Home Software Gestão Software de Gestão de Imobilizado

Gestão integrada dos Ativos

Efetue a gestão dos Ativos (próprios, cedidos, alugados e usados) ao longo de todo o ciclo de vida útil: desde o registo de aquisições, cálculo de depreciações, lançamento de reavaliações, registo de reparações, alienações e abate. A informação é automaticamente integrada com as restantes áreas do ERP, como a de compras e contabilidade.

Gestão operacional de equipamentos

Identifique e descreva detalhadamente todos os bens do património da sua empresa, quer sejam bens de mobiliário, equipamento informático e eletrónico, veículos, máquinas ou qualquer tipo de materiais necessários ao desenvolvimento da sua atividade.

  • Descrição geral
  • Valores e parâmetros de depreciação e mais-valias reinvestidas
  • Elementos de gestão, financiamento e seguros
  • Cadastro de localização física e organizacional
  • Associação do ativo ao utilizador respetivo

Afetação a projetos ou centros de custo

Vincule cada Ativo a um projeto, centro de custo ou função, com uma afetação diária e fixa ou de acordo com as horas de utilização. A integração direta do módulo de Ativos na Contabilidade dá-lhe controlo contabilístico sobre os Ativos.

Apoio na resposta a todas as questões fiscais

Seja célere e rigoroso no cumprimento das obrigações fiscais vigentes em diversos mercados. O software de gestão de imobilizado simplifica a emissão dos mapas fiscais.

  • Todos os mapas vigentes em vários países
  • Mecanismos de preenchimento automático e entrega das Declarações (amortizações, reavaliações, mais/menos valias e locação financeira)
  • Cumprimentos das normas contabilísticas nacionais e internacionais (IFRSs)
  • Suporte às justificações legais integradas com os critérios de processamento de amortizações

Simulação de cenários contabilísticos

accountant_suite_big_169161847554a3e98ab8115

Através do Plano de Depreciação pode criar vários cenários contabilísticos para a gestão dos Ativos, em conformidade com as regras fiscais oficiais.

No caso das depreciações, pode efetuar simulações de acordo com vários critérios: linear preciso, duodecimal ou anual. No cálculo de reavaliações, pode selecionar o princípio do Valor Corrente de Mercado ou o princípio do Custo de Reposição Depreciado.

Os planos podem seguir regras contabilísticas de diversos países, contemplar diferentes unidades monetárias e abordar determinados Exercícios.

Sendo uma simulação, não tem qualquer impacto na contabilidade. Desta forma, consegue obter uma visão a longo prazo da projeção de um Ativo, mesmo antes da sua aquisição, podendo usufruir de todos os benefícios fiscais disponíveis.

Cálculo de depreciações automático

Execute automaticamente o cálculo das depreciações (com o regime linear preciso, duodecimal ou anual), o lançamento de depreciações extraordinárias (a acrescer ou a deduzir) e ainda o controlo da reserva de reavaliação e rendimentos diferidos (subsídios). Assegure a componente fiscal com a emissão de todos os mapas legais de depreciações.

Reavaliações, revalorização, perdas por Imparidade

Torne mais célere o processamento de reavaliações, através de mecanismos automáticos. Obtenha ainda suporte documental a processos de perdas por imparidade e à sua (possível) reversão futura.

Redução de custos de manutenção

Com esta solução, para além das vertentes contabilísticas e fiscais, agilize ainda toda a componente de manutenção. Trate de forma integrada todos os processos da manutenção, reduzindo os custos associados e maximizando o período de vida útil dos Ativos.

Indicadores de gestão

Conheça em detalhe a situação dos Ativos da sua empresa e tome as melhores decisões de investimento/desinvestimento:

  • Aceda a extratos de aquisições, amortizações, reavaliações, apólices e seguros.
  • Consulte análises sobre mais-valias reinvestidas e avaliação patrimonial; benefícios fiscais, variação de taxas, assim como estatísticas diversas

Obtenha relatórios em qualquer lugar a partir de um computador com ligação à internet acedendo a informação analítica que permite analisar a situação patrimonial da sua empresa. Encontre respostas a estas e outras questões:

  • Qual o departamento com maior número de Ativos Fixos?
  • Como é o ranking de Ativos Fixos por valor contabilístico?
  • Qual o valor acumulado das depreciações?

Testemunhos de Clientes:

  • "Mesmo tendo taxas de depreciação específicas, conseguimos gerar todos os mapas fiscais de imobilizado automaticamente a partir do software de gestão"

    António Marques Isabel
    Dir. Financeiro da Portsines

Veja Também: