800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Descubra a importância do ERP na transformação digital da sua empresa

Na era da transformação digital, as empresas que atrasarem o salto tecnológico vão perder competitividade e velocidade no mercado global. Como solução, adotar um ERP de última geração é um passo essencial para embarcar a sua empresa no comboio digital.


A transformação digital está a moldar, diariamente, o mundo dos negócios e os procedimentos internos das empresas. Este novo paradigma traduz-se em maior rapidez, eficiência, diferenciação e inteligência para qualquer empresa.
 
O seu impacto disruptivo é tão grande que há um risco real: as organizações que não mergulharem nesta “onda digital” arriscam-se a desaparecer rapidamente, ultrapassadas pelos seus concorrentes num estado mais avançado de digitalização. O ERP é crucial para começar o seu processo de digitalização e evitar este risco.

Mas o que é, ao certo, a transformação digital?


Trata-se da integração de tecnologia digital em todas as áreas de um negócio. Esta integração tem, no entanto, impactos mais profundos do que, simplesmente, acelerar os processos já existentes. Com a transformação digital, a empresa passa a antecipar em vez de reagir. É uma disrupção na forma de operação, interação com o cliente, mobilidade e informação de negócio – entre tantos outros –, que implica sobretudo uma mudança cultural na organização.
 
Esta digitalização tem tantas ramificações que pode ser difícil explicar, ao certo, todas as vertentes que a compõem. A consultora McKinsey&Company, por exemplo, define ser “digital” como “criar valor em novas fronteiras do mundo dos negócios, criar valor nos processos que executam uma visão das experiências do consumidor e criar capacidades sedimentares que apoiam toda a estrutura [da empresa].

odysai_400x400

Qual é o papel do ERP nesta transformação digital?


O ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) é outro nome para um software de gestão. Esta é uma solução que integra e serve as diferentes áreas e funções dentro de uma empresa, permitindo que a informação circule facilmente entre departamentos e otimizando os processos internos.
 
Como ferramenta tecnológica, o ERP é uma peça fundamental da estratégia de transformação digital das empresas. Em primeiro lugar, porque apoia e otimiza a passagem para meio digital de documentos, tarefas e procedimentos. Mas mais do que isto, o ERP promove verdadeiras sinergias e partilhas – entre diferentes áreas e mesmo entre outras plataformas (como é o caso de lojas online) – que são o core da era digital.
 
Com o desenvolvimento tecnológico, o próprio ERP evoluiu e assume-se cada vez mais como uma alavanca à transformação digital. Através da cloud, estas soluções são agora capazes de operação em múltiplos ambientes (Windows e mobile), transportando a gestão da sua empresa para um smartphone, por exemplo. E existem também novas possibilidades de analítica e Business Intelligence, novas capacidades preditivas e dados em tempo real – tudo com base em ferramentas digitais que tornam a sua tomada de decisão mais rápida e fiável.
 
No panorama nacional, o ERP Primavera tem sido uma referência no apoio à transformação digital de organizações de média e grande dimensão. A última versão do ERP Primavera, a v10, conta com tecnologia 100% net, mecanismos de machine learning, big data processing, gamificação e até um assistente virtual, que analisa padrões e mostra informação útil no momento em que mais precisa.


5 dimensões de transformação digital que o ERP leva à sua empresa:


1. Mobilidade
 
A velocidade do mundo digital não tem compaixão pelo horário tradicional 09h-18h. É preciso tomar decisões a qualquer momento, consultar informação importante da empresa e levar a sua empresa onde quer que esteja o negócio. Longe vai o tempo, por exemplo, em que era necessário voltar ao escritório para registar uma venda, em vez de o fazer diretamente na reunião com o seu cliente. Na era digital, tudo precisa de acontecer num instante – e o ERP dá-lhe ferramentas para assegurar que a sua empresa consegue realmente dar resposta à exigência de anytime, anywhere.
Na Alvo, sabemos a importância de ter o ERP da sua empresa sempre à mão, em qualquer lugar e dispositivo. Por isso, desenvolvemos a App Ohtym, uma solução integrada com o ERP Primavera que lhe dá acesso mobile a toda a informação que precisa sobre clientes, vendas, recursos humanos e aprovisionamentos, via Internet.
 
 
2. Integração e agilidade
 
Um ERP permite que as tarefas e documentação dos diferentes departamentos passem para um ambiente digital, sobre uma base de dados comum a toda a empresa. É um processo orgânico, que se torna o primeiro passo para que um negócio abrace as possibilidades da era digital. Com os processos sistematizados num software de gestão, a informação circula de forma mais rápida e os departamentos tornam-se mais integrados e produtivos.
 
 
3. Competitividade
 
Quanto tempo leva a obter informação relevante para tomar novas decisões na sua empresa? Se não recorre a um ERP, a resposta provável é “tempo demasiado”.
 
Na era digital, proliferam ferramentas de informação em tempo real e analítica (integradas com a gestão de negócio) que ajudam as empresas a decidir mais rápido – e melhor. As empresas que não adotam este tipo de ferramentas acabam por ficar mais lentas a agir do que as restantes organizações que atuam no mercado. E a lentidão nunca é bom sinal no mundo empresarial. Pelo contrário, é um atraso que se paga caro em termos de competitividade. Para reagir, precisa de garantir que tem ao dispor informação em tempo real e de consulta simples, pronta para ser examinada antes de qualquer decisão.
 
No ERP Primavera é possível aceder, em tempo real, a resultados de vendas, rentabilidades de produtos ou desempenho por unidade operacional, entre outras ferramentas e análises. Desta forma, vai conseguir aceder, quando precisar, a informação robusta de apoio à tomada de decisão. E, desta forma, ganhar competitividade e diferenciação.
 
 
4. Inteligência
 
Além da informação em tempo real, a rapidez das organizações consegue-se também com maior inteligência. Nesta dimensão, o ERP também lhe oferece um apoio crucial, já que permite adicionar camadas de inteligência a todas as áreas da sua empresa, sem esforço.
 
Na v10 do ERP Primavera, o assistente virtual ECHO interpreta padrões de utilização, alerta contra potenciais erros, antecipa cenários de risco e apresenta a informação certa para cada momento (apoiando uma tomada de decisão mais rápida). Além disso, o próprio ERP evoluiu com mecanismos de Machine Learning e outras técnicas de última geração, associadas ao setor empresarial.
 
 
5. Melhor resposta ao cliente
 
Na era digital, o nível de exigência dos clientes também subiu. Mais do que apenas um bom serviço, os clientes esperam ter a melhor experiência em todos os pontos de contacto (offline e online), de forma personalizada – é a chamada Customer Experience, que tem marcado a indústria de consumo.
 
Para responder a esta exigência de forma eficaz, é necessário colocar o cliente no centro de toda a empresa. Esta resposta organizacional pode ser otimizada pelo ERP, que junta os diferentes processos internos, sobretudo quando permite ainda uma integração com plataformas de eCommerce e analítica de vendas.
 
Na Alvo, desenvolvemos uma solução que parte do ERP para levar a atenção ao cliente ainda mais longe: o conector ERP/CRM, que integra o CRM (Customer Relationship Management) Microsoft Dynamics com o ERP Primavera. Desta forma, uma proposta fechada com o cliente no Microsoft Dynamics CRM é imediatamente introduzida no processamento de encomendas, expedição e faturação do Primavera, por exemplo.
 
 
 

A sua empresa ainda não começou o processo de transformação digital? Os especialistas da Alvo estão preparados para apoiar a digitalização do seu negócio, passo a passo. A nossa longa experiência na implementação das soluções Primavera e infraestruturas de IT permite-lhe tirar o melhor partido da tecnologia para acelerar a sua empresa. Para saber mais, contacte-nos pelo e-mail [email protected] ou ligue grátis 800 789 789.