O que ganha o seu negócio ao integrar Business Intelligence no ERP?
Acrescentar uma camada extra de inteligência aos dados já existentes no seu ERP permite-lhe obter novas informações que fazem a diferença para tomar decisões estratégicas na sua empresa. Mais do que apenas mostrar indicadores históricos, o reporting em Business Intelligence é visualmente intuitivo, preditivo e preparado para o ajudar a identificar, desenvolver e criar novas oportunidades de negócio. No fundo, trata-se de levar o seu ERP a um nível estratégico superior, no qual operação, informação e estratégia de negócios se alinham na perfeição.
Fique a par das principais vantagens desta integração:
1. Menos custos na configuração de sistemas
É mais eficiente integrar uma solução de Business Analytics no ERP da sua empresa do que começar tudo de raiz. Com o ERP, as diferentes áreas de negócio já estão integradas num único sistema, que serve de fonte única de informação aos dashboards de Business Analytics. Sem um ERP de base, necessita de proceder à introdução manual de dados de diferentes fontes ou, para elevar a fiabilidade da informação, investir na integração dos diferentes sistemas.
2. Maior retorno do investimento no ERP
Integrar uma solução de Business Analytics no ERP cria, de imediato, um valor acrescentado ao seu software de gestão. Não só garante que os dados das diferentes áreas serão orientados para construir informação de negócio relevante, como conseguirá detetar rapidamente quais são os pontos frágeis de cada processo e o que precisa de ser otimizado. É também uma oportunidade de melhorar continuamente os seus processos, com base nos dashboards de negócio obtidos.
3. Apoio robusto à sua tomada de decisão
Nenhuma solução conhece tão bem a sua empresa como o seu software de gestão. Afinal, é por aqui que passam os diferentes processos, workflows, documentos e tarefas de toda a sua organização. No entanto, pode ser complexo olhar para os dados gerados no ERP e retirar insights relevantes para decisões estratégicas. Até porque, quanto maior a sua empresa, maior a quantidade de dados gerados a cada minuto, que acabam por ser desperdiçados sem o devido tratamento. Quando se junta Business Intelligence à equação, os dados são tratados automaticamente, em tempo real, e numa perspetiva de gerar valor e lógica de negócio. Desta forma, terá sempre ao seu dispor análises rigorosas transversais (ou por área de negócio) que lhe dão a segurança de tomar decisões bem fundamentadas, ao nível estratégico ou operacional.
4. Informação mais relevante, em menos tempo
Com as tecnologias de Business Analytics, obterá informação de valor acrescentado sobre o seu negócio, com maior velocidade. Os grandes volumes de dados gerados pela sua operação (inseridos no ERP) passam a ser rapidamente tratados e apresentados em dashboards relevantes, compreensíveis à primeira vista (graças à componente visual intuitiva) e que respondem às suas necessidades específicas. O que também significa que passará menos tempo a encontrar a informação de que precisa e a combinar diferentes indicadores – logo, a sua tomada de decisão torna-se mais rápida.
5. Extrair sentido de todos os dados em tempo real
Uma das grandes vantagens de integrar o seu ERP e uma solução de Business Intelligence é conseguir obter, em tempo real, uma visão completa sobre o que está a decorrer no momento. A Business Intelligence tira partido dos dados inseridos no ERP, à medida que os processos decorrem na empresa (como a informação de novas vendas ou o estado de produção de uma encomenda, por exemplo). Mais do que olhar para dados isolados que são inseridos no ERP, vai passar a obter dashboards estruturados de informação que o apoiam nas decisões a ser tomadas no imediato.
6. Maior alinhamento estratégico
Trazer a componente de analítica de última geração à sua empresa contribui para harmonizar a informação produzida e tratada nos diferentes departamentos, assim como para alinhar estrategicamente toda a organização. O ERP é o primeiro passo para colocar as várias áreas internas a “falar” a uma só voz, com processos sistematizados e coordenados entre departamentos. No entanto, a Business Intelligence vai mais longe, uma vez que elimina a necessidade de diferentes relatórios por departamento (muitas vezes com dados que não coincidem entre si): a informação sistematizada dos dashboards passa a ser partilhada por toda a empresa, incentivando um maior alinhamento organizacional. Em paralelo, a disseminação destes padrões de análise rigorosos permitem melhorar as práticas de gestão em todas as áreas da empresa e reduzir erros na passagem de informação.
7. Informação dinâmica e à medida
Cada negócio tem as suas especificidades e cada gestor tem, a cada momento, necessidades específicas de reporting. Além disso, a informação requerida pela gestão de topo pode ser bastante diferente daquela que um diretor de departamento precisa. Por isso, não faz sentido que os dashboards de negócio sejam estáticos e sempre iguais, independentemente do perfil de quem os vê. Para contrariar esta limitação – com repercussões sérias na tomada de decisão – a Business Intelligence permite personalizar as análises feitas, combinando diferentes indicadores à medida de cada necessidade. E, a somar, oferece diferentes níveis de detalhe e acesso, para que a informação seja sempre a mais indicada e útil a cada perfil de utilizador.