800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Indústria 4.0: como evoluir a sua fábrica para a era digital?

A transformação digital do seu negócio beneficiará com uma solução transversal para os processos de fabrico. Descubra quais os principais aspetos a ter em conta nesta evolução.

Indústria 4.0, uma nomenclatura que tem dado que falar nesta nova era industrial cada vez mais digital. A designação refere-se sobretudo à utilização da tecnologia para elevar ao máximo potencial a integração e eficiência dos processos envolvidos na cadeia de valor do seu negócio.
 
Ao juntar-se a este movimento, a sua fábrica seguirá a tendência de transformação digital, em que o alicerce da produção inteligente (ou smart manufacturing) é a capacidade de comunicação fluída entre vários sistemas e equipamentos. De modo a evoluir a sua fábrica para a era digital é necessário que os sistemas, equipamentos e colaboradores comuniquem entre si.
 
Perante um mercado cada vez mais concorrencial é imperativo agilizar processos de gestão de produção, aproveitando tendências atuais como a Internet das Coisas (Internet of Things), as apps mobile, os mapas interativos de localização de componentes, os sistemas de apoio à manutenção dos equipamentos, os sistemas de gestão de armazéns e os sistemas analíticos.
 
Para se adaptar da melhor forma à transformação digital na Indústria 4.0 é fundamental contar com um software de gestão completo, como o PRIMAVERA MANUFACTURING, disponibilizado pela Alvo. A sua fábrica deverá evoluir para a era digital tendo em consideração alguns pontos essenciais. Descubra quais.
 
 

 
 
 

Indústria 4.0

    8 aspetos a ter em conta para que a sua fábrica evolua na Indústria 4.0
     
     

    1 – Ter uma gestão centralizada de produção
     
    É essencial planear, programar, executar e monitorizar todo o processo de fabrico, desde a aquisição das matérias-primas, à subcontratação, passando pelo controlo de custos e expedição. A solução Primavera Manufacturing garante-lhe todas estas valências.
     
     

    2 – Manter a integração entre processos
     
    A integração entre processos fabris e as restantes áreas (administrativa, logística, financeira, etc.) deve ser um requisito na gestão da sua fábrica. Recorrendo a tecnologia avançada e totalmente integrada, o Manufacturing permite estruturar estratégias e planear a produção a médio prazo, através de diversas análises que possibilitam a antecipação da procura e consequentemente a maximização da capacidade de produção instalada.
     
     

    3 – Assegurar um elevado controlo de processos
     
    Através de inúmeros mecanismos de análise é possível saber, em tempo real, toda a informação relativa a cada processo de fabrico: a produtividade efetiva de cada trabalhador, a distribuição das encomendas, os dias de atraso na satisfação das encomendas, as encomendas em carteira, etc. Estes dados disponibilizados pelo Manufacturing vão permitir um elevado nível de controlo do seu negócio.
     
     

    4 – Otimizar a capacidade de produção instalada
     
    Precisará ter uma visão detalhada da disponibilidade de recursos e prazos de entrega. O Manufacturing possibilita essa gestão, assim como a simulação de diferentes cenários de produção e a validação do mais ajustado para a concretização da sua estratégia.
     
     

    5 – Fomentar um maior controlo de qualidade
     
    Para isso necessita de ferramentas de suporte que lhe permitam não só definir parâmetros de controlo para múltiplos fatores, como contar com um tratamento automático subsequente à deteção de inconformidades. Um software de gestão como o Primavera Manufacturing garante-lhe esse controlo.
     
     

    6 – Manter a rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva
     
    O Manufacturing consegue facilmente identificar e localizar ao longo da cadeia de produção uma matéria-prima específica, ou um determinado subproduto, por exemplo. Isto através de um mecanismo de rastreabilidade que navega pelo histórico de componentes e operações, sendo muito fácil identificar a localização e estado atual de uma ordem de fabrico.
     
     

    7 – Ser adaptável a cada processo produtivo
     
    Perante os diversos tipos de produção − produção vertical, produção discreta (por encomenda) ou produção contínua (em linha, intermitente, para stock, em lote ou ao projeto) – torna-se fundamental um software de gestão como o Manufacturing para assegurar a versatilidade de processos.
     
     

    8 – Responder rapidamente às solicitações dos clientes
     
    A disponibilização em tempo real por parte do Manufacturing dos mapas com o estado das encomendas proporciona um elevado nível de controlo, assim como uma rápida resposta às solicitações de clientes.
     
     

Para assegurar estes e outros aspetos da adaptação da sua fábrica na era digital, a mais recente e poderosa ferramenta é a versão 10 do Primavera Manufacturing. A nova versão deste software de gestão representa uma total renovação tecnológica, dando resposta às diferentes áreas da indústria 4.0 e permitindo-lhe articular processos produtivos, administrativos, logísticos e financeiros.
 
 

Conheça esta solução que o vai ajudar a gerir todo o ciclo de produção. Contacte-nos pelo e-mail [email protected] ou ligue grátis 800 789 789.