800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Devem as empresas envolver-se no LGBTQIA+ Pride?

O mês de junho tornou-se, nos últimos anos, no mês tradicional da celebração Pride LGBTQIA+.
 
Várias empresas internacionais transformam temporariamente o seu logo nas cores do arco-íris. Basta vermos os exemplos de empresas de consultoria, como por exemplo a Deloitte, Accenture ou a PWC.

 

Em Portugal assistimos a uma completa ausência nesta área. As empresas portuguesas tendem a fugir deste assunto. Talvez por medo de ferirem suscetibilidades ou por não quererem fugir da norma. Outras talvez considerem que isto tornou-se um não-assunto, pois a legislação portuguesa concede à comunidade LGBTQIA+ quase os mesmos direitos que ao resto dos cidadãos.
 
A realidade é que muito trabalho se encontra por fazer. Em Portugal, nove em cada dez pessoas LGBTQIA+ esconde a sua orientação sexual no local de trabalho (fonte: estudo da Agência Europeia para direitos fundamentais).
 
As empresas portuguesas deveriam perguntar-se a si próprias: como é que num país com leis bastante avançadas na proteção dos direitos LGBTQIA+ vemos tantas pessoas (nove em cada dez) a fingirem ser quem não são? E, talvez, a resposta esteja na atitude dessas próprias empresas, que por sua vez, também estão a fingir que a comunidade LGBTQIA+ não existe.
 

Na Alvo celebramos a diversidade. Queremos ser uma organização em que todas as pessoas, independentemente da sua origem, religião ou orientação sexual, se sintam seguras para serem quem são – quer junto dos colegas da empresa, quer junto dos nossos Clientes. E não o fazemos apenas por razões humanitárias ou para sermos politicamente corretos.
 
Por um lado, consideramos que oferecermos um ambiente de trabalho seguro onde todos podem ser verdadeiros contribui para melhor satisfação e melhor saúde mental, o que acaba por se repercutir em motivação e produtividade. Por outro lado, estamos seriamente convictos de que a diversidade das nossas pessoas contribui enormemente para as soluções inovadoras e irreverentes que implementamos nos nossos Clientes.
 
Não é por acaso que temos, entre os nossos Clientes, as empresas mais bem-sucedidas nas suas áreas de atividade, com o contributo da Alvo para usarem a tecnologia a favor da otimização dos seus processos.
 
Sempre a favor da diversidade.
 
 
Autor: Carlos Couto – CEO da Alvo