800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Estratégia de backup: 6 mandamentos para evitar riscos desnecessários

Sem uma estratégia adequada de backup, um ataque de hackers ou um incêndio nas suas instalações podem levar a perdas irremediáveis de dados, que comprometem as operações diárias e resultam em prejuízos incalculáveis.

E se, de um momento para o outro, perdesse toda a informação gerada em anos de negócio, desde projetos e relatórios até informação administrativa e financeira? Infelizmente, esse cenário não é assim tão improvável, já que os riscos de segurança que ameaçam os dados das empresas são comuns e transversais a todos os setores. Desde riscos físicos – como incêndios, roubos ou até simples danos em computadores ou outro hardware – até à ameaça de ciberataques, é importante antecipar e não correr atrás do prejuízo. E, sobretudo, garantir que tem em prática uma estratégia de backup robusta e eficiente
 
Empresas e cidadãos vivem hoje numa era digital, pelo que as fragilidades perante ciberataques não podem ser desvalorizadas. Mesmo com a implementação de software de segurança (que continua a ser fundamental para proteger a infraestrutura de tecnologias de informação/IT da sua empresa), o seu negócio pode estar exposto a novos ataques de software malicioso.
 
Apesar de as multinacionais serem um alvo importante de hackers, os ataques cibernéticos atingem empresas de qualquer dimensão. As organizações de pequena e média dimensão estão até particularmente vulneráveis, uma vez que têm recursos mais limitados para enfrentar estes riscos. Um terço das PME mundiais foi afetada por ramsomware, um tipo de software malicioso que bloqueia o acesso a um sistema até ao pagamento de um resgaste. Mais grave: uma em cada cinco pequenas empresas fecha portas depois de um ciberataque destes.
 
Perante estes riscos, é preciso estar preparado para qualquer ocorrência e garantir que, mesmo em caso de dano, a informação vital do seu negócio pode ser recuperada.
 
Implementar uma estratégia de backup garante-lhe que, mesmo em caso de ciberataques ou danos físicos à estrutura de IT, a informação da sua empresa não fica comprometida e pode ser facilmente recuperada – sem pôr em causa as suas operações de negócio. A informação de negócio é um dos ativos mais valiosos de qualquer informação. Não corra riscos desnecessários e faça o backup dos seus sistemas e dados.
 
 

 
 
 
 
 
 
 

Estratégia de Backup

O que é um procedimento de backup?
 
Trata-se da criação de uma cópia de segurança de dados a partir de computadores e sistemas de uso empresarial ou pessoal, que fica armazenada num ponto diferente (local ou cloud) dos dados originais. O backup tem como objetivo a recuperação da informação em caso de perda de dados.
 
A nível pessoal, é suficiente garantir que estas cópias de segurança são feitas com alguma regularidade. No ecossistema complexo das organizações, tal não basta para garantir a proteção dos seus dados. Os procedimentos de backup devem ter em conta os dados prioritários a armazenar (entre o vasto volume de dados produzidos diariamente por uma empresa), o tipo e capacidade de armazenamento, a rapidez da recuperação de dados e a tecnologia usada, entre outros, de forma a garantir a maior proteção para cada empresa. Para tal, torna-se fulcral sistematizar uma estratégia de backup, com procedimentos claros.
 
 

6 MANDAMENTOS ESSENCIAIS DA ESTRATÉGIA DE BACKUP
 

Definir uma estratégia de gestão de backup para uma empresa pode ser uma tarefa complexa. Tudo depende, claro está, das especificidades e prioridades da cada organização. Existem, no entanto, “mandamentos” essenciais que devem ser assegurados. Tome nota.
 

  • 1. Faça backups de forma regular
  •  
    Uma boa estratégia de backup é aquela que garante que as operações da empresa podem continuar as usual em caso de perda de dados. Por isso, quanto mais atualizada for a sua cópia de segurança, menores serão as perturbações ao seu negócio em caso de perda dos dados originais. O procedimento de backups deve ser feito com bastante regularidade, sobretudo se os dados da sua empresa forem relativamente dinâmicos.
     
     

  • 2. Escolha a solução certa – e uma equipa especializada
  •  
    O avanço tecnológico permitiu criar novas ferramentas que tornam a gestão de backups cada vez mais eficaz, segura e completa. Estas soluções apoiam a sua estratégia de backups e agilizam o processo de cópia, armazenamento dos dados e recuperação da informação. Em paralelo, é importante que conte com especialistas internos ou externos no apoio à segurança dos dados e infraestrutura IT da sua empresa, dada a importância crítica do backup para a continuidade das operações de negócio.
     
    Na Alvo, prestamos apoio diário a empresas portuguesas na gestão das respetivas infraestruturas IT, de forma a proteger eficazmente dados, equipamentos, rede e software. Pela sua versatilidade, recomendamos a implementação do Azure Backup como ferramenta na gestão de backup. Trata-se de uma solução avançada de backup de sistemas físicos e virtuais, que permite uma proteção robusta contra a perda de dados devido a ramsomware, entre outras ameaças. Além disso, é uma ferramenta intuitiva para o utilizador, permitindo criar facilmente cópias de segurança, com relatórios dinâmicos.
     
     

  • 3. Defina o tipo de armazenamento das cópias de segurança
  •  
    Em função das necessidades da sua empresa, a sua estratégia de backup deve definir qual o tipo de armazenamento a adotar. Existem várias alternativas (locais ou na cloud) para armazenar cópias de segurança. Opções como o armazenamento numa drive específica do mesmo computador, armazenamento noutro computador ou servidor na rede de área local ou mesmo em dispositivos como tapes, USB e discos externos são uma solução prática, mas podem apresentar as mesmas vulnerabilidades face a riscos de segurança (por exemplo: as cópias de segurança na mesma rede de área local podem ficar também afetadas por ciberataques e os discos externos podem ser danificados).
     
    As soluções de armazenamento na cloud são uma alternativa eficaz de guardar backups em localizações e datacenters remotos. Têm como vantagem a salvaguarda da informação em caso de falha da infraestrutura local e a eliminação de custos desnecessários com armazenamento local (e, por isso, são uma opção competitiva para empresas de pequena e média dimensão).
     
    No caso do Azure Backup, a duplicação de dados é feita na cloud, com capacidade de armazenamento ilimitada. A solução suporta ainda a replicação de dados para outro dispositivo (cloud privada) ou para a Barracuda Cloud.
     
     

  • 4. Identifique os dados críticos
  •  
    Nem toda a informação gerada da sua empresa necessita de ter uma cópia de segurança. Perante a quantidade e complexidade de dados gerados por uma organização, manter cópias de toda a informação é uma prática ineficaz e inviável (podendo ainda prejudicar uma recuperação rápida dos dados essenciais em caso de necessidade). Na sua estratégia de backup, privilegie os dados essenciais para que as operações da organização se mantenham em funcionamento no caso de ciberataque, roubo ou outro dano. Garanta ainda que os ficheiros novos ou modificados têm uma cópia de segurança.
     
     

  • 5. Teste regularmente a sua estratégia de backup – e a rapidez no acesso aos dados
  •  
    Não espere por uma perda de dados real para verificar se o backup funciona e se a recuperação de dados é ágil e fiável. É importante testar frequentemente todo o processo de backup e identificar pontos a melhorar na estratégia implementada. Até porque cada minuto sem acesso à informação armazenada implicará graves prejuízos operacionais.
     
     

  • 6. Dê prioridade aos backups no orçamento IT
  •  
    A implementação de uma estratégia de backup sistematizada permite que a necessidade de cópias de segurança nunca seja esquecida ou relegada em termos de prioridade tecnológica da sua empresa. Com isso em mente, tenha em conta a estratégia de backup definida (incluindo ferramentas e equipas alocadas) na definição do orçamento anual para a infraestrutura IT e respetiva segurança.
     
     

    Na Alvo, estamos ao seu dispor para o apoiar na implementação de um plano de gestão de backup eficaz adequado às necessidades do seu negócio.
    Ligue grátis 800 789 789 ou envie um e-mail para [email protected].