O que é o 5G?
 
 
 
 
O que vai mudar na rede?
É a característica mais distinta do 5G em relação às gerações anteriores e diz respeito ao tempo de resposta da rede (quanto menor a latência, menor o tempo necessário entre enviar e receber informação). Para comparação, a latência da 4G é de cerca de 50 milissegundos, enquanto a 5G pode chegar a mínimos de um milissegundo, apenas (400 vezes mais rápido do que um piscar de olhos). A latência baixa significa que a rede passa a ter capacidade de garantir uma reação em verdadeiro “tempo real” entre dispositivos.
 
As redes 5G conseguem também suportar mais dispositivos conectados e em comunicação uns com os outros, sem interação humana. Esta capacidade irá acelerar a comunicação entre equipamentos para níveis até agora desconhecidos. Estima-se que o 5G tenha uma capacidade de conectar 500 vezes mais dispositivos conectados do que o 4G.
 
É a vantagem mais comum quando as redes móveis evoluem uma geração – e o 5G não é exceção (elevando a fasquia para valores impressionantes). Atualmente, a velocidade de download em 5G é, em média, cerca de seis vezes mais rápida (entre 100 e 200 Mbps) do que o 4G. Mais o potencial da rede não se esgota por aqui: estima-se que, à medida que a tecnologia 5G evolua, a a velocidade de download ultrapasse os 10Gbps. Trocado por miúdos? É a capacidade de descarregar um filme HD em menos de um segundo.
 
Nem todos os 5G são iguais. A tecnologia está dividida em três “camadas”: high-band, mid-band e low-band. A primeira funciona em frequências muito altas e é o 5G em estado puro (com velocidades atuais de 1-2Gbps), mas não está incluída no primeiro leilão da Anacom. Já na low-band, a velocidade é pouco maior do que nas redes 4G.
Qual o potencial do 5G para empresas?
 
O 5G para empresas permitirá tornar mais fácil este “novo normal” em que vivemos. A nova geração de redes coloca, por exemplo, um ponto final nas reuniões remotas com falhas e “soluços” que perturbam a produtividade de uma equipa em teletrabalho. E permite que ficheiros pesados de vídeo e imagem sejam enviados e descarregados em segundos entre clientes e fornecedores, a partir de qualquer localização do mundo com cobertura 5G.
 
Esta experiência da conectividade vai além do enriquecimento da experiência de comunicação móvel. Com a maior capacidade da rede e a evolução da comunicação entre equipamentos, poderá começar a explorar formas de aproveitar a Internet of Things em benefício do seu negócio. Desde o rastreamento e otimização de rotas em tempo real até à maior automatização da gestão à distância de ativos (com a ajuda de sensores, equipamentos e prateleiras de carga inteligentes, por exemplo), o 5G permite ganhar maior eficiência nos processos, maior rapidez na comunicação em tempo real e maior fiabilidade nos dados transmitidos.
 
A melhoria das conexões do dia a dia de uma empresa é apenas a ponta do potencial 5G no mundo empresarial. A evolução das redes abre caminho à transformação de processos e serviços, mas também a novas atividades e aplicações no seu ramo de atividade.
 
Com as redes reforçadas, poderá começar a testar (ou consolidar) o potencial das simulações virtuais para mostrar, à distância, os seus produtos e serviços: aplicações de realidade virtual, realidade aumentada, gaming e 3D ganham novas dimensões com o 5G. Há também muito por explorar no desempenho de atividades remotas e na conexão entre diferentes dispositivos.
Que setores vão beneficiar mais do 5G?
O 5G põe em prática, de forma muito mais ágil, a indústria 4.0. Com comunicações mais rápidas, mais dados transmitidos e tempos de resposta em tempo real, espera-se um salto qualitativo da fábrica inteligente, com melhor interconexão entre sensores e equipamentos.
 
Mais do que tornar a experiência de compra online mais rápida, o 5G vem dar novas possibilidades de esbater fronteiras entre a loja física e o eCommerce. A experiência da loja 5G promete ser mais individualizada e tecnológica, com a possibilidade de novas apps de realidade virtual e aumentada ou a comunicação e processamento de dados em tempo real para personalizar a experiência de compra.
 
Além de melhorar a experiência da robótica em controlo remoto via Cloud (em cirurgias à distância, por exemplo), o 5G permitirá uma transmissão de dados clínicos em tempo real e de forma mais fiável (útil, por exemplo, para obter diagnósticos precoces e mais precisos). É também uma oportunidade para avançar hospitais inteligentes, com novas capacidades de prestar melhores cuidados aos pacientes dentro e fora do ambiente hospitalar (com sensores e partilha de dados entre o hospital, casa, farmácia e ginásio, por exemplo).