A Viborel precisava de reforçar a segurança de informação na sua rede. Em causa estava um sistema de email pesado e vulnerável a ataques de malware, o acesso de agentes exteriores à rede interna da empresa e a ligação por rede privada dos colaboradores na Madeira. Entre outras soluções aplicadas, a Alvo resolveu o problema com tecnologia Office 365.

A relação entre a Viborel e a Alvo de que lhe falamos hoje nasce de uma necessidade muito comum nas empresas: reforçar a segurança de informação na rede informática. Na ponta do rastilho, havia uma quantidade considerável de pesadas caixas de correio eletrónico suportadas em tecnologia obsoleta e suscetível a erros e ataques de malware, podendo originar situações prejudiciais para a organização e onerosas para o negócio. A solução era, aparentemente, simples: tirar partido das ferramentas Microsoft e migrar o email para Office 365.

No entanto, e numa perspetiva global de segurança da informação, havia outros fatores a considerar: uma estrutura informática de dimensão razoável e utilizada diariamente por dezenas de colaboradores; a existência de um site na rede interna onde os vendedores externos entravam para fazer encomendas; o acesso à sede via VPN pelos utilizadores na ilha da Madeira; e um volumoso tráfego de Internet não controlado devido ao uso massificado de smartphones e tablets.

Tecnologia Microsoft em ação


Face à urgência de encontrar uma forma de controlar e reforçar a segurança de informação que circulava na sua rede interna, a Viborel solicitou à Alvo um plano de ação urgente que incidisse nestes três vetores: a enorme lentidão da rede informática, a vasta quantidade de email fraudulento e perigoso e a grande preocupação face aos acessos à rede interna por parte de smartphones e PCs alheios à empresa.

Desde logo, a Alvo concebeu e executou um plano de migração do sistema de correio eletrónico para a solução Office 365 da Microsoft, tendo os ficheiros de dados do Outlook (PST) locais sido movidos para Office 365. Em 48 horas, a Viborel tinha os emails salvaguardados e protegidos pela tecnologia Microsoft. Foi também implementado código UTM para identificar origens e destinos na rede, e assim integrar os dados de tráfego com a analítica de uma forma mais fiel.

Na parte do acesso externo, foi implementada uma Internet à parte para os dispositivos que não eram de trabalho ou de visitantes – mais concretamente, foi colocada na rede uma appliance da Watchguard para funcionar como firewall, servidor VPN, filtro web e agente de criação da rede guest Wi-Fi. Na prática, trata-se de uma solução de segurança de redes abrangente ao integrar várias funções de segurança, em vez de se ter um dispositivo dedicado a cada função. Esta unificação permite fazer a gestão através de um único painel, bem como diminuir falhas de segurança que seriam provocadas por incompatibilidades entre os vários dispositivos.

Os resultados falam por si


A imensa quantidade de emails perigosos e fraudulentos que a Viborel recebia foi reduzida a praticamente zero. Os colaboradores começaram a ter a informação das suas caixas de correio totalmente sincronizada nos vários dispositivos utilizados – nomeadamente smartphones, portáteis e tablets –, e passam a poder responder a emails e enviar mensagens na hora sem que tivessem de esperar chegar ao escritório, uma vez que a quota de armazenamento permitida pelo Office 365 é de 1 TB por utilizador.
A adoção da solução da Watchguard foi outro fator fundamental. Desta forma, a Viborel passou a ter a sua rede interna protegida face a ameaças externas e a ligação VPN para a Madeira passou a estar encriptada, tornando-se mais segura e estável.
Igualmente importante foi a criação de uma rede Guest Wi-Fi. Os colaboradores deixaram de ter os seus dispositivos móveis isolados na rede de trabalho, e os clientes e fornecedores que precisarem de acesso Web passaram a poder aceder à rede Guest, reforçando assim segurança de informação de uma forma abrangente. Em suma, a rede corporativa deixou de apresentar sinais de lentidão e deixou de estar tão exposta a acessos indevidos aos recursos informáticos da empresa.

Missão cumprida


“A Alvo foi o parceiro certo no momento certo. Não só conseguiu perceber imediatamente o problema que era necessário resolver de forma urgente, como também definiu e cumpriu um ambicioso calendário de implementação e sem que isso afetasse a atividade diária da empresa”. Estas palavras são de Luís Rapoula, Diretor Financeiro da Viborel, que reforça: “A situação que existia era insustentável, não só do ponto de vista da eficácia da nossa rede interna, mas também da segurança e privacidade da informação que circulava na nossa rede interna.”.

Criada em 1984, a Viborel é uma conhecida empresa distribuidora de bebidas que leva todos os dias até ao consumidor sabores míticos que participam nos melhores momentos da nossa vida. Marcas como Cartuxa, Bacalhôa, Aliança, Tapada do Barão, Quinta do Carmo, Laurrent- Perrier, Cachaça 51, Whyte&Mackay, Murganheira, Raposeira, Favaios ou Corona ajudam-nos a celebrar os momentos mais marcantes.
A Alvo é o parceiro de eleição para o estudo e implementação de soluções Microsoft Office 365 e de segurança da informação. Dispomos das ferramentas mais adequadas para a sua organização e temos profissionais certificados em diversas tecnologias. Contacte-nos através do email [email protected] ou ligue grátis através do 800 789 789.

 

 

Subscreva a nossa newsletter