retomando o seu normal funcionamento. Com o fim da obrigatoriedade do teletrabalho e as crescentes taxas de vacinação, muitas empresas já colocaram (ou preparam-se para colocar) em marcha os seus planos para o regresso ao trabalho presencial.
 
Neste processo, um dado é certo: nada deverá ser como antes. Nesta nova era do mercado de emprego, muitas organizações estão a adotar o modelo de trabalho híbrido, que combina o trabalho presencial com o remoto. Deste modo, as empresas conseguem unir a flexibilidade, conferida pelo teletrabalho, ao contacto direto entre a equipa, proporcionado pelo trabalho presencial.
 
De acordo com o estudo “The Work Trend Index 2021”, que contou com a participação de mais de 30 mil pessoas de 30 países diferentes, 66% dos líderes empresariais estão a considerar reformular os seus escritórios para adaptá-los ao modelo de trabalho híbrido. Mas para que este modelo funcione, seja benéfico e produtivo, é necessário que as empresas estejam munidas de soluções adequadas para garantir o normal funcionamento dos fluxos de trabalho, independentemente de um colaborador estar a trabalhar a partir de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar. Sem interrupções ou falhas.
 
Conheça as vantagens deste modelo de trabalho, bem como alguns instrumentos essenciais que poderão ajudar a sua organização a adaptar-se a esta nova realidade do mundo laboral.

 
Trabalho Híbrido

As principais vantagens do trabalho híbrido

 

  • Redução de custos: com a rotatividade das equipas no escritório, as organizações deixam de ter a necessidade de estar instaladas em espaços de grande dimensão. A poupança é também gerada para os colaboradores, que gastam menos tempo e dinheiro em deslocações de casa para o escritório.
  •  

  • Maior flexibilidade e produtividade: ao dar uma maior flexibilidade e autonomia aos seus colaboradores para definirem a forma como e onde gerem as suas tarefas, o trabalho híbrido proporciona também um ambiente onde as pessoas se sentem mais produtivas, felizes e trabalham com maior foco.
  •  

  • Melhoria da cultura organizacional: durante a pandemia, o teletrabalho mostrou ser uma solução eficaz e altamente produtiva para muitas empresas, mas tinha uma lacuna difícil de colmatar: faltava o contacto direto entre as equipas, que é fundamental para estimular a criatividade, a inovação e a cultura da empresa. Com o trabalho híbrido, esta desvantagem é colmatada.

5 ferramentas tecnológicas essenciais no apoio ao trabalho híbrido

Passar de um modelo de teletrabalho para um modelo híbrido implica uma mudança de hábitos e de estruturas. As organizações apostam cada vez mais em escritórios com áreas mais reduzidas, numa resposta à rotatividade dos colaboradores, sem lugares fixos e com espaços comuns mais alargados. Neste novo contexto tornam-se cada vez mais comuns as apps que ajudam a reservar secretária de trabalho ou o lugar de estacionamento no escritório. Mas as soluções tecnológicas de apoio ao trabalho híbrido vão mais longe. Conheça cinco soluções tecnológicas que podem apoiar a sua organização e os seus colaboradores neste novo contexto:

1. Microsoft Azure
 
Uma das preocupações das empresas no que diz respeito ao trabalho híbrido é garantir que todos os colaboradores têm acesso à informação e aos ficheiros da empresa, quer estejam a trabalhar no escritório ou a partir de qualquer outro lugar, com a máxima segurança. Neste sentido, as soluções cloud vão continuar a ser um aliado precioso das organizações.
 
Enquanto especialistas na transformação digital das empresas, na Alvo destacamos a importância do Azure, a plataforma cloud da Microsoft. Além de disponibilizar mais de 200 produtos/serviços Microsoft acessíveis a partir de qualquer lugar – que apoiam o modelo híbrido de qualquer organização – o Azure prevê a possibilidade de as empresas trabalharem em cloud híbrida, combinando a infraestrutura no local (uma cloud privada) com uma cloud pública. Esta solução permite que os dados e as aplicações se movam entre os dois ambientes, com uma forte aposta na componente de segurança e proteção.
 
 
2. Windows 11
 
Naquela que era uma das novidades mais aguardadas do mercado, o novo Windows 11 foi recentemente anunciado formalmente pela Microsoft. Esta nova versão do sistema operativo deverá ser disponibilizada até ao final de 2021, mas a Microsoft já adiantou que o Windows 11 foi desenhado, precisamente, a pensar no trabalho híbrido. Wangui McKelvey, diretor-geral do Microsoft 365, explica o que está por trás desta mudança: “os nossos computadores são mais do que processadores de textos e plataformas de apps. Eles são a nossa janela para o mundo. Eles ligam-nos aos nossos colegas, amigos, alunos e familiares, com conhecimento e ferramentas para resolver problemas e criar novas soluções”.
 
Entre as várias valências, a nova versão traz um reforço de segurança, essencial para um sistema de trabalho híbrido, mas também uma melhor integração entre o on-premises e a cloud. Outra novidade é o facto de o Teams passar a ser uma ferramenta integrada do Windows 11. A pensar na melhoria da produtividade e da experiência de utilização, o Windows 11 tem também um novo sistema de arrumação de janelas no ecrã (Snap Layouts), facilitando o dia a dia dos utilizadores ao permitir encontrar de uma forma rápida as ferramentas necessárias.

3. Windows Virtual Desktop
 
Outra ferramenta essencial para corresponder à maior agilidade que o trabalho híbrido exige é o Windows Virtual Desktop. Este serviço de virtualização de desktops permite aos seus colaboradores acederem a arquivos e aplicações que estão na cloud através de qualquer dispositivo e a partir de qualquer lugar.
 
 
4. Microsoft Teams
 
Esta ferramenta foi, provavelmente, um dos melhores aliados das empresas no último ano e meio, tornando-se numa ferramenta vital para manter a conectividade entre as equipas e os clientes das empresas. Este sistema vai continuar a ser uma tecnologia importante na nova era do trabalho híbrido, especialmente no que diz respeito a algumas funcionalidades, como é o caso do sistema de telefones do Microsoft Teams. Independentemente dos seus colaboradores estarem a trabalhar presencialmente no escritório ou a partir de casa, o serviço telefónico virtual do Teams permite gerir todos os contactos fixos, móveis, bem como as chamadas virtuais da sua empresa, mantendo a numeração da rede fixa, através da cloud, garantindo que nenhum contacto fica perdido ou sem resposta.
 
 
5. Outlook
 
Este serviço é, há largos anos, um dos principais instrumentos de trabalho e organização das agendas e e-mails dos colaboradores das empresas. Mas o Outlook pode ser também um grande aliado na gestão e marcação de salas de reunião e até de espaços de trabalho. Desta forma, torna-se mais fácil gerir, de forma flexível, a ocupação variável do escritório físico numa lógica de trabalho híbrido, mas também o planeamento das equipas face às circunstâncias impostas pela pandemia.
 
 

Se a sua organização precisa de apoio para encontrar as melhores soluções que permitam assegurar uma transição eficaz para o modelo de trabalho híbrido, entre em contacto connosco. Na Alvo, temos experiência comprovada para lhe dar todo o apoio neste processo. Ligue grátis 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para [email protected].