Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







    Diversidade no trabalho: Torne a sua empresa mais inclusiva com o recurso à tecnologia

    Junho é conhecido como o Pride Month. É a altura para celebrar não só os direitos da comunidade LGBTQ+ mas também para relembrar o impacto positivo que a diversidade no trabalho e a inclusão podem ter na captação e retenção de talento, bem como nos resultados financeiros das organizações. Também aqui a tecnologia dá um apoio indispensável.

     

    Numa altura em que as empresas se debatem com grandes dificuldades para reter talento, a construção de uma cultura empresarial baseada nos princípios da diversidade do trabalho e inclusão não é apenas uma tendência de gestão de recursos humanos, ou um sinal de abertura e modernidade das empresas. É, cada vez mais, um imperativo para as organizações se manterem competitivas, num mundo que enfrenta rápidas transformações.
     
    No mês em que se comemora no mundo inteiro o Pride Month – para celebrar e defender os direitos da comunidade LGBTQ+ – é importante relembrar os benefícios da implementação de uma cultura de trabalho assente nos valores da diversidade, equidade e inclusão, onde todos os colaboradores possam sentir-se valorizados (e não penalizados ou desconfortáveis) independentemente da sua etnia, género, orientação sexual, religião, opções políticas ou condição física.
     
    Descubra o impacto positivo que a diversidade no trabalho exerce na produtividade das empresas e como a tecnologia pode ser utilizada para fomentar uma cultura mais aberta e inclusiva.

    5 grandes benefícios associados a uma maior diversidade no trabalho

     
     
    De acordo com alguns estudos, a diversidade – que se reflete na presença de diversas culturas, de pessoas com diferentes histórias e backgrounds e também na conjugação de pontos de vista distintos – tem um impacto positivo nas organizações em diferentes dimensões.

    1. Maior produtividade

     
    Um estudo realizado pela consultora Gartner concluiu que, nas organizações onde existe uma maior diversidade das equipas, o desempenho melhora em cerca de 12%. Este facto leva a Gartner afirmar que a diversidade das equipas de trabalho é um bom indicador para os negócios.
     
     

    2. Melhoria dos níveis de inovação

     
    Existe também uma correlação entre a inovação e a diversidade. Empresas com equipas onde existe uma grande diversidade de idades, etnias, géneros, culturas ou orientações sexuais tendem a ter um conjunto alargado de perspetivas e de pontos de vista que favorecem e promovem a inovação interna, ajudando no desenvolvimento de novas soluções para os clientes.
     
     

    3. Maior envolvimento e retenção de colaboradores

     
    Ambientes de trabalho que promovem a diversidade, a equidade e inclusão permitem que os colaboradores se sintam mais valorizados, sem receio de discriminação. Desta forma, o sentimento de pertença em relação às empresas onde trabalham é reforçado. Mas não só. Alguns estudos internacionais apontam para que a existência de políticas promotoras da diversidade seja um fator importante de decisão quando os candidatos estão a analisar diversas ofertas de emprego.

     
     
    Diversidade

    4. Processos de decisão mais rápidos

     
    Um outro fenómeno associado às empresas com maior diversidade está relacionado com a rapidez com que os processos de decisão são realizados. Recorde-se que, num contexto empresarial de grande velocidade, tomar decisões ágeis é uma variável crítica para o sucesso dos negócios. Neste sentido, algumas análises apontam para o facto de as equipas mais diversificadas e inclusivas implementarem processos de decisão duas vezes mais rápidos. Além disso, as equipas inclusivas apresentaram melhores decisões em 87% das situações.
     
     

    5. Melhores resultados financeiros

     
    O impacto de uma maior diversidade reflete-se, em última instância, nos resultados das organizações. De acordo com um estudo de 2015 da McKinsey, um aumento de 10% da diversidade étnica e racial nas equipas executivas das empresas americanas correspondia a uma subida de 0,8% dos seus resultados financeiros. A ideia foi reforçada por uma análise mais recente da mesma consultora.

    Como é que a tecnologia ajuda a cimentar uma cultura de diversidade?

     
     
    Embora seja indiscutível que a promoção dos valores da equidade, diversidade e inclusão traz benefícios tanto para as empresas como para os seus colaboradores, muitas organizações deparam-se ainda com dificuldades em passar das intenções à ação. Como implementar uma efetiva cultura promotora da diversidade?
     
    A resposta não é simples e passa pela adoção de um conjunto de medidas, ao nível da liderança por exemplo, mas também pela tecnologia. Através da adoção de soluções de software adequadas é possível melhorar o ambiente de trabalho para todos os colaboradores, independentemente do seu género, orientação sexual, idade ou condição física.
     
    No recrutamento, por exemplo, o recurso a ferramentas tecnológicas para avaliar os currículos e candidaturas permite evitar análises enviesadas com base em características como o género ou a idade. O objetivo é garantir que os recrutadores analisam o perfil dos candidatos puramente pelas suas competências e qualificações, eliminando outros fatores que possam deturpar a avaliação.
     
    A tecnologia pode também constituir um instrumento importante no onboarding de novos colaboradores. Ferramentas de partilha e comunicação permitem gerar canais de diálogo relevantes e efetivos entre colegas e as chefias, assim como dar acesso remoto a documentação relevante sobre as práticas de diversidade da empresa. Estes são dois exemplos de ações que podem ajudar a demonstrar aos novos colaboradores como a sua organização é aberta e tem uma cultura de trabalho.
     
    Sabemos que a tecnologia tem o “condão” de estabelecer pontes e unir pessoas que podem estar a milhares de quilómetros de distância. As organizações podem e devem recorrer às ferramentas das plataformas colaborativas – como o Microsoft 365 – para fomentar os níveis de colaboração e comunicação das equipas. O objetivo é fomentar as interações entre colaboradores que ocupam diferentes funções dentro da empresa e também levar a que todos os funcionários se sintam incluídos e valorizados.
     
    Se procura saber mais como a digitalização de processos pode promover a diversidade no trabalho, contacte a Alvo. Somos uma empresa que celebra a diversidade. Trabalhamos diariamente para que todos os nossos colaboradores (independentemente da sua origem, religião ou orientação sexual) se sintam “em casa” e seguros para serem quem são.
     
    A nossa experiência como empresa inclusiva, em conjunto com o nosso conhecimento especializado das melhores soluções tecnológicas, poderão ajudá-lo a promover uma maior diversidade no trabalho da sua organização. Ligue grátis para o 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para [email protected].