800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Blockchain: a revolução do mundo dos negócios

Segundo o Global Blockchain Survey 2019, da Deloitte, 53% das empresas inquiridas naquele estudo (de 12 países e 4 continentes diferentes) admitem que o Blockchain é uma das suas prioridades ao nível tecnológico, um aumento de 10% relativamente ao inquérito do ano anterior. E de acordo com a norte-americana Okta, 61% das empresas digitais de topo estão a investir no Blockchain. Assiste-se hoje em todo o mundo a uma corrida ao investimento nesta tecnologia. Mas afinal o que é o tão badalado Blockchain?

O que é o Blockchain?
 
Na sua essência, o Blockchain funciona como um sistema de registo virtual de transações, quer de dinheiro (essencialmente as chamadas criptomoedas), quer de informação (como os dados relativos ao rastreamento de um produto ou a partilha de dados pessoais). A grande diferença do Blockchain em relação às demais ferramentas é que as transações não podem ser modificadas ou manipuladas após serem registadas, resultando num sistema mais confiável, rápido e barato. São essas as suas vantagens ¬— maior transparência, menores riscos, menores custos e transações mais rápidas.
 
A plataforma da criptomoeda
 
As criptomoedas são moedas virtuais, consideradas por muitos especialistas a moeda do futuro. Existem várias, como a Litecoin e a Ethereum, mas a mais conhecida é a Bitcoin, já usada em diversos meios e por diferentes tipos de entidades. As transações electrónicas vieram para ficar e é por isso que a Blockchain, a plataforma de base de funcionamento das criptomoedas, assume um papel tão relevante nesta era digital.
 
O potencial do Blockchain é enorme e espera-se que revolucione não só a forma como fazemos transações, como a própria troca de informações, bens e dinheiro entre empresas. Exemplos de áreas de negócio que estão adoptar o Blockchain incluem retalho, banca, seguros, mercados financeiros e até entidades governamentais. As possíveis aplicações são inúmeras: compra de bilhetes, pagamentos globais, rastreamento de produtos, identificação digital, detecção de fraude, gestão de queixas, etc.

 
 
 
 
Blockchain: revolução do mundo dos negócios Blockchain: revolução do mundo dos negócios

Blockchain: um novo paradigma na segurança digital?

Apesar de não ser imune a ataques, o Blockchain tem vindo a assumir-se como uma plataforma mais segura e transparente, reforçando a confiança nas transações digitais. Qualquer movimento suspeito pode ser facilmente localizado, seja entre particulares ou entre empresas e organizações. A rastreabilidade é permanente e a confidencialidade assegurada. Sendo uma tecnologia altamente inovadora, torna muito difícil a alteração os dados guardados, conferindo-lhe uma índole de segurança, mas também mais apetecível a cibercriminosos.
 
O potencial do Blockchain é imenso e está a ser demonstrado de várias formas, inclusive por empresas portuguesas. Na Alvo estamos atentos ao despontar do Blockchain, cientes que poderá impactar a sua empresa, trazendo todos os benefícios conhecidos, mas também possíveis vulnerabilidades (como qualquer tecnologia inovadora). É por isso que trabalhamos continuamente no desenvolvimento de produtos que protejam o seu negócio, como o WatchGuard ou a Monitorização de Redes, soluções que mantêm a sua rede protegida, permitindo que a sua empresa concentre-se apenas no negócio.
 
 
Na Alvo, estamos ao seu dispor para o apoiar nas necessidades do seu negócio. Ligue grátis 800 789 789 ou envie um e-mail para [email protected]