O Desafio

A Mendes & Irmãos efetuava a gestão do email in-house, através do Microsoft Exchange Server. No entanto, a versão instalada já estava desatualizada e não correspondia às necessidades.

A atualização para o Microsoft Exchange Server 2010 implicava um custo previsível de 15.000 Euros, não só em licenciamento mas também em upgrade de infraestrutura com a aquisição de novos servidores.

A Mendes & Irmãos solicitou à Alvo, o seu parceiro na área de Sistemas de Informação e responsável pela manutenção da sua rede, que encontrasse uma solução menos dispendiosa.

A Solução

A Alvo propôs o Microsoft Office 365, uma solução na cloud. O processo de implementação foi realizado através de um migrador que permitiu transferir os emails sem tempos consideráveis de paragem.

A solução contempla as seguintes funcionalidades:

Exchange Online

Email, contactos e calendários, a partir de qualquer local e em qualquer dispositivo (PC, Mac, smartphones).
Caixa de correio de 25 GB para cada utilizador, permitindo enviar mensagens de correio eletrónico até 25 MB.
Proteção contra spam e vírus com o Microsoft Forefront Online Protection.

Office Professional Plus

Acesso às últimas versões das aplicações do Office: Word, Excel, OneNote e PowerPoint.
Edição e revisão de documentos em simultâneo com outras pessoas, a partir de um browser.

Lync Online

Serviço de comunicações com capacidades de presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio/vídeo e reuniões online (com partilha de áudio, vídeo, ecrã).

Administração Simplificada

Permite configurar novas contas de utilizador, controlar o acesso às funcionalidades e ver o estado de todos os serviços e ferramentas do Office 365 em tempo real.

Maior segurança

Garantia de tempo de atividade de 99,9%
A manutenção da infraestrutura, backups e redundância da informação estão incluídas na solução.

Os resultados

Por se tratar de uma solução cloud, a Mendes & Irmãos obteve aquilo que pretendia: uma solução de email mais avançada tecnologicamente, a um custo acessível. Foi possível não só eliminar o custo de aquisição de novos servidores, mas também reduzir o valor do licenciamento através do pagamento de uma subscrição mensal por utilizador.

A Mendes & Irmãos valorizou ainda o facto de passar a ter caixas de correio com 25 GB, o que seria impensável com a solução in-house, devido ao investimento envolvido. Por outro lado, ganhou ainda em mobilidade e os seus colaboradores têm a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar.

Sobre a Mendes & Irmãos

Logo Mendes Irmao

A Mendes & Irmãos, SA (www.mendesirmaos.pt) foi fundada em 1973 e é uma empresa líder de mercado na área de distribuição e vendas (grosso e retalho) de diversos materiais para a condução de água, saneamento e eletricidade.

Devido aos serviços de qualidade que presta, conquistou clientes de todo o país (Municípios, Empreiteiros de Obras Públicas, Instaladores e Venda a Retalho).

Atualmente, é constituída por cerca de 37 funcionários e obteve um volume de negócios em 2010 superior a 9 milhões Euros.

Subscreva a nossa newsletter