O Desafio

A Movex sentia necessidade de rever o controlo das suas obras uma vez que, devido às especificidades do seu processo produtivo, este controlo tinha uma grande componente manual e era efetuado em ferramentas de apoio, como o Microsoft Excel.

Apesar de já se realizar parte deste processo no software de gestão Primavera, a mesma informação tinha de ser introduzida várias vezes.

Pretendia-se uma solução que facilitasse todo este processo e que permitisse gerir as obras e a produção por obra, monobloco ou edifício.

Devia ainda ser possível imputar custos de mão de obra, administrativos e financeiros à obra, bem como introduzir o conceito de fecho de obra.

A Solução

A “Gestão da Produção”, solução desenvolvida pela Alvo, faz todo o controlo da obra e permite as seguintes operações:

  • Registar os monoblocos tipo em sistema.
  • Gerar orçamentos de custos internos para a produção.
  • Registar Propostas de Cliente com valores de faturação.
  • Adjudicar as Propostas de Cliente e, consequentemente, criar a respetiva Obra.
  • Gerar as requisições de matérias para a fábrica dar início à produção.
  • Efetuar Encomendas a Fornecedor para as obras.
  • Efetuar reservas de matérias em stock.
  • Registar a satisfação de encomendas e da requisição de matérias para a obra.
  • Efetuar o fecho da produção, que automaticamente faz a imputação à obra de todos os custos, tais como: consumos de matérias na produção, consumo de horas homem na produção e montagem, subempreiteiros, custos de montagem, custos administrativos e custos financeiros.
  • Efetuar o Fecho da Obra.

Os movimentos na “Gestão da Produção” geram automaticamente movimentos no software de gestão Primavera, nos módulos de vendas, compras e inventário.

O Departamento de Produção da Movex passou ainda a ter a possibilidade de exportar um mapa para Microsoft Excel, que lhe permite obter um resumo de toda a produção e apurar eventuais desvios.

Os resultados

A implementação desta solução veio permitir a automatização de todo o processo de gestão da produção e das obras da Movex, que até então era feito manualmente.

Foram obtidos ganhos significativos a nível do controlo, uma vez que passou a ser possível conhecer, em qualquer momento, o resultado de cada obra através do histórico de documentos imputados à obra. A “Gestão da Produção” permitiu ainda uma melhor gestão e orçamentação em situações homólogas às ocorridas no passado, através da análise dos históricos.

Sobre a Movex

Movex Logo

A Movex (www.movex.pt) é uma empresa especializada no aluguer e venda de soluções modulares e edifícios e construções pré-fabricadas.

Com cobertura nacional, a Movex internacionalizou o seu negócio, através do maior volume de exportação e obras em países estrangeiros e da constituição de filiais em Moçambique e Angola.

Ocupa uma posição de grande relevo no setor, sendo parceiro fundamental das maiores empresas nacionais dos setores da Construção Civil, Indústria e Grandes Projetos de Engenharia, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Atualmente, é constituída por cerca de 80 funcionários e obteve um volume de negócios em 2010 de aproximadamente 1,2 milhões de Euros.

Subscreva a nossa newsletter