CryptoWall infeta redes de milhares de empresas


Empresas em todo o mundo estão a perder acesso aos ficheiros da sua rede informática, após serem infetadas pelo CryptoWall, sendo obrigadas a pagar resgate para os reaver

Data 22/02/2016

Monitorizacao De Rede2Este cenário parece-lhe uma cena de um filme de ficção científica? Infelizmente, não é. Esta história é bem real para milhares de empresas que não tomaram as devidas precauções para proteger a sua rede.

Os programas maliciosos que encriptam os dados de utilizadores e empresas estão a ficar cada vez mais populares, sendo uma das tendências previstas para 2016 em termos de segurança informática. E são tão eficazes que as vítimas não hesitam em pagar os resgates pedidos.

Para que não aconteça consigo, partilhamos aqui algumas informações e conselhos para que possa garantir a segurança dos seus dados (e da sua conta bancária!)

O que é o CryptoWall?

É um ransomware, ou seja, um tipo de malware que cifra os ficheiros dos computadores e servidores infetados, impedindo a sua futura utilização, a não ser que seja pago um resgate.

Como pode infetar o meu computador?

Basta navegar por um site infetado ou fazer uma “legítima” atualização de programas conhecidos (Java, Flash Player, Adobe Reader, etc.) a partir de sites inseguros e corrompidos. No entanto, na maior parte das vezes, o CryptoWall é disseminado a partir de anexos infetados em emails.

Como remover o CryptoWall do meu computador?

Não existem ferramentas para desencriptar os ficheiros infetados por CryptoWall sem pagar o resgate. Apenas poderá recuperar os dados, se mantiver um backup atualizado.

Que boas práticas devem ser adotadas?

  • Não abrir anexos de emails com origem desconhecida;
  • Não abrir anexos de emails, mesmo de origem conhecida, que não tenham sido solicitados;
  • Não clicar em links partilhados em emails que não tenham sido solicitados;
  • Evitar a navegação em sites desconhecidos ou de características menos seguras;
  • Se os seus ficheiros habituais de trabalho começarem a desaparecer ou a mudar de nome, encerre de imediato o computador e contacte o suporte informático.

O que mais posso fazer para impedir esta ameaça?

Para além de seguir as boas práticas, use a tecnologia como sua aliada. Estes são alguns exemplos de soluções que pode usar para proteger a sua empresa:

Office 365: coloque o seu email na cloud com o Office 365. Esta solução traz de raíz antivírus que analisam os emails recebidos na sua empresa e impedem os que são mais “suspeitos” de serem recebidos pelos seus destinatários.

Monitorização de rede: recorra a um serviço de gestão remota como o Cloud NetRescue, que lhe oferece monitorização de redes, filtro de conteúdos web e antivírus. Este serviço permite detetar e atuar sobre situações anómalas, antes que estas ocorram.

Firewall: proteja o perímetro da sua rede informática com uma firewall com o módulo APT (Advanced Persistent Threat), que impede o ataque deste tipo de vírus/malware.

Backup: no caso de um ataque, pelo menos consegue recuperar os seus dados. Não confie em backup em discos externos, pois o CryptoWall consegue cifrar ficheiros de drives internas e externas. Recomendamos um sistema de backup para a cloud.

Como esclarecer questões adicionais?

Se ainda tem questões sobre o CryptoWall ou se precisa de ajuda para selecionar a melhor solução para proteger a sua empresa, contacte a Alvo através do nº gratuito 800 789 789 ou suporte@alvo.com.

A Alvo tem como objetivo ajudar os seus Clientes a revolucionar os seus processos de negócio com as mais recentes inovações em software empresarial. Com a melhor equipa de consultores, programadores e técnicos do mercado, a Alvo tem levado a cabo as mais complexas implementações de software de gestão Primavera em Portugal, Angola e Moçambique. A Alvo é Premium Partner da Primavera, Microsoft Gold Partner for Midmarket Solutions, Microsoft Silver Small and Midmarket Cloud Solutions e os seus processos são certificados pela norma ISO 9001. Tudo isto contribui para a elevada taxa de sucesso dos projetos que a empresa concretiza em parceria com os seus Clientes. #Alvo #SoftwarePrimavera #PMELider #ISO9001 #PrimaveraPremiumPartner #GoldPartnerMidmarketSolutions #SilverSmallMidmarketCloudSolutions #ProjectosComSucesso.

Para mais informações contacte

  • Suporte Alvo

    Apoio a Clientes

  • 217221100

    ou nº grátis: 800 789 789

  • suporte@alvo.com

    Questões ou sugestões

Imagens e documentos para esta notícia

Subscreva a nossa newsletter