800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Dashboards: quais os principais indicadores a estar atento?

A eficácia dos dashboards no apoio à tomada de decisão e na predição de tendências depende da forma como são construídos. Com os indicadores de negócio certos, os dashboards são uma ferramenta indispensável de gestão. Caso contrário, podem criar mais dispersão do que melhorias.

De pequenas a grandes empresas, os dashboards de gestão são hoje uma necessidade absoluta para responder eficazmente às exigências do mercado. A lógica é semelhante à homepage de um jornal online, que apresenta um panorama resumido das notícias mais importantes do dia. Os dashboards fazem o mesmo para o seu negócio: em vez das notícias diárias, apresentam indicadores atualizados das diferentes áreas da sua empresa. Tudo para que, num só ecrã, tenha acesso imediato à informação que realmente interessa.
 
Estas ferramentas de Business Intelligence são fundamentais como apoio à tomada de decisão da gestão de topo e dos diretores de cada unidade. Através dos dashboards, é possível obter uma visão global focada em resultados e desempenho. Algo que evita dados dispersos e pouco orientados para a estratégia de negócio.
 
Com estes painéis de informação crítica ao negócio, conseguirá filtrar a complexidade de gestão da sua empresa em indicadores-chave. Assim, pode acompanhar rapidamente os resultados de cada área, cruzar indicadores, comparar o desempenho real com os objetivos e definir prioridades estratégias. Este imediatismo é essencial para antecipar tendências e responder mais rápido nesta era de transformação digital.
 
Mais, ao integrar Business Intelligence e ERP, os seus dashboards passam a estar diretamente atualizados com os processos da empresa, sem necessidade de duplicar informação. Esta é a chave para uma nova era de gestão – mais segura, veloz e certeira.

Indicadores Dashboard

 
 

Os indicadores certos para construir os seus dashboards
 
Para que os dashboards cumpram a sua função essencial – prestar informação imediata, intuitiva e relevante para a tomada de decisão –, é preciso que apresentem os indicadores certos. De pouco lhe serve, como gestor, um painel que não lhe permita fazer o diagnóstico da sua empresa nas respetivas áreas-chave. O mesmo para um painel estático, que não lhe permita gerar análises, combinar indicadores ou ganhar capacidade preditiva para tomar as melhores decisões, de forma atempada.
 
A vantagem competitiva gerada por dashboards e análises de Business Intelligence apenas se concretiza com ferramentas e indicadores adequados – ou seja, que reflitam as reais necessidades do seu negócio.
 
Que indicadores são esses? A escolha certa depende, naturalmente, da natureza específica do seu negócio. No entanto, há certos indicadores essenciais que, na maioria das organizações, podem apoiar a gestão das principais áreas de negócio. Tome nota:

 
 

  • Área financeira
  •  
    É importante que os dashboards dedicados a esta área possam proporcionar-lhe um panorama claro do desempenho e saúde financeira do seu negócio, em vertentes tão cruciais como evolução de proveitos e custos, cálculo de margens (e desvio em relação aos objetivos) e indicadores adicionais de rendibilidade, tempo médio de recebimentos e pagamentos, entre outros.
     
     

  • Marketing / Vendas
  •  

    É fundamental que os seus dashboards apresentem uma visão global dos resultados comerciais do negócio, mas também sobre o próprio desempenho das equipas, vendas e clientes.
     
    Alguns dos dados mais relevantes dizem respeito ao total de vendas e margem de lucro (comparada com os objetivos estipulados), evolução dos resultados ao longo do tempo, quota de cada mercado/segmento para os resultados globais, desempenho dos vendedores (comparação com os objetivos), ranking de vendedores, artigos mais vendidos, variação de vendas por produtos e por zona geográfica, ranking de clientes, evolução e valor de vendas por cliente/produto/vendedor, entre outros. Além disso, é também importante que consiga cruzar informações em diferentes análises comparadas.
     
     

  • Recursos Humanos
  •  

    Além da informação que lhe permite traçar um perfil do capital humano da sua empresa (idade, habilitações, género, etc), prepare os seus dashboards para lhe darem uma ideia clara do nível de retenção da sua empresa e da evolução do número de colaboradores (a partir das entradas/saídas). Desta forma, poderá ter uma visão imediata da capacidade de retenção de talento da sua empresa (total e por departamento) – e ponderar novas abordagens na gestão de recursos humanos para atingir os objetivos.
     
    Deverá também controlar as horas de formação e ao respetivo custo, de forma a perceber se o orçamento está a ser cumprido e se cada colaborador está a cumprir o plano mínimo de formação definido. Quanto aos acidentes de trabalho, o apuramento e cruzamento de indicadores como número de acidentes, tipologia, frequência, gravidade e custos associados permitem-lhe saber qual o tipo de acidente mais frequente, que departamento origina mais acidentes e quais os custos destes acidentes para a empresa, por exemplo.
     
    Nos dashboards de vencimentos e ausências de colaboradores, considere incluir o salário médio por colaborador, taxa de absentismo, valor médio de despesas por colaborador, tipologia de faltas, número médio de horas extra e rácio da massa salarial, por exemplo. Com análises mais detalhadas é possível perceber ainda a evolução dos vencimentos (em relação com as metas e por departamento), custo das faltas à organização, ou o historial de cada colaborador ao nível de vencimento, faltas e horas extra, entre outras possibilidades.
     
     

  • Produção, encomendas e logística
  •  

    Ao nível da produção, deverá estar atento a indicadores de produtividade, taxa de defeitos, tempos e custos de produção e horas de paragem (e, adicionalmente, tipo de avarias e centros de trabalho responsáveis por maior tempo de paragem). Desta forma, poderá identificar os maiores constrangimentos no processo de produção e pontos de possíveis melhorias.
     
    Do lado das compras, considere construir um dashboard que lhe permita o desempenho dos fornecedores, cumprimentos de prazos de entrega e rácio de artigos encomendados, recebidos e devolvidos. Conseguirá assim, ao nível da gestão de compras, saber a eficiência dos seus fornecedores.
     
    No inventário, baseie-se em indicadores de valores, quantidades em stock, informação de entrada/saída e capacidade de resposta. A partir daqui, e com a combinação certa dos diferentes indicadores, o dashboard permite-lhe traçar a composição e valorização atuais do stock, rotatividade e tempo médio de artigos em armazém. Esta informação é essencial para que possa melhorar a sua gestão de stocks e aumentar a rentabilidade do seu armazém.
     
    Lembre-se ainda de manter sob controlo a área de logística, que complementa os indicadores anteriores e lhe permite cruzar a informação das compras, vendas e armazém. Aproveite este dashboard para analisar o tempo médio de entrega, artigos mais pedidos e artigos que têm vindo a decair na procura. Estes dados permitem-lhe descobrir novas tendências e ganhar capacidade preditiva.

 

Os dashboards de que precisa, sempre consigo
 

Com a solução Business Analytics da Primavera terá acesso a dashboards prontos a usar, que incluem os indicadores e análises descritos acima para as diferentes áreas da sua empresa. Uma vez que se trata de análises padronizadas de base, esta é uma ferramenta altamente competitiva ao nível de custos de implementação para o seu negócio.
 
Com o Business Analytics, aceda aos painéis essenciais de cada área a partir de qualquer dispositivo e lugar. Desta forma, os indicadores-chave da sua empresa estarão sempre consigo, à distância do seu smartphone, mesmo que esteja em viagem ou numa reunião externa. Tudo isto com fácil integração ao seu ERP Primavera, para resultados mais eficientes e sem os custos da configuração inicial na integração dos sistemas.
 
 

Na Alvo, somos especialistas em software de gestão e estamos sempre a par das últimas novidades de mercado em Business Intelligence para a sua empresa. Temos uma larga experiência na implementação do Business Analytics no ecossistema empresarial português, com resultados diferenciadores.
 

Para saber mais sobre as vantagens que os dashboards trazem à sua gestão de negócio, entre em contacto connosco: ligue grátis 800 789 789 ou envie-nos um e-mail para [email protected].