800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







Adicionar Business Intelligence ao seu ERP? Conheça as vantagens

Gerir uma empresa na era digital é contar com inúmeras ferramentas que facilitam o dia a dia das organizações e apoiam a tomada de decisão. Entre tantas opções, começam as dúvidas: deve investir num ERP ou numa ferramenta de Business Intelligence? Saiba que o melhor é mesmo integrar as duas soluções numa só e avançar para uma nova era de gestão – mais segura, veloz e certeira.


Desde a sua origem, nos anos 90, que a Business Intelligence tem sido frequentemente comparada às soluções de ERP (Enterprise Resource Planning, também chamado de software de gestão). Afinal, ambos atuam nos “bastidores” das organizações e ambos são ferramentas analíticas que agregam informação interna e apoiam a gestão.
 
Apesar das tentativas de comparação, estas duas soluções não concorrem entre si. Em vez de dois atletas em competição, podemos ver Business Intelligence e ERP como uma mesma equipa numa prova de estafetas: juntos geram mais valor e, quanto mais integrada for a passagem de testemunho, melhor será a prestação da equipa na corrida.
 

O mesmo se aplica ao seu negócio: quanto maior a integração entre Business Intelligence e ERP, maior será a vantagem competitiva no mercado e melhor o desempenho da sua empresa.

O que distingue ERP e Business Intelligence?


O ERP nasceu para sistematizar processos das diferentes áreas de uma empresa, recolhendo e integrando a informação dos vários departamentos num só sistema (e base de dados partilhada). Esta é, por isso, uma solução fundamental para apoiar a transformação digital das organizações, sem sobressaltos.
 
Já as tecnologias de Business Intelligence concentram-se nos dados existentes para que, a partir de uma recolha inicial, estes sejam estruturados em informação diferenciadora com um único propósito: apoiar a sua tomada de decisão. Com esta ferramenta, terá acesso a relatórios, dashboards, analítica online, mineração de dados e análises intuitivas que fornecem um retrato assertivo do seu negócio. E o melhor? Poderá obter cenários históricos, gráficos em tempo real ou mesmo olhar para o futuro, com análises preditivas relativas às diferentes áreas da sua organização.

Duas tecnologias, uma integração estratégica


A partir daqui, é fácil perceber que as empresas só têm a ganhar quando juntam as duas tecnologias. O ERP permite concentrar toda a informação da empresa num só sistema, uniformizando processos e dados que, de outra forma, estariam dispersos. Quando a este sistema se integra uma ferramenta robusta de Business Intelligence, os negócios ganham uma layer adicional de inteligência, com informação de valor acrescentado.
 
Por um lado, a informação já agregada pelo ERP passa a ser estruturada automaticamente em informação de negócio mais intuitiva, mais pragmática e com um maior racional estratégico. Por outro lado, o próprio reporting de Business Intelligence é mais rápido e fiável, já que é baseado numa única fonte para toda a empresa (ERP) e não numa recolha manual de fontes dispersas.

O que ganha o seu negócio ao integrar Business Intelligence no ERP?


Acrescentar uma camada extra de inteligência aos dados já existentes no seu ERP permite-lhe obter novas informações que fazem a diferença para tomar decisões estratégicas na sua empresa. Mais do que apenas mostrar indicadores históricos, o reporting em Business Intelligence é visualmente intuitivo, preditivo e preparado para o ajudar a identificar, desenvolver e criar novas oportunidades de negócio. No fundo, trata-se de levar o seu ERP a um nível estratégico superior, no qual operação, informação e estratégia de negócios se alinham na perfeição.
 
Fique a par das principais vantagens desta integração:
 
1. Menos custos na configuração de sistemas
 
É mais eficiente integrar uma solução de Business Analytics no ERP da sua empresa do que começar tudo de raiz. Com o ERP, as diferentes áreas de negócio já estão integradas num único sistema, que serve de fonte única de informação aos dashboards de Business Analytics. Sem um ERP de base, necessita de proceder à introdução manual de dados de diferentes fontes ou, para elevar a fiabilidade da informação, investir na integração dos diferentes sistemas.
 
2. Maior retorno do investimento no ERP
 
Integrar uma solução de Business Analytics no ERP cria, de imediato, um valor acrescentado ao seu software de gestão. Não só garante que os dados das diferentes áreas serão orientados para construir informação de negócio relevante, como conseguirá detetar rapidamente quais são os pontos frágeis de cada processo e o que precisa de ser otimizado. É também uma oportunidade de melhorar continuamente os seus processos, com base nos dashboards de negócio obtidos.
 
3. Apoio robusto à sua tomada de decisão
 
Nenhuma solução conhece tão bem a sua empresa como o seu software de gestão. Afinal, é por aqui que passam os diferentes processos, workflows, documentos e tarefas de toda a sua organização. No entanto, pode ser complexo olhar para os dados gerados no ERP e retirar insights relevantes para decisões estratégicas. Até porque, quanto maior a sua empresa, maior a quantidade de dados gerados a cada minuto, que acabam por ser desperdiçados sem o devido tratamento. Quando se junta Business Intelligence à equação, os dados são tratados automaticamente, em tempo real, e numa perspetiva de gerar valor e lógica de negócio. Desta forma, terá sempre ao seu dispor análises rigorosas transversais (ou por área de negócio) que lhe dão a segurança de tomar decisões bem fundamentadas, ao nível estratégico ou operacional.
 
4. Informação mais relevante, em menos tempo
 
Com as tecnologias de Business Analytics, obterá informação de valor acrescentado sobre o seu negócio, com maior velocidade. Os grandes volumes de dados gerados pela sua operação (inseridos no ERP) passam a ser rapidamente tratados e apresentados em dashboards relevantes, compreensíveis à primeira vista (graças à componente visual intuitiva) e que respondem às suas necessidades específicas. O que também significa que passará menos tempo a encontrar a informação de que precisa e a combinar diferentes indicadores – logo, a sua tomada de decisão torna-se mais rápida.
 
5. Extrair sentido de todos os dados em tempo real
 
Uma das grandes vantagens de integrar o seu ERP e uma solução de Business Intelligence é conseguir obter, em tempo real, uma visão completa sobre o que está a decorrer no momento. A Business Intelligence tira partido dos dados inseridos no ERP, à medida que os processos decorrem na empresa (como a informação de novas vendas ou o estado de produção de uma encomenda, por exemplo). Mais do que olhar para dados isolados que são inseridos no ERP, vai passar a obter dashboards estruturados de informação que o apoiam nas decisões a ser tomadas no imediato.
 
6. Maior alinhamento estratégico
 
Trazer a componente de analítica de última geração à sua empresa contribui para harmonizar a informação produzida e tratada nos diferentes departamentos, assim como para alinhar estrategicamente toda a organização. O ERP é o primeiro passo para colocar as várias áreas internas a “falar” a uma só voz, com processos sistematizados e coordenados entre departamentos. No entanto, a Business Intelligence vai mais longe, uma vez que elimina a necessidade de diferentes relatórios por departamento (muitas vezes com dados que não coincidem entre si): a informação sistematizada dos dashboards passa a ser partilhada por toda a empresa, incentivando um maior alinhamento organizacional. Em paralelo, a disseminação destes padrões de análise rigorosos permitem melhorar as práticas de gestão em todas as áreas da empresa e reduzir erros na passagem de informação.
 
7. Informação dinâmica e à medida
 
Cada negócio tem as suas especificidades e cada gestor tem, a cada momento, necessidades específicas de reporting. Além disso, a informação requerida pela gestão de topo pode ser bastante diferente daquela que um diretor de departamento precisa. Por isso, não faz sentido que os dashboards de negócio sejam estáticos e sempre iguais, independentemente do perfil de quem os vê. Para contrariar esta limitação – com repercussões sérias na tomada de decisão – a Business Intelligence permite personalizar as análises feitas, combinando diferentes indicadores à medida de cada necessidade. E, a somar, oferece diferentes níveis de detalhe e acesso, para que a informação seja sempre a mais indicada e útil a cada perfil de utilizador.

Uma nova era na gestão do seu negócio


Na Alvo, temos uma vasta experiência na integração de Business Intelligence com o ERP Primavera, de forma a que as empresas acelerem a sua tomada de decisão, disponham de informação imediata sobre o seu negócio e ganhem maior capacidade e inteligência preditiva.
 
Com a solução https://www.alvo.com/software-de-gestao/business-intelligence/primavera-business-analytics/, a sua estratégia de negócio vai ganhar robustez e maior fundamento analítico, além de conseguir tirar partido de vantagens específicas:

  • Um conjunto de dashboards prontos a usar para as diferentes áreas da empresa (Contabilidade e Finanças, Marketing e Vendas, Gestão de Materiais, Produção, Recursos Humanos e Análise Orçamental de Entidades Públicas), que já vêm de base com a solução e facilitam o uso desta ferramenta;
  • Custos de customização reduzidos;
  • Acesso aos dashboards a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

 

Está pronto para ganhar vantagem competitiva e ver a sua empresa com um detalhe de negócio que até aqui desconhecia? Para saber mais sobre como levar Business Intelligence à sua empresa, contacte-nos pelo e-mail [email protected] ou ligue grátis 800 789 789.