800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Cyber Monday: estratégias para potenciar o seu negócio

Quer o seu negócio esteja focado no consumidor final ou no business-to-business, a Cyber Monday pode trazer-lhe um retorno valioso. Mas, para isso, é preciso pôr em prática as melhores estratégias e as melhores ferramentas digitais. A sua empresa está preparada para se posicionar nesta corrida global às vendas online?

Primeiro falou-se da Black Friday, o grande dia de campanhas promocionais em lojas físicas. Celebrada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, a data foi “importada” desse país e tornou-se o maior dia de campanhas promocionais em larga escala no ocidente. Depois veio a Cyber Monday, a resposta do marketing para fomentar as vendas online: acontece sempre na segunda-feira após a Black Friday e é marcada por grandes campanhas exclusivas em compras digitais. Nos últimos anos, a Cyber Monday tem-se transformado numa Cyber Week, o que permite gerar mais vendas ao longo de toda a semana.
 
A Cyber Monday é uma oportunidade para chegar a mais consumidores, que procuram promoções específicas desse dia. Há maior disposição para comprar online – e, muitas vezes, compras impulsivas – e é uma data especialmente atrativa para as gerações mais novas (geração Z e Millennials). Mas é preciso perceber que, tal como a sua empresa, muitas outras se estão também a preparar para cativar os mesmos consumidores na Cyber Monday.
 
Como conseguir diferenciar-se da concorrência nesta data? A resposta assenta numa combinação vencedora de marketing e, claro está, de tecnologia, com o apoio de ferramentas digitais. Só assim poderá planear as melhores promoções, que não prejudiquem a sua margem de lucro, e aproveitar esta data para conquistar novos clientes – convertendo-os depois em clientes fidelizados.
 

 
 

Cyber Monday

Quando é a Cyber Monday e qual pode ser o impacto nas suas vendas?

 

Em 2019, a Cyber Monday assinala-se no dia 2 de dezembro. Esta não é uma data fixa no calendário, já que depende diretamente da celebração do Dia de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro). Em 2020, a Cyber Monday chegará a mais cedo: a 30 de novembro.
 
Apesar de esta ser uma “tradição” de compras nascida nos Estados Unidos, a tendência das promoções online neste dia tem sido seguida um pouco por todo o ocidente. Em Portugal, as estimativas do Observador Cetelem dão conta de uma despesa média esperada de 126 euros por consumidor na Cyber Monday – embora apenas 18% dos portugueses tencionem aproveitar este dia para realizar compras.
 
Mas planear a estratégia para a Cyber Monday é também ter em conta o potencial de vendas em consumidores além-fronteiras – aproveitando os benefícios da era digital. Os Estados Unidos continuam a liderar as compras na Cyber Monday (48% dos consumidores norte-americanos pretendem comprar neste dia), mas o panorama de compras no Canadá (43%) e na Alemanha (28%) também podem ser tidos em conta. Considerando a época de promoções na sua totalidade (Black Friday e Cyber Monday), uma média de 61% dos consumidores globais pretende fazer compras online neste período de tempo, de acordo com o estudo internacional da Oliver Wyman.
 

Estratégias comerciais para a Cyber Monday

 
A Cyber Monday é um dia com grande potencial de vendas online. Mas qual a melhor estratégia de promoções a pôr em prática? E como criar ofertas diferenciadores sem pôr em causa uma margem de lucro interessante? Consulte algumas ideias comerciais que podem fazer a diferença.
 

  • Crie promoções para conjuntos de produtos
  •  
    Em vez de definir campanhas para itens isolados, crie promoções que abarquem conjuntos de diversos produtos. Desta forma, os seus clientes têm acesso a novos produtos do seu catálogo que, de outra forma, poderiam não ter interesse em comprar. Esta estratégia é frequentemente usada na altura da Black Friday e Cyber Monday para escoar stock e associar uma nova base de clientes para diferentes produtos.
     
    Agrupar diferentes produtos é também uma forma de tornar a oferta mais atrativa para os seus clientes – que têm uma perceção de maior valor por um melhor preço – enquanto consegue manter margens de lucro relativamente interessantes nas vendas.
     
    Quer crie conjuntos específicos de produtos em promoção ou opte, simplesmente, por sugerir produtos adicionais em função dos produtos em carrinho de compras, é fundamental que defina claramente a estratégia de descontos que vai pôr em prática. O objetivo é que, além de um maior volume de vendas nestes dias específicos, consiga capitalizar estas datas para atrair novos clientes e mantê-los ao longo do tempo.
     
     

  • Planeie promoções diárias (e “ofertas relâmpago”)
  •  
    longo de todo este período, o ideal é dividir a sua estratégia de promoções em campanhas diárias (em vez de manter as mesmas ofertas ao longo de todo o tempo de promoções). Defina o seu calendário de promoções e crie espaço também para “ofertas relâmpago”, apenas disponíveis durante algumas horas ou até minutos. O curto espaço de tempo aumenta a euforia consumista entre clientes e as compras por impulso.
     
     

  • Considere descontos baseados no valor total de compras (e não por produto unitário)
  •  
    Em vez das tradicionais promoções por produto, pode também considerar o modelo “compre mais, poupe mais” para esta Cyber Monday. Ou seja, definir níveis de desconto crescente por patamares do valor total em compras (por exemplo: 10% de desconto em compras superiores a 100 euros e 30% de desconto em compras superiores a 300 euros). De modo geral (e quando planeados cuidadosamente), os descontos por quantidade permitem uma margem de lucro mais interessante do que descontos por produto unitário. Em alternativa, poderá substituir o desconto por um produto de oferta a partir de um determinado valor.
     
     

  • Incentive os seus clientes a regressar
  •  
    Aproveite as campanhas da Cyber Monday para criar incentivos diretos a novas compras. Ofereça descontos numa segunda compra – aplicável durante a campanha da Cyber Week ou mais tarde – e crie condições para que os seus clientes voltem a comprar os seus produtos ou serviços.
     
     

    Estratégias tecnológicas para a Cyber Monday

     
    Para potenciar o seu negócio na Cyber Monday precisa mais do que planear as estratégias comerciais que estarão em vigor. Dado que esta é uma data com elevado potencial de vendas online, é preciso garantir que a tecnologia da sua organização está preparada para um maior volume de clientes e que tem as ferramentas necessárias para prestar a melhor experiência de compra (e, assim, fidelizar novos clientes). Conheça algumas das estratégias que pode implementar:
     

  • Garanta que o seu website está otimizado para mobile
  •  
    Oito em cada dez consumidores online fazem as compras através do smartphone (dados do e-Commerce Report CTT 2019). Tendo isso em conta, é essencial que o seu website esteja completamente otimizado para a utilização e compra em mobile – não só para a Cyber Monday, mas para o seu negócio online ao longo de todo o ano. Uma experiência de compra imperfeita em mobile (navegação pouco intuitiva, demasiado tempo no carregamento das páginas, etc) podem frustrar os seus clientes e demovê-los da compra – mesmo perante promoções atrativas de Cyber Monday.
     
     

  • Prepare os seus equipamentos e redes
  •  
    Nada pior do que ter tudo a postos para a Cyber Monday e, na Hora H, a infraestrutura IT falhar e impedir a concretização das vendas. Na ALVO, damos suporte técnico aos equipamentos e redes da sua organização para que tudo esteja preparado para um dos melhores dias de negócio do ano. Além disso, providenciamos segurança adicional com as ferramentas Cloud netRescue e WatchGuard, para que detete riscos antecipadamente e proteja o seu negócio de ciberataques e outras ameaças.
     
     

  • • Tire partido de um CRM
  •  
    Momentos de fortes campanhas promocionais como a Cyber Monday são uma oportunidade valiosa para chegar a novos clientes. É importante, no entanto, que estes contactos sejam geridos de forma cuidada, de forma a aumentar as hipóteses de reter estes clientes para o futuro. É aqui que entra o CRM – Customer Relationship Manager –, um tipo de software que gere as interações do seu negócio com clientes e potenciais clientes. Indispensável para a retenção de clientes, o CRM permite-lhe trabalhar a informações dos novos consumidores atraídos pelas campanhas da Cyber Monday para que os possa contactar novamente no futuro, de forma personalizada, com produtos que lhe sejam realmente relevantes – e assim aumentar as hipóteses de fidelização.
     
    A partir da nossa experiência, recomendamos o Microsoft Dynamics CRM como a solução empresarial por excelência para gerir as relações com os seus clientes. Para aumentar a produtividade e a velocidade da sua empresa, desenvolvemos ainda um conector que integra totalmente o Microsoft Dynamics CRM com o software de gestão Primavera. Desta forma, ambos os sistemas partilham a mesma informação sobre entidades, contactos e documentos de venda, evitando a duplicação de informação.
     
     

    Para saber mais sobre estas soluções e outras ferramentas digitais que podem apoiar o seu negócio online, entre em contacto connosco. Ligue grátis 800 789 789 ou envie um e-mail para [email protected].