800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Como potenciar o seu negócio na Black Friday

Sabia que as vendas na Black Friday em Portugal subiram o ano passado 607% face a 2016 e que o crescimento acumulado desde 2015 ultrapassa os 1000%? Prepara-se da melhor forma para este importante dia e veja como pode potenciar o seu negócio



A Black Friday chega no próximo dia 23 de novembro, abrindo oficialmente a temporada das compras de Natal com as famosas promoções que os retalhistas aproveitam para fazer, e que provocam a loucura um pouco por todo o mundo. Celebrada na primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos EUA, todas as empresas com loja aberta – seja ela física ou virtual – encaram este dia como uma oportunidade para impulsionar as vendas e dar o mote para um final de ano animador. A grande pergunta que se coloca é: Como potenciar o negócio na Black Friday?

De facto, neste dia pode ser muito ténue a linha que separa o sucesso da tragédia. Embora o consumidor procure o maior desconto ou o menos preço, ele não está totalmente desinformado e sabe muitas vezes o que é que procura, sendo aliás bastante provável que já siga esses bens há algum tempo e esteja consciente das respetivas evoluções de preços. Claro que haverá também muitos clientes de ocasião, que compram mais pelo impulso do que propriamente pela necessidade.
Seja qual for o caso, é importante que esteja atento a alguns conselhos que podem ajudar a potenciar o seu negócio já nesta Black Friday.

Planeie com a devida antecedência


Comece por analisar os dados consolidados das vendas para poder preparar cuidadosamente a melhora estratégia. Use esse histórico para estudar comportamentos de compra, prever ações do consumidor, planear a divulgação de produtos (mobile, redes sociais, landing pages, SEO e email marketing são excelentes apostas), traçar metas para no final do dia ampliar as oportunidades de venda. Anote cada um dos pontos de stress que têm obrigatoriamente de funcionar bem para que nada falhe ou fique esquecido: É meio caminho andado para o sucesso.


Identifique os produtos e defina os descontos


Esta poderá ser a oportunidade perfeita para escoar aqueles produtos que não têm tido grande saída. Mas não se concentre demasiado apenas nesses, até porque se tiver descontos em apenas poucos produtos dificilmente irá seduzir um grande e diversificado leque de consumidores a visitarem a sua loja, por muito fortes que esses descontos possam ser. Aposte antes em seduzir o maior número possível de clientes com bons descontos ou preços apelativos em toda a oferta. O lucro por produto será menor, mas o volume compensará. Crie edições limitadas e kits e pondere inclusive a oferta do envio.


Confira o stock e a infraestrutura


É crucial conferir o stock em armazém e providenciar que os produtos que pretende ter nas prateleiras vão efetivamente lá estar quando abrir as portas (físicas ou virtuais) na Black Friday. Poderá assim conseguir que a venda em volume compense o menor lucro por produto, entre outros impactes positivos. A infraestrutura é igualmente vital: Numa loja física, reforce a segurança; na loja online, assegure que os servidores estão preparados para suportar os acessos e pedidos extra. Faça testes antecipadamente para aferir a real capacidade.


Atenção à qualidade do atendimento


Os descontos grandes normalmente trazem consigo a loucura e algum caos, mas a forma como trata os seus clientes não pode variar em função disso. Ofereça o melhor atendimento possível, mesmo que o ambiente ou os servidores estejam a ferver. No caso das lojas online atenção ao tempo de envio – pondere reforçar os recursos humanos para dar resposta em tempo útil à previsivelmente muito maior quantidade de pedidos. Escusado será dizer que um cliente satisfeito é a melhor publicidade que se pode ter – e ainda recebe por isso.


Aproveite para captar e fidelizar clientes


A venda não termina no momento em que o cliente recebe o que comprou. Por muito fundamental que este ponto seja, é apenas um passo numa estratégia de longo prazo que visa a fidelização. Envie-lhes e-mails ou SMS a agradecer a compra ou vales de desconto para potenciar novos negócios. A partir de determinado valor, poderá equacionar incluir um mimo juntamente com os bens adquiridos. Cative os clientes e verá que eles voltarão em breve para repetir compras em datas especiais. E não se esqueça de que o Natal está aí à porta…

Tudo isto permite potenciar o seu negócio na Black Friday. Trata-se efetivamente de um dia especial para aumentar as vendas, sendo fundamental conseguir cativar os consumidores. As estratégias digitais são essenciais neste aspeto, despertando-lhes a atenção e apontando-lhes o caminho. Depois é só esperar que a Black Friday chegue, concretizar as vendas e dar a devida importância ao processo de fidelização de clientes. Um último conselho: Trate os clientes com honestidade e faça o melhor desconto possível. Verá que compensa.

A Alvo pode ajudar a sua empresa a definir uma estratégia de sucesso para a Black Friday e não só. Contacte-nos via email ou ligue grátis através do 800 789 789.