Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







    5 sinais de que precisa de uma consultora tecnológica

    Atrasos, erros, processos rotineiros que consomem muito tempo, falhas de comunicação entre as equipas e sistemas desatualizados são exemplos de obstáculos à competitividade das empresas e que podem colocar em causa a própria sobrevivência das organizações. Saiba como o recurso a uma consultora tecnológica pode ajudá-lo a ultrapassar estas barreiras.

     

    Num contexto em que grande parte do tecido empresarial passa por uma fase de transformação digital dos seus negócios, a tecnologia tem assumido um papel de crescente relevância para ajudar as organizações a manterem-se competitivas. Na verdade, apesar dos receios em torno dos conflitos geopolíticos e da subida da inflação, de acordo com um estudo recente da Gartner, os investimentos em IT durante o ano de 2022 deverão atingir os 4,4 biliões de dólares – o que representa um crescimento de 4%, face ao ano anterior.
     
    Não basta, contudo, adquirir soluções de software de última geração para conseguir gerar uma revolução digital na sua organização e torná-la mais produtiva e eficiente. É também essencial que as equipas tenham a formação necessária para conseguirem tirar o melhor partido das ferramentas tecnológicas – o que implica muitas vezes uma mudança da cultura de trabalho da empresa. De igual forma, é ainda imprescindível que as soluções tecnológicas estejam devidamente parametrizadas e ajustadas às reais necessidades de cada empresa. Recorde-se que não existem duas empresas iguais: cada negócio tem as suas especificidades e necessita de soluções ajustadas aos seus objetivos.
     
    Em cima da mesa, as empresas têm ainda de lidar com as preocupações em torno da segurança dos seus dados e informação. Numa altura em que os ciberataques crescem em número e em grau de sofisticação, as empresas têm de blindar os sistemas para preservar a integridade e segurança dos seus dados.
     
    Estes são apenas alguns exemplos que demonstram a importância de uma organização recorrer ao apoio de consultoria especializada que apoie as empresas a identificarem as melhores soluções tecnológicas para os seus negócios, mas também a delinear uma verdadeira estratégia digital, garantindo um acompanhamento próximo, ao longo do tempo.
     
    Tem dúvidas sobre se a sua empresa deve (ou não) recorrer aos serviços de uma consultora tecnológica? Preste atenção a alguns sinais de alerta.
     
    Por desconhecimento da importância que a digitalização pode ter no impacto das operações, algumas empresas adiam ou desvalorizam os investimentos na área das IT. Conheça alguns cenários que mostram que chegou o momento de fazer a transição digital e recorrer ao apoio de quem é especialista no tema.

     
     
     
     
    Consutoria Tecnologica

    5 cenários de alerta

    1. As equipas estão focadas em tarefas rotineiras que consomem muito tempo

     
    A sua empresa tem colaboradores cuja função principal é o lançamento de dados no sistema e o tratamento de tarefas administrativas rotineiras que demoram horas ou mesmo dias até ficarem completas? Então provavelmente os seus processos estão desajustados face à realidade: é muito possível que existam no mercado ferramentas tecnológicas que permitam executar algumas dessas tarefas mais rapidamente, de forma automática e simplificada, libertando os seus colaboradores para atividades que geram maior valor para a organização.
     
     

    2. A empresa tem tempos de entrega longos

     
    A velocidade e flexibilidade são fatores imprescindíveis no contexto empresarial atual. A expansão do eCommerce trouxe novas exigências e há hoje uma maior necessidade de fazer as entregas no prazo mais curto possível. Se a sua empresa tem dificuldades em cumprir com as expectativas dos clientes em termos de prazos de entrega, então este é um sinal de alerta e que pode pôr em causa a sua carteira de clientes. A tecnologia certa, adaptada aos seus processos e operações, pode fazer a diferença.
     
     

    3. A empresa apresenta muitas falhas e erros

     
    Pedidos de clientes processados com erros ou informação enviada para fornecedores ou entidades legais com desconformidades. Estes são alguns são exemplos de contrariedades que acontecem em muitas organizações, especialmente nas entidades que ainda não digitalizaram a 100% os processos. Ir “atrás do prejuízo”, ou seja, resolver estes erros e falhas, consome tempo por parte das equipas, aumenta os custos e tem um impacto direto nos níveis de satisfação dos clientes. Uma consultora tecnológica poderá ajudá-lo a encontrar ferramentas e metodologias que permitam diminuir estas falhas.

    4. A empresa não sabe se os seus sistemas estão (ou não) protegidos

     
    Há quanto tempo não atualiza os sistemas da sua empresa? A sua rede está a ser monitorizada em contínuo? E como é que os dados da sua organização estão protegidos? Tem algum plano de contingência para acionar em caso de incidente? Se não sabe responder a estas questões então este pode ser um sinal de que a segurança dos dados da sua empresa e dos seus clientes enfrenta vulnerabilidades. É altura para recorrer ao apoio de uma equipa especializada, atenta às tendências de mercado e que possa avaliar a segurança dos sistemas da sua empresa – tornando-os mais robustos e com uma resposta proativa a ciberameaças.
     
     

    5. Os vários departamentos da empresa não comunicam bem entre si

     
    Quando existem falhas de comunicação e disrupções nos fluxos de informação entre as várias áreas da empresa abre-se a porta para a ocorrência de erros e atrasos, que podem custar muito caro. É um sinal de que a sua empresa precisa de apostar na integração de sistemas e na implementação de soluções que confiram a visibilidade das operações.

    Principais benefícios obtidos pelo apoio de uma consultora tecnológica

    Um dos mitos sobre a consultoria tecnológica – e que pode constituir um entrave para o processo de digitalização das empresas – é que se trata de um serviço premium só ao alcance das grandes empresas. Nada de mais errado. Pequenas e médias empresas podem (e devem) aceder a estes serviços para melhorar os seus processos. Recorde-se que as soluções software as a service (SaaS) têm facilitado e democratizado o acesso à tecnologia por parte das organizações de menor dimensão (e com menos recursos).
     
    Estes são alguns dos benefícios que a sua organização pode obter ao recorrer a uma consultora tecnológica.
     

    • Identificação de oportunidades: com este apoio externo, é possível fazer um diagnóstico a uma ou mais áreas da empresa e perceber quais são os processos que podem ser melhorados através de ferramentas tecnológicas.
    •  

    • Melhoria do desempenho da organização: este apoio especializado permite-lhe não só encontrar ferramentas tecnológicas para acelerar as operações e diminuir as situações de erros, mas também integrar os processos e os diversos sistemas, de forma a garantir uma visibilidade total da atividade. O objetivo é melhorar o desempenho geral das equipas e dos processos, aumentar os níveis de produtividade e fidelizar os clientes.
    •  

    • Redução de custos: através da deteção de ineficiências, da criação de automatismos e do acesso a dashboards com insights relevantes sobre a atividade da organização é possível desmaterializar tarefas, poupar tempo, focar as equipas em tarefas de valor acrescentado e reduzir os custos da organização. Ao recorrer a consultoria especializada, conseguirá ter uma radiografia completa e identificar soluções que permitam à sua empresa reduzir custos.
    •  

    • Maior segurança: estas equipas externas apoiam a sua empresa na escolha de tecnologia que garanta redundância, na implementação de processos de autenticação fortes e rigorosos, na elaboração de planos de contingência e na definição de protocolos de segurança, entre outros aspetos.
    •  

    • Apoio técnico contínuo: os serviços de uma consultora tecnológica não se esgotam no levantamento das necessidades e no desenvolvimento e implementação das soluções. Há também um acompanhamento técnico próximo, eficaz e contínuo, que é vital para a resolução de dúvidas ou problemas que possam existir, mas também para assegurar que as ferramentas tecnológicas estão sempre atualizadas e que a sua equipa tem a formação adequada.

    Torna-se assim claro que os consultores são um parceiro estratégico de qualquer empresa que queira manter-se competitiva e produtiva. Se quer colocar a sua empresa na linha da frente da digitalização, mas tem dúvidas sobre como fazê-lo, entre em contacto connosco. Na Alvo, temos uma experiência sólida na implementação de soluções e ferramentas de software e uma equipa composta pelos melhores consultores do mercado para apoiá-lo neste processo. Ligue grátis 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para [email protected].