Home Software Gestão Software de Gestão de Obras e Contratos

Primavera Construction

Ganhe mais eficiência na gestão de obra, com esta solução completa que cobre os processos operacionais, administrativos e financeiros.

Otimize todas as fases, com fluxos de informação automáticos que simplificam os processos: desde a resposta a concursos, passando pela negociação, adjudicação, orçamentação, planeamento, execução e controlo, até à análise da rentabilidade.

Negociação

Através da integração desta solução com o módulo CRM do software de gestão Primavera, é possível acompanhar as fases do processo de negociação para cada obra, projeto ou concurso, desde o primeiro contacto até à assinatura do contrato.

Garanta todos os registos: contactos dos intervenientes na negociação, atividades realizadas (reuniões, telefonemas, emails), arquivo de documentos, etc.

Saiba como otimizar as ações de marketing e potencie o sucesso de futuras negociações. Registe as razões que levaram à perda de negócios e efetue as correções necessárias.

Consulte o valor estimado da carteira de negócios por tipo de obra, por cliente, área geográfica, etc. A solução permite-lhe ainda obter algumas análises sobre a performance de vendas comparada com a dos concorrentes.

Orçamentação

Torne simples todo o processo de orçamentação. A base de preços proporciona uma estrutura dos diversos recursos que são utilizados em obra, bem como a gestão dos respetivos preços de custo, sendo fundamental para uma boa orçamentação e controlo de custos. Os preços podem ser tratados de forma unitária (preços simples) ou agrupados em categorias – Pessoal, Equipamentos, Materiais e Diversos.

Outra possibilidade é a definição de Fichas de Rendimento que lhe permitem obter uma perspetiva qualitativa (que recursos estão a ser usados) e quantitativa de trabalhos (rendimentos resultantes). A solução simplifica-lhe a tarefa de elaborar orçamentos-custo, orçamentos-venda e reorçamentos.

Beneficie ainda de mecanismos de validação automática que alertam para erros na orçamentação, que lhe dão mais garantias da sua viabilidade (ex.: preços anormalmente baixos ou altos, preços abaixo do custo, ausência de quantidades).

Concursos

Simplifique a gestão de concursos, quer sejam criados na ótica de dono de obra (que recebe propostas de terceiros) quer na ótica do empreiteiro (que responde a concursos, mas também lança concursos para subempreitadas).

Crie uma Ficha do Concurso para tratar de todos os dados gerais, analisar os custos associados e gerir o processo de elaboração, receção e comparação de propostas.

Com vários mecanismos de exportação e importação de dados, partilhe informação sobre concursos, programas de trabalhos, preços, quantidades, etc., entre os diversos intervenientes da obra e acelere o tratamento das propostas. Para além dos formatos de texto ou do Excel, estes mecanismos de comunicação de dados contemplam modelos comuns (ex: eConstroi – www.econstroi.com).

Esta solução automatiza processos como pedidos de cotação, receção de propostas, comparação automática de preços e adjudicação, despoletando as respetivas subempreitadas ou documentos de compra na área de logística do ERP Primavera.

É ainda possível efetuar comparações com propostas concorrentes, caso tenha acesso às mesmas, para identificar pontos de melhoria.

Adjudicação de encomendas e subempreitadas

Obtenha mecanismos de análise de preços que otimizam o controlo de propostas e a negociação de subempreitadas, através de uma visualização clara do impacto de alterações nos custos dos recursos (com aplicação de fatores K ou margens sobre os recursos).

Com esta solução, conheça as consequências de alterar o custo unitário de um recurso no orçamento global, do aumento do custo/hora de uma categoria de pessoal ou os ganhos resultantes de um desconto percentual.

Depois de comparadas as diversas cotações e orçamentos, o sistema permite-lhe de forma imediata proceder à adjudicação de encomendas a partir das cotações e criar subempreitadas diretamente do articulado da obra ou na sequência de pedidos de preços.

Ganhe controlo administrativo das subempreitadas, quer ao nível da gestão da documentação, quer ao nível da gestão do pessoal (ex.: definição de alertas sobre a validade de alvarás, o controlo de ponto, etc.).

Planeamento

Os ciclos de vida dos projetos no setor da Construção Civil e Obras Públicas são normalmente longos e complexos, pelo que o planeamento rigoroso é vital para o sucesso dos mesmos.

Através da integração com as ferramentas de planeamento mais populares (MS Project, Open Project e outras), obtenha cronogramas temporais.

A conjugação do planeamento com outras áreas do software Primavera permite-lhe obter análises e mapas de exploração como: planos de pagamentos, cronogramas financeiros, planos de recursos, mapas de carga de pessoal e equipamentos.

Materiais

Melhore a gestão de materiais e de stocks através da integração desta solução com a área de compras e stocks do software Primavera.

Na fase de concurso, pode integrar os pedidos de preços no ERP e despoletar vários pedidos de cotação para um ou mais fornecedores. Após receber as cotações e decidir qual o preço e/ou fornecedor selecionados, o orçamento de custo da obra é atualizado em função do preço negociado.

Os processos de aprovisionamento são mais céleres, quer esteja em questão uma encomenda a fornecedor, uma requisição interna ou uma transferência de armazém.

Controlo

Controle a execução de trabalhos (em quantidade e valor) quer seja na perspetiva de dono de obra, empreiteiro ou subempreiteiro. Esta solução auxilia o registo e processamento de medições dos valores adjudicados já executados e dos valores a faturar, através dos Autos de Medição.

Controle facilmente a execução com mecanismos que permitem definir valores de execução e de faturação, consoante as quantidades, percentagens e valores de custos pré-estabelecidos ou o preço de venda contratualizado.

Agilize ainda a gestão de Trabalhos a Mais (os que são faturados e os que são integrados nos custos da obra) e Trabalhos a Menos (fecho de trabalhos quando ainda não estão terminados). Simplifique também o tratamento e cálculo das retenções e deduções que incidem sobre os valores dos Autos.

Revisão de preços

Esta solução oferece-lhe as ferramentas necessárias ao cálculo de revisão de preços, de acordo com a legislação em vigor e contemplando todos os cenários possíveis em obra.

Obtenha automaticamente os valores para a revisão e respetivos coeficientes de atualização, a partir do Plano de Pagamentos, Autos de Medição, Adiantamentos ou outros dados. Emita ainda, de forma muito fácil, todos os documentos explicativos dos dados considerados para a obtenção dos resultados.

Importe rapidamente os índices de revisão em formato digital, sempre que estes são publicados.

Mobilidade

Tenha acesso ao seu software de construção a partir de qualquer lugar e dispositivo (portátil, tablet ou smartphone). Através de um portal integrado com a solução, basta um acesso à Internet para realizar diversos registos ou consultas.

Agora pode, diretamente na obra, elaborar Autos de Medição, adicionar contratos, afetar novos recursos e registar tempos, efetuar requisições internas e transferência de materiais entre armazéns, devolver materiais ao armazém e efetuar estornos aos fornecedores, para além de muitas outras operações. E a informação fica imediatamente registada no seu ERP Primavera.

Manutenção

Beneficie de um software essencial para o setor da construção, sendo um perfeito aliado ao software de gestão de obras: o Primavera Enterprise Assets Management (EAM).

A sua performance no local das obras, assim como a segurança dos seus colaboradores, depende do bom estado dos seus equipamentos. Proteja o seu investimento, com esta solução que impulsiona a rentabilidade de cada equipamento com uma gestão eficiente da manutenção.

Potencie a capacidade operacional através de uma manutenção preventiva, em linha com as indicações do fabricante, salvaguardando a segurança dos operadores e respeitando os standards internacionais para a manutenção de equipamentos.

Reestabeleça rapidamente a capacidade operacional em caso de avaria. Através da integração com a solução Primavera EAM, pode registar avarias e ocorrências a partir de qualquer lugar, calendarizar as intervenções nos mapas de trabalho das equipas técnicas e controlar os custos de manutenção.

Consulte ainda facilmente o histórico das avarias, causas e consequências, ações realizadas, meios envolvidos, tempo de paragem e custos relacionados. Com esta informação, rapidamente identifica a rentabilidade dos equipamentos.

Recursos Humanos

Esta solução integra com o módulo de recursos humanos do ERP Primavera, o que elimina a duplicação de trabalho e permite-lhe ganhar eficiência na gestão administrativa do seu pessoal.

Veja garantidos os seguintes processos, através de diversos automatismos: processamento de vencimentos, gestão de contratos e vínculos, registo de faltas e horas extra, entre outros.

Garanta ainda o preenchimento e envio de todos os mapas e declarações fiscais oficiais vigentes em vários mercados. Esta solução está sempre atualizada de acordo com as mais recentes alterações à legislação.

Gestão Financeira

Esta solução integra com o módulo de recursos humanos do ERP Primavera, o que elimina a duplicação de trabalho e permite-lhe ganhar eficiência na gestão administrativa do seu pessoal.

Veja garantidos os seguintes processos, através de diversos automatismos: processamento de vencimentos; gestão de contratos e vínculos, registo de faltas e horas-extra, entre outros.

Garanta ainda o preenchimento e envio de todos os mapas e declarações fiscais oficiais vigentes em vários mercados. Esta solução está sempre atualizada de acordo com as mais recentes alterações à legislação.

Apoio à decisão

Consulte informação fiável e atualizada, que lhe dá maior segurança na tomada de decisão. Esta solução dá-lhe acesso a diversos mapas e relatórios em tempo real.

Os mecanismos de cálculo de necessidades e de comparação automática de propostas permitem-lhe tomar as melhores decisões de compra e reduzir os custos operacionais através de um aprovisionamento eficiente.

Conheça também em detalhe a carteira de negócio. Aceda a quadros resumo de obra com análises sobre as obras em curso e respetiva rentabilidade. Tenha sempre informação sobre os custos com material, mão de obra e margens efetivas. Obtenha análises sobre a tesouraria, mapas de pagamentos, saldos de contas, custos com pessoal. Tudo isto lhe permite uma gestão financeira de excelência.

GOA – Gestão Orçamental e Contratual

O GOA é uma solução, desenvolvida pela Alvo, que lhe permite uma gestão orçamental e contratual rigorosa, dando resposta às necessidades de análise de custos na ótica do dono de obra e voltada para o suporte à gestão alargada de projetos.

Esta solução está ainda orientada para a gestão da despesa pública, pois permite melhorar o controlo da regularidade financeira e da execução do Orçamento.

O GOA pode funcionar de forma isolada ou estar integrada com o ERP em funcionamento na sua organização.

A quem se destina?

A empresas e organizações no setor da construção e infraestruturas, utilities, indústrias extrativas e administração pública, especializadas na gestão financeira de grandes programas de obras que necessitam de uma grande sofisticação orçamental e contratual.

Porque é diferente?

A maior parte das soluções no mercado estão mais orientadas para uma visão do construtor ou empreiteiro, onde se controla o gasto e o inventário dos materiais de construção. No entanto, o dono de obra apenas tem o dinheiro que lhe foi atribuído para gerir os projetos e que precisa de controlar de forma rigorosa. O GOA veio dar resposta a esta necessidade e permite controlar, de forma atempada e eficaz, os compromissos inerentes à execução de um grande volume de contratos e orçamentos associados.

Gestão contratual

O Alvo GOA permite-lhe o registo dos contratos (com gestão documental associada), suas atividades e respetivo fluxo de aprovações. Esta informação é relacionada com os orçamentos associados aos contratos. Estes, por sua vez, são integrados com as rubricas orçamentais do programa. Esta estrutura permite-lhe garantir e automatizar um controlo orçamental efetivo e o seu relacionamento e conformidade com o cumprimento e execução de contratos específicos.

O módulo de gestão contratual pretende dar resposta à necessidade de efetuar o registo dos pedidos de despesa que se encontram por aprovar, e aprovados, e quais os que já têm um contrato assinado e aprovado. Desta forma, ao serem registados os pedidos de despesa, o sistema sabe automaticamente se o valor indicado já não se encontra disponível no orçamento, o que lhe possibilita ter um controlo mais efetivo do orçamento por obra/projeto que ainda tem à sua disposição.

  • Controlo de execução dos contratos;
  • Controlo de trabalhos realizados;
  • Revisões de preços;
  • Custos indiretos a contratos;
  • Gestão documental própria e possibilidade de ligar com aplicações externas;
  • Fluxos de aprovação, com possibilidade de certificação automática a partir do cartão de cidadão.

Gestão orçamental

O Alvo GOA dá resposta às suas necessidades de análise de custos do ponto de vista da organização gestora do programa de obras (dono de obra). Permite-lhe a criação de orçamentos por projeto/contrato em função de planos de centros de custo definidos na contabilidade. Inclui funcionalidades de monitorização mensal e anual e permite alterações perante aprovações prévias. Inclui um módulo de análise financeira que permite monitorizar de forma integrada com o orçamento anual, os valores adjudicados, faturados e pagos.

O primeiro passo para a utilização deste módulo consiste no carregamento do orçamento macro por projeto e por centro de custo, inserindo-se depois o detalhe que se pretender. A partir daí, a sua organização garante que tem conhecimento de todos os gastos que foram efetuados, pois estes têm de ser justificados e passam por um fluxo de aprovações. Desta forma, é mais fácil garantir que não existem desvios do orçamento relativamente à realidade do projeto.

  • Controlo do orçamento anual e plurianual e respetivas revisões orçamentais;
  • Controlo do processo de contratação desde a requisição;
  • Controlo de Adicionais/Aditamentos e despesas;
  • Conformidade com o Código de Contratação Pública, com possibilidade de ligação aos sites de compras públicas;
  • Fluxos de aprovação, com possibilidade de certificação automática a partir do cartão de cidadão.

Controlo de gestão

O GOA permite-lhe ainda uma análise financeira complexa. A sua empresa pode analisar toda a informação num modelo de cubo, ou seja, pode efetuar uma análise do projeto, dos vários contratos associados e, dentro destes, das diversas entidades envolvidas.

  • Relatórios de controlo e avaliação do estado do orçamento versus valores já comprometidos e executados;
  • Relatórios de controlo da execução dos contratos;
  • Add in em Excel de controlo macro e detalhado.

Testemunhos de Clientes

  • "Orçamentos de obras que eram feitos em Excel passaram a ser construídos e desenhados no software de gestão de obras, o que permitiu tornar-nos mais eficientes e eficazes."

    António Delgado
    Área Administrativa e Financeira da Wallcare

  • "Desde 2007 que usamos as ferramentas de gestão orçamental e de suporte à contratação pública desenvolvidas pela Alvo, que sempre demonstrou empenho e profissionalismo. Encontra-se assim demonstrado que é possível fazer bem com o que é nacional, com orçamentos moderados."

    Paulo Farinha
    Administrador da Parque Escolar

Veja Também