Quantas vezes já reparou naquela janela que surge no canto inferior do ecrã ao visitar um site, com um chatbot sempre disponível para falar consigo e ajudar nas suas questões – e com um grau de interatividade e resposta efetivamente elevado para uma máquina? E sabia que também já há assistentes virtuais totalmente preparados para servir as operações de gestão das empresas através do recurso a inteligência artificial, como é o caso do ECHO da Primavera que a software house nacional integra na sua conhecida solução ERP?
É precisamente por nem nos darmos conta dela que a inteligência artificial é uma aposta incontornável: Porque ela permite tornar a nossa vida mais fácil, prática e produtiva. E enquanto evolui de uma forma silenciosamente vertiginosa e vai mudando a sociedade em que vivemos, a inteligência artificial vai transformando também a vida das empresas.
Tomar decisões mais bem informadas – O aperfeiçoamento das técnicas de Big Data faz com que a inteligência artificial ao serviço do negócio tenha também impacte na solidez da tomada de decisões. Ao dispor de informação mais filtrada e realmente relevante sobre os seus clientes e mercados de atuação, os gestores passam a dispor de dados concretos e válidos que lhes permitem pensar em soluções efetivamente estratégicas para o negócio. Todo esse insight e essa analítica permitirão que as empresas melhorarem os seus produtos, estratégias de vendas e avaliações de mercado, antecipando também os problemas dos seus clientes e solucionando-os antes que surjam.
Aumentar a produtividade – Ao automatizar as tarefas operacionais, a inteligência artificial permite concluir processos tradicionalmente lentos em poucos segundos: sejam cálculos, relatórios, etc. A empresa torna-se mais eficiente, produtiva e gera melhores resultados. Lembra-se de termos falado dos chatbots? Graças a esta ferramenta de atendimento ao cliente, as dúvidas são resolvidas através de um chat online, normalmente através do site ou dos canais de redes sociais da empresa. Quem responde às perguntas e está disponível 24 por dia é um algoritmo, e não uma pessoa – mas simplifica a resolução de problemas mais simples, evitando o escalamento de problemas e melhorando a satisfação dos clientes.
Maior competitividade e segurança – Falar de inteligência artificial é falar de modernização – quem a deixar de lado agora corre o risco de ficar para trás, perder relevância negocial e deixar de poder oferecer produtos e serviços à altura da concorrência mais capaz. Mais do que sobrevier, modernizar significa garantir a manutenção dos índices de competitividade em alto nível – e a adoção da inteligência artificial conseguirá ao serviço do negócio permitirá seguramente identificar novas oportunidades de sucesso. Por outro lado, a inteligência artificial permite reforçar a segurança da informação graças à adoção de aprendizagem automática e de algoritmos inteligentes que podem fazer uma grande diferença na deteção de ataques cibernéticos e de outros tipos.
Melhor gestão de recursos – Num mercado competitivo, as empresas precisam de recursos humanos cada vez mais qualificados. A procura pode ser complicada e complexa, envolvendo várias horas de pesquisa e de análise de diferentes perfis – e com a inteligência artificial, encontrar o perfil certo pode demorar apenas uma fração de segundos. A gestão de inventários também sai a ganhar: A atualização de stocks, a organização das prateleiras e a identificação de todos os itens que existem nas lojas e armazéns passam a ser suportados por uma elevada capacidade de análise e previsão, minimizando assim o surgimento de erros.