Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







    Driving Digital Business Innovation: um programa para acelerar a digitalização das PME

    As pequenas e médias empresas (PME) já começaram a participar nas sessões do Driving Digital Business Innovation, o programa de formação e capacitação digital desenvolvido pela Alvo, em 2023. O objetivo é ajudar os gestores e líderes de equipas a conhecerem as soluções e tecnologias que podem acelerar a transformação digital nas diversas áreas das suas empresas.
     
    Expressões como “transformação digital” ou “digitalização” fazem parte do glossário da maioria das empresas. O desenvolvimento da indústria 4.0, a disrupção criada pela pandemia, que obrigou as organizações a apostarem em novos modelos de negócio, e a massificação de tecnologias inovadoras em formato Saas – Software as a service – ajudam a explicar o boom tecnológico verificado em Portugal.
     
    Contudo, este percurso está longe de terminado e há ainda muitas empresas a darem ainda os primeiros passos e a fazê-lo apenas em áreas específicas da sua cadeia de valor.
     
    Recorde-se que durante a pandemia registou-se um forte avanço tecnológico em algumas áreas – caso do segmento Business to Consumer (B2C), mas o mesmo nem sempre aconteceu nas relações Business to Business (B2B) onde muitas operações continuam a ser executadas de forma manual, pelo telefone, e com documentos enviados por email. Este é o exemplo de uma área onde existe uma oportunidade para aprofundar os processos de digitalização no tecido empresarial nacional.
     
    Foi exatamente a pensar neste género de necessidades digitais das PME portuguesas que a Alvo decidiu lançar a primeira edição do programa Driving Digital Business Innovation, que vai decorrer ao longo de 2023.
     
    Saiba em que consiste este programa e como pode ajudar as PME a dar o salto para o digital.

    Business Inovation

    Driving Digital Business Innovation para uma digitalização de A-a-Z

     
     
    As estatísticas mostram que 99,9% do tecido empresarial português é composto por pequenas e médias empresas. Muitas destas organizações já iniciaram o seu processo de digitalização, mas adotaram uma abordagem cirúrgica para resolver necessidades específicas de um dos seus departamentos.
     
    No entanto, este paradigma está a mudar. A área de IT já não está circunscrita a um departamento e funde-se com o negócio, de forma transversal a todas as operações. Ciente deste desafio, a Alvo quer apoiar as pequenas e médias empresas portuguesas a dar este salto qualitativo no seu processo de transformação digital e foi com este propósito que criou o Driving Digital Business Innovation.
     
    Com este programa, a Alvo quer colmatar esta lacuna do mercado: a falta de uma abordagem end-to-end dos processos de digitalização dos negócios portugueses. António Simões, sales and marketing executive da Alvo, explica o foco do programa: “Notamos que as empresas têm alguns processos digitalizados, de forma isolada, mas ainda não incorporam a digitalização de uma ponta à outra. É fundamental que as empresas tenham visão integrada e global da tecnologia. Ela deverá integrar as diversas áreas da empresa: desde o departamento financeiro, passando pela área dos recursos humanos, pela gestão da logística, das compras e área de vendas”.
     
    Trata-se de uma formação abrangente, dividida em diversas sessões nas quais os diferentes quadros das empresas irão conhecer as tecnologias mais adequadas para a sua área. E trata-se também de um programa que tira partido das parcerias estabelecidas pela Alvo com vários players tecnológicos de referência – a Alvo é parceira da Microsoft e do grupo Cegid Primavera desde 1993. O objetivo final do Driving Digital Business Innovation é capacitar as PME para que possam alavancar os seus negócios e aprofundar a digitalização das suas operações.

    7 perguntas e respostas para saber mais sobre o Driving Digital Business Innovation

     
     
    1. O que é o Driving Digital Business Innovation?
     
    Trata-se de um programa de capacitação e de formação desenvolvido pela Alvo, em conjunto com um leque alargado de parceiros, que possibilita aos executivos das PME, bem como aos responsáveis pelas diferentes áreas destas empresas conhecerem as principais tecnologias, ferramentas e soluções que lhes permitem conduzir os seus processos de transformação digital.
     
    Com uma abordagem end-to-end, o Driving Digital Business Innovation mostra como a tecnologia melhora a eficiência das operações nas diversas áreas de uma organização, abordando temas como os benefícios da cloud, a importância da segurança, a implementação de um modern workplace eficaz, a melhoria das operações de logística e manutenção, a gestão de recursos humanos, ou a relevância das ferramentas de analytics.
     
     
    2. A quem se dirige o programa?
     
    O Driving Digital Business Innovation dirige-se às pequenas e médias empresas, idealmente, com uma faturação superior a cinco milhões de euros e com 20 ou mais funcionários. Mais concretamente, o programa pretende capacitar as lideranças de topo e intermédias das PME, onde se incluem desde o CEO aos diretores financeiros, diretores de recursos humanos, gestores de supply chain, responsáveis de marketing e vendas, controllers e também IT managers.
     
     
    3. Quais as vantagens para as PME?
     
    Desde o acesso a uma bolsa de peritos à avaliação da maturidade digital dos negócios, o Driving Digital Business Innovation proporciona um conjunto alargado de benefícios às empresas participantes, onde se destacam:

    • Acesso a especialistas: Este programa constitui uma oportunidade única de networking e é uma importante porta de acesso ao know how de alguns dos melhores especialistas portugueses na área da digitalização de negócios.
    •  

    • Formação integrada: As empresas participantes beneficiam de um programa de formação diferenciador que tem uma perspetiva abrangente e integrada sobre os benefícios da digitalização em todos os departamentos de uma organização. Através deste programa, as empresas conseguem perceber o que pode ser feito para agilizarem as suas operações na gestão do talento, na otimização de processos logísticos, na eficiência dos processos financeiros e contabilísticos ou na melhoria da segurança dos dados, entre outros aspetos.
    •  

    • Avaliação da maturidade digital: Com o apoio e os insights dos parceiros será feita uma avaliação para aferir o grau de oportunidade de aprofundamento da digitalização das empresas participantes, nas mais diferentes áreas.
    •  

    • Flexibilidade da formação: As empresas inscritas poderão escolher participar em todas as sessões do programa ou apenas nas que sejam mais relevantes para o seu negócio.
    •  

    • Sem custos: A inscrição e participação nesta primeira edição do programa Driving Digital Business Innovation é gratuita.

     
     
     
     
     
    4. Quem são os parceiros do programa?
     
    Uma das principais mais-valias deste programa assenta no leque alargado de empresas especializadas e credenciadas, parceiras da Alvo, e que aderiram a esta iniciativa, contribuindo com o seu know-how técnico para apoiar as PME participantes no seu processo de digitalização:

    • Microsoft
    • Cegid Primavera
    • TD Synnex
    • LBC- Innovative Transformation
    • Filedoc
    • IDentPrint
    • Darefy – Leadership & Change Builders
    • Moving2U- Mobility Solutions
    • Elo
    • Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI)

     
     
    5. O que acontece durante cada sessão?
     
    Por regra, cada sessão tem a duração de meio-dia (manhãs ou tardes) e o seu formato é dinâmico. Isto é: podem ser formações presenciais ou online e assumir diferentes tipologias (ex: masterclasses, workshops imersivos). Há, contudo, um denominador comum: cada sessão será subordinada a um tema específico e contará com o apoio de um dos parceiros da Alvo.
     
     
    6. Quantas sessões terá o programa?
     
    O número total de sessões do Driving Digital Business Innovation ainda não está fechado. Em final de maio, foram realizadas três ações de formação sobre os seguintes temas:

    • Transformar os negócios com a cloud (março)
    • Incentivos à digitalização das empresas (abril)
    • Liderança transformacional (maio)

     
    As próximas sessões, cujas datas serão divulgadas em breve, estarão focadas nas seguintes áreas:

    • Novos modelos de negócio e estratégias disruptivas;
    • Zero papel: uma tendência da transformação digital;
    • Os benefícios dos dados no processo de decisão;
    • O futuro do trabalho: como gerir o talento no digital?
    • Como o machine learning e a Inteligência Artificial ajudam o seu negócio?

     
     
    7. Como pode inscrever-se nas próximas sessões?
     
    As empresas interessadas em participar nas próximas sessões do Driving Digital Business Innovation poderão inscrever-se ou esclarecer dúvidas através do mail comercial@alvo.com.

    Aproveitar a oportunidade e os incentivos para avançar na digitalização

     
     
    Expandir um negócio neste ambiente fortemente concorrencial é uma missão desafiante principalmente para as empresas de pequena e média dimensão, que precisam de se reinventar e antecipar as exigências do mercado. Mas com a tecnologia certa e os parceiros tecnológicos experientes e credenciados, esta é uma oportunidade para avançarem, tornando-se mais-bem capacitadas para continuarem a crescer e inovar.
     
    Os investimentos necessários para dotar as empresas das ferramentas e soluções tecnológicas podem constituir para algumas organizações uma barreira à digitalização. Contudo, Portugal conta neste momento com vários programas de incentivos financeiros – como é o caso do Portugal 2030 ou do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – que preveem dotações para impulsionar a transformação digital dos negócios portugueses.
     
    Esta é uma oportunidade única para as empresas aprofundarem a digitalização das suas operações e a Alvo, como tem uma experiência sólida na implementação e adaptação deste tipo de soluções, assim como uma equipa composta por alguns dos melhores consultores do mercado e um conjunto de parceiros tecnológicos de referência, é um parceiro com condições privilegiadas para as apoiar.
     
    Em caso de dúvidas ou para saber mais, fale connosco: ligue para o 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail, para comercial@alvo.com.