800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







6 vantagens da cloud para o seu negócio

As soluções que a cloud oferece são determinantes para a competitividade do seu negócio, especialmente agora, com os desafios decorrentes da pandemia da Covid-19 e a necessidade de uma rápida transformação digital das empresas. Apostar em soluções mais seguras e que permitem trabalhar a partir de qualquer parte do mundo é um passo essencial para estar à frente da concorrência e ter uma capacidade de resposta à altura do contexto que atravessamos. Descubra as principais vantagens que a cloud lhe traz.

 

A tecnologia evolui a uma velocidade surpreendente. Antes do desenvolvimento da cloud, as empresas executavam software e aplicações alojadas localmente nos seus servidores e dispositivos. O rápido desenvolvimento da tecnologia permitiu que surgissem novas alternativas, mais fáceis, mais adaptáveis e, acima de tudo, mais rentáveis para as empresas. As vantagens da cloud – acesso a serviços e recursos diretamente via Internet – tornaram-se evidentes.
 
O cloud computing (termo que inclui a disponibilização de software, bases de dados, armazenamento e outros serviços TI diretamente na cloud) não é apenas uma solução moderna e inovadora, mas também um modelo de negócio relativamente novo, aplicável a negócios de qualquer setor e dimensão. Entre as inúmeras soluções baseadas na cloud que podem apoiar a transformação digital do seu negócio estão, por exemplo, a plataforma Microsoft Azure, tecnologias de cibersegurança e a versão 10 do software de gestão Primavera (que apresenta um modelo híbrido entre on premises e cloud).
 

Descubra as seis maiores vantagens da cloud para o desempenho, rapidez e competitividade da sua empresa.

1. Flexibilidade


As empresas que adotaram a cloud nas operações diárias destacam o benefício tecnológico de ‘largar amarras’ do escritório, para uma maior produtividade a partir de qualquer lugar. Esta é a característica da cloud que, num ano marcado pelo teletrabalho, permite à sua empresa continuar a funcionar a 100% perante qualquer cenário. Se os seus colaboradores necessitarem de aceder a documentos ou dados em casa (ou noutro local fora do escritório), a cloud permite-lhes interagir com o escritório virtual, de forma rápida, segura e sem esforço, sempre que precisarem, através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

 
 

2. Menos custos


O cloud computing reduz o elevado investimento necessário em infraestruturas físicas de TI. A sua empresa tem de pagar apenas o serviço (software, armazenamento ou aplicações, entre outros) de acordo com as necessidades e dimensão do negócio, num modelo baseado em assinatura. Se juntar a este modelo de custos, a facilidade de configuração e gestão de serviços em cloud, o que parecia um projeto de TI demasiado ambicioso para a sua empresa torna-se em algo muito simples e acessível.

Cloud

3. Escala


Os serviços na cloud são ideais para empresas com necessidades crescentes ou oscilantes (fruto de uma maior sazonalidade, por exemplo). Se as suas necessidades aumentam, é fácil aumentar a sua capacidade de armazenamento na cloud. O inverso também se aplica, evitando que esteja a investir em infraestrutura e recursos TI de que não precisa e que acabam por sobrecarregar a sua empresa. A flexibilidade de escala é uma máxima da cloud, permitindo uma adaptação mais rápida à evolução de cada negócio, com maior agilidade operacional.

 
 

4. Resiliência anti imprevistos


Roubos, curto-circuitos, desastres ou qualquer outro imprevisto afetaram os seus equipamentos locais de TI? Agora a prioridade é a recuperação para que o seu negócio volte a estar operacional, com o mínimo de custos. Ao adotar serviços na cloud tem a tranquilidade de saber que, em caso de imprevistos na infraestrutura física, a informação e os processos são facilmente recuperáveis: mesmo que não lhes consiga aceder no imediato, por avaria dos equipamentos, todos os dados continuam na cloud, em segurança e sem danos, à sua espera. A recuperação de informação é, assim, mais rápida e mais económica do que quando todos os serviços estão alojados localmente.

5. Nunca perca uma atualização

 


Uma das vantagens da cloud é que os servidores estão fora das instalações, logo, a respetiva atualização não está diretamente dependente da sua empresa. O seu fornecedor de serviços cloud é responsável por atualizar o software regularmente – incluindo atualizações de segurança. Assim, vai ficar com mais tempo disponível para se concentrar nas coisas que importam, como a evolução do seu negócio, com a garantia de que a versão que tem do seu software é sempre a mais recente e a mais robusta contra ciberataques e bugs.

 
 

6. Colaboração

 


Quando os seus colaboradores podem aceder, editar e partilhar documentos a qualquer hora e de qualquer local, podem fazer mais e melhor juntos. A colaboração é uma das grandes vantagens da cloud para concretizar o modern workplace, criando condições para um verdadeiro trabalho participativo das equipas, mesmo em trabalho remoto. O fluxo de trabalho na cloud e as aplicações de partilha de arquivos ajudam a criar equipas mais produtivas em todos os processos da sua organização, com maior rapidez e agilidade.


Estas são algumas das principais vantagens da cloud que fazem toda a diferença na gestão empresarial, sobretudo na atual conjuntura. Na Alvo, a nossa missão é apoiar as empresas portuguesas na transformação digital do negócio, para que possam estar mais preparadas para resistir e prosperar nas circunstâncias que atravessamos.
 
A cloud é hoje, mais do que nunca, vital. Conte connosco para aproveitar, ao máximo, todas as vantagens. Ligue grátis 800 789 789 ou contacte-nos por e-mail para [email protected]. Com o nosso apoio, nunca foi tão fácil dar o primeiro passo na cloud.