800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







DIRETO AO ALVO: ENTREVISTA A MARISA OLIVEIRA | SALES ACCOUNT ALVO

“Mostramos ao cliente como é que uma solução específica pode ser aplicada aos processos da empresa e resolver dificuldades reais”


É, muitas vezes, o primeiro contacto da Alvo para novos clientes na área de Lisboa. Com formação nas áreas de logística e sistemas de informação, Marisa Oliveira assume funções de Sales Account na Alvo desde abril. Em entrevista, explica como uma abordagem comercial personalizada é essencial para chegar a uma solução à medida das necessidades de cada cliente.
 
 

Chegou à Alvo em abril deste ano, para desempenhar as funções de Sales Account. Como tem sido esta experiência?

É curioso porque há muitos anos, quando acabei a licenciatura em logística, já tinha enviado o meu currículo para a Alvo. Entretanto, passei por diversas experiências profissionais e comecei a tirar o mestrado em sistemas de informação. E, um dia, resolvi entrar no site da Alvo mais uma vez e encontrei o anúncio para esta função de acompanhamento da carteira de clientes. Concorri, fui a escolhida para o lugar e, desde então, tem sido um rodopio de conhecimento, mas também de interajuda por parte da equipa. Tem sido uma aprendizagem muito grande nos últimos meses.
 

Como é o dia a dia desta função? O que faz, na prática, um comercial na Alvo?

Tudo começa com uma seleção dos leads [potenciais clientes com interesse nas soluções e serviços Alvo] que surgem e são alocados a cada comercial, consoante a área geográfica. Depois, agendamos uma reunião inicial para perceber o perfil e as necessidades da empresa. A partir daí, elaboramos propostas concretas em conjunto com a área de pré-venda, para providenciar a melhor solução possível que responda às especificidades do cliente. Este é um pouco do nosso dia a dia. Além disso, damos apoio ao cliente em permanência. O nosso interesse é apoiá-los na melhoria dos seus processos e posicionarmo-nos como parceiros na procura da melhor solução para as suas necessidades.

 
 
 
 

Marisa Oliveira - Sales Account Alvo

Até porque, no mercado do software de gestão, este é um apoio que tem de ser muito personalizado…


Exatamente. E, por isso, é também um trabalho mais complexo, de certa forma. Cada cliente é um cliente. Temos de perceber que perfil de cliente está à nossa frente e o que espera de nós. Precisamos de ter a mesma linguagem, perceber qual é o seu negócio e o que pode melhorá-lo. Esses devem ser os pontos fortes numa primeira abordagem.

CNo geral, as empresas já percebem a importância de um software de gestão?


As empresas portuguesas estão cada vez mais alertas para a necessidade de implementar um software de gestão. Cada vez mais querem ofertas personalizadas, querem ter acesso aos dados de gestão na hora, em qualquer parte do mundo. E cada vez mais apostam na Cloud para poderem ter esta rapidez e acesso aos dados. Isso também tem sido influência da chegada dos Millennials e Geração Z às empresas, que acabam por ‘puxar’ as restantes gerações nesta abordagem.

O que é os clientes mais valorizam na Alvo?


Valorizam, essencialmente, a equipa técnica. A equipa de consultores que temos a apoiar-nos é uma equipa fantástica, que consegue ajudar-nos a chegar ao cliente da forma mais concreta possível, falando a sua linguagem de negócio. Isto faz com que, quando vamos fazer as demonstrações de produto, consigamos ir mais além do que expor uma lista de funcionalidades. Mostramos ao cliente como é que uma solução específica pode ser aplicada aos processos da empresa e resolver dificuldades reais.

O vosso trabalho comercial está, então, muito próximo dos consultores. Como é que se concretiza esta interação entre equipas?


Começa, muitas vezes, com uma reunião comercial de levantamento de requisitos. Depois disso, temos reuniões com os consultores de pré-venda para discutirmos qual a solução que traz, realmente, maior valor para o cliente, a partir do portfólio disponível. Só com esta discussão alargada entre equipas podemos garantir uma verdadeira mais-valia para o cliente. O fluxo é um pouco diferente para clientes já existentes que pretendem melhorar as suas soluções: nesse caso, essas necessidades são muitas vezes trazidas pelo próprio consultor que acompanha o cliente.

A atual campanha em vigor para clientes Primavera veio facilitar esta melhoria das soluções implementadas?


Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para os clientes tiraram o melhor do mundo Primavera. Até ao final de 2020, a adesão à versão 10 do Primavera tem como oferta 50% de desconto num produto vertical ou módulo à escolha do cliente. O que também pode ser um apoio interessante a clientes que queiram investir em novas áreas de gestão que deem resposta aos seus processos internos. É, portanto, a altura certa para melhorar processos e a infraestrutura local.