Na atividade de uma consultora tecnológica, a área de desenvolvimento ou programação tem um papel vital para o sucesso do negócio. Este é o centro nevrálgico da empresa: é aqui que a “magia” acontece e são criadas soluções ou ferramentas tecnológicas capazes de dar resposta às necessidades específicas dos clientes. Este processo de desenvolvimento tanto pode demorar uma ou duas semanas, como estender-se ao longo de vários meses – dependendo da dimensão e da complexidade do projeto.
 
Um dado é certo: não há dois projetos iguais. André é um dos software developers que fazem parte do departamento de desenvolvimento da Alvo e afirma: “Cada cliente quer uma aplicação ou uma solução desenhada à sua medida. Dependendo do setor de atividade onde a organização está inserida, dependo dos requisitos do projeto e das tecnologias já incorporadas pelo cliente, a duração do trabalho de desenvolvimento pode variar muito”.
 
 
 
 
HTML5. JavaScript. PHP. Typescript. C++. Para o cidadão comum estas siglas e expressões não são de fácil entendimento. São, contudo, exemplos de instrumentos e linguagens usadas pelos developers para dar forma às soluções tecnológicas que vão responder aos problemas identificados pelas empresas. Desempenhando uma função tecnicamente exigente, os developers têm necessariamente formação técnica muito específica e os elementos que compõem a equipa de desenvolvimento da Alvo vêm todos de áreas como a engenharia informática, a informática de gestão ou mesmo matemática.
Mas além das competências técnicas – desde as analíticas às de programação, consideradas essenciais para o bom desempenho desta função, as chamadas soft skills são também uma componente importante para o bom funcionamento da equipa e trabalho. André salienta que saber trabalhar em equipa, ter um espírito crítico (e não ser um mero executor de tarefas) e um forte sentido de entreajuda são aspetos valorizados. “O lado humano é muito importante e na Alvo há uma preocupação com o bem-estar das pessoas. Este bem-estar é aquilo que vai permitir ao programador estar concentrado na solução, pronto para pensar, para ser criativo e conseguir alavancar os projetos, garantindo a qualidade e o cumprimento dos prazos estipulados”.
 
E esse é precisamente um dos desafios que os developers enfrentam no seu dia a dia: conseguir gerir os prazos do desenvolvimento dos projetos, bem como os imprevistos que sempre ocorrem durante esta fase. Para ajudar a gerir os fluxos de trabalho do dia a dia, os software developers da Alvo recorrem a duas principais ferramentas: o Microsoft Teams e o Azure DevOps.
 
“O Teams é a nossa mesa de trabalho. É onde fazemos reuniões, trocamos mensagens e ficheiros sobre os projetos. Depois utilizamos o Azure DevOps, uma ferramenta mais técnica, que nos permite definir as diversas tarefas do projeto, o tempo de duração previsto para cada uma delas e quem vai fazer o quê. Nesta plataforma, geramos também os dashboards para que os decisores – a equipa de direção – possam acompanhar o andamento dos projetos e assegurar que decorrem nos tempos esperados”, explica o André.
 
B.I. da Equipa de Developers da Alvo
 
 
 
Estás interessado em fazer parte da equipa de desenvolvimento da Alvo? Consulta as vagas disponíveis na área Recrutamento ALVO ou através do LinkedIn>.