800 789 789

Deseja ser contactado ou tem alguma questão acerca da nossa oferta?







5G para empresas: o que vai mudar no seu negócio?

É um dos tópicos mais falados quando o tema é tecnologia emergente, mas nem todos sabem exatamente o que é, para que serve e o que realmente vai mudar com o 5G. Mais do que uma melhoria do 4G, as redes 5G prometem revolucionar a forma como comunicamos e trazer novas oportunidades para o seu negócio. Descubra o impacto do 5G para empresas.


O 5G já chegou a Portugal através de experiências-piloto, mas o arranque da tecnologia a maior escala no país está previsto para o próximo ano. O leilão da Anacom para a utilização de frequências para 5G – da responsabilidade das operadoras – arranca em outubro, com a atribuição efetiva de frequências em 2021. A implementação gradual destas redes de comunicação significa que a qualidade das conexões entre equipamentos vai dar um ‘passo de gigante’ e isso só podem ser boas notícias para o seu negócio.
 
 

O que é o 5G?


Trata-se da mais recente geração tecnológica de redes públicas de comunicação sem fios responsáveis pela ligação de equipamentos (telemóveis, computadores e eletrodomésticos smart, por exemplo) entre si e também à Internet. Aplica-se a lógica que imperou nas anteriores mudanças de geração de redes: quanto mais recente a geração, maior a qualidade das comunicações.
 
No entanto, a passagem tecnológica entre esta 5G e a precedente 4G (que usamos atualmente quando saímos da zona abrangida pelo sinal Wi-Fi e precisamos de nos ligar à Internet para comunicar e trabalhar remotamente) é mais um “salto de gigante” do que uma simples melhoria em relação às telecomunicações que tão bem conhecemos. Daí também o nível de interesse mundial em torno do 5G para empresas.
 
O que torna o 5G tão diferente das anteriores gerações de rede é que opera apenas em altas frequências, através de uma rede de pequenas torres e antenas de telecomunicações muito próximas umas das outras (que contrastam com as grandes torres 4G, com grandes distâncias entre elas e transmissão em baixa frequência). Esta nova geração implica a instalação de nova tecnologia nas torres (baseada na Cloud), assim como novos equipamentos compatíveis com o 5G.
 
 

 
 
 
 
5G

O que vai mudar na rede?

  • Tempos de resposta mais rápido (latência ultrabaixa)

É a característica mais distinta do 5G em relação às gerações anteriores e diz respeito ao tempo de resposta da rede (quanto menor a latência, menor o tempo necessário entre enviar e receber informação). Para comparação, a latência da 4G é de cerca de 50 milissegundos, enquanto a 5G pode chegar a mínimos de um milissegundo, apenas (400 vezes mais rápido do que um piscar de olhos). A latência baixa significa que a rede passa a ter capacidade de garantir uma reação em verdadeiro “tempo real” entre dispositivos.
 

  • Maior capacidade da rede

As redes 5G conseguem também suportar mais dispositivos conectados e em comunicação uns com os outros, sem interação humana. Esta capacidade irá acelerar a comunicação entre equipamentos para níveis até agora desconhecidos. Estima-se que o 5G tenha uma capacidade de conectar 500 vezes mais dispositivos conectados do que o 4G.
 

  • Maior velocidade (download e upload)

É a vantagem mais comum quando as redes móveis evoluem uma geração – e o 5G não é exceção (elevando a fasquia para valores impressionantes). Atualmente, a velocidade de download em 5G é, em média, cerca de seis vezes mais rápida (entre 100 e 200 Mbps) do que o 4G. Mais o potencial da rede não se esgota por aqui: estima-se que, à medida que a tecnologia 5G evolua, a a velocidade de download ultrapasse os 10Gbps. Trocado por miúdos? É a capacidade de descarregar um filme HD em menos de um segundo.
 
Nem todos os 5G são iguais. A tecnologia está dividida em três “camadas”: high-band, mid-band e low-band. A primeira funciona em frequências muito altas e é o 5G em estado puro (com velocidades atuais de 1-2Gbps), mas não está incluída no primeiro leilão da Anacom. Já na low-band, a velocidade é pouco maior do que nas redes 4G.

Qual o potencial do 5G para empresas?


Com tempo de resposta, capacidade e velocidade reforçadas, as redes de última geração prometem impactar qualquer negócio, em cinco grandes eixos:
 

  • Mobilidade
  • Produtividade
  • Trabalho remoto
  • Controlo em tempo real de operação e produção
  • Simulações virtuais
  •  
    O 5G para empresas permitirá tornar mais fácil este “novo normal” em que vivemos. A nova geração de redes coloca, por exemplo, um ponto final nas reuniões remotas com falhas e “soluços” que perturbam a produtividade de uma equipa em teletrabalho. E permite que ficheiros pesados de vídeo e imagem sejam enviados e descarregados em segundos entre clientes e fornecedores, a partir de qualquer localização do mundo com cobertura 5G.
     
    Esta experiência da conectividade vai além do enriquecimento da experiência de comunicação móvel. Com a maior capacidade da rede e a evolução da comunicação entre equipamentos, poderá começar a explorar formas de aproveitar a Internet of Things em benefício do seu negócio. Desde o rastreamento e otimização de rotas em tempo real até à maior automatização da gestão à distância de ativos (com a ajuda de sensores, equipamentos e prateleiras de carga inteligentes, por exemplo), o 5G permite ganhar maior eficiência nos processos, maior rapidez na comunicação em tempo real e maior fiabilidade nos dados transmitidos.
     
    A melhoria das conexões do dia a dia de uma empresa é apenas a ponta do potencial 5G no mundo empresarial. A evolução das redes abre caminho à transformação de processos e serviços, mas também a novas atividades e aplicações no seu ramo de atividade.
     
    Com as redes reforçadas, poderá começar a testar (ou consolidar) o potencial das simulações virtuais para mostrar, à distância, os seus produtos e serviços: aplicações de realidade virtual, realidade aumentada, gaming e 3D ganham novas dimensões com o 5G. Há também muito por explorar no desempenho de atividades remotas e na conexão entre diferentes dispositivos.

    Que setores vão beneficiar mais do 5G?


    A evolução das redes vai ser benéfica para a evolução da capacidade de comunicação móvel de qualquer empresa. Independente da indústria ou do setor de atividade, o 5G para empresas vai ser particularmente relevante para negócios de perfil inovador, que aproveitem a tecnologia para lançar novos serviços e produtos, mas também para repensar processos internos – além da eficiência, esta é uma ponte para menores custos e para uma diferenciação de mercado.
     
    Estes são alguns dos setores que o 5G promete transformar:

    • Produção industrial

    O 5G põe em prática, de forma muito mais ágil, a indústria 4.0. Com comunicações mais rápidas, mais dados transmitidos e tempos de resposta em tempo real, espera-se um salto qualitativo da fábrica inteligente, com melhor interconexão entre sensores e equipamentos.
     

    • Retalho

    Mais do que tornar a experiência de compra online mais rápida, o 5G vem dar novas possibilidades de esbater fronteiras entre a loja física e o eCommerce. A experiência da loja 5G promete ser mais individualizada e tecnológica, com a possibilidade de novas apps de realidade virtual e aumentada ou a comunicação e processamento de dados em tempo real para personalizar a experiência de compra.
     

    • Saúde

    Além de melhorar a experiência da robótica em controlo remoto via Cloud (em cirurgias à distância, por exemplo), o 5G permitirá uma transmissão de dados clínicos em tempo real e de forma mais fiável (útil, por exemplo, para obter diagnósticos precoces e mais precisos). É também uma oportunidade para avançar hospitais inteligentes, com novas capacidades de prestar melhores cuidados aos pacientes dentro e fora do ambiente hospitalar (com sensores e partilha de dados entre o hospital, casa, farmácia e ginásio, por exemplo).
     
     

    Comece a aproveitar o 5G na gestão do seu negócio


    Os negócios que estejam preparados para tirar o máximo partido do 5G terão uma verdadeira vantagem competitiva em relação à concorrência. Aproveite a evolução tecnológica – com as maiores velocidades e menores tempos de resposta – para acelerar a operação e gestão da sua empresa. Com uma vasta experiência de consultoria tecnológica, a Alvo pode ajudá-lo com as melhores ferramentas de gestão para o seu negócio, que serão certamente potenciadas com a chegada do 5G. Contacte-nos através do email [email protected] ou ligue grátis 800 789 789.